terça-feira, 2 de novembro de 2010

Peça de Teatro: Os 7 Gatinhos

Sinopse: O texto do dramaturgo brasileiro remonta aos anos 50. Conta num tom sempre muito 'serio' as desventuras de uma família desgraçada em que as quatro filhas mais velhas oferecem favores sexuais para garantir a estudos e o enxoval para o casamento da mais jovem que estuda num colégio interno e que é olhada como a esperança para salvar a honra da família. Só que a esperança cai por terra quando o pai descobre que afinal a jovem não é virgem nem tão pura quanto acreditavam...
A peça foi montada em dois meses, sob a direcção de José António Barros, que assume para além do papel de encenador o do chefe de família, o 'Noronha'. Anabela Freitas ('Arlete'), Elizabete Andrade ('Dona Mécia'), Fernando Melo ('Biblô'), João Carlos Abreu ('Sr. Saúl'), João Martins Nunes (Dr. Bordalo'), José Augusto Luís ('Deputado'), Liliana Sousa ('Rosita'), Martinho Afonseca (Dr. Portela'), Miguel Andrade ('Taxista'), Sofia Gouveia ('Aurora'), Sofia Sales ('Ilda) e Vanessa Sales ('Débora') compõem o restante elenco de 'Os 7 Gatinhos', uma peça onde o sexo, o drama, a pobreza física e de espírito se confrontam num cenário de expectativas sociais.
Os cenários são de Humberto Santos e Miguel Andrade e os figurinos e caracterização de Rúben Freitas.

Teatro Metaphora - Associação de Amigos das Artes é a nova companhia de teatro a actuar na Madeira, um projecto liderado por António Barros que se estreou no dia 22 de Outubro, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos com a peça 'Os 7 Gatinhos'.

De 28 a 31 de Outubro a peça esteve no auditório da RDP-Madeira.

A minha opinião:
Excelente peça de teatro, com textos púdicos, sem entraves, onde se contextualiza os diálogos e cenas com o que acontece em muitos lares de famílias, onde a mulher, mãe e esposa é tratada desumanamente.
O dramatismo, a fome espiritual e a ingenuidade está sempre presente em toda a peça, que aliais esteve bem representada pelos actores.
É caso para dizer que nesta Ilha a Cultura não está assim tão má, penso que falta, é pessoas que queiram aderir a ela!

Sem comentários: