sábado, 5 de março de 2011

Aurora polar - Um mistério da Natureza

¥ A Aurora Polar é certamente um dos fenómenos mais belos da natureza. A primeira vez que tomei conhecimento deste fenomeno foi através de um documentário emitido na RTP2. Desde esse dia fiquei com curiosidade para presenciar ao vivo este extâse de cor e mistério.A Natureza é sublime, sem dúvida!



Nem todos os efeitos da actividade solar são nocivos. Um deles, belo e espectacular, são as auroras boreais e austral, luzes coloridas que surgem nos céus de regiões relativamente próximas do pólo Norte. 


Normalmente, as auroras boreais são esverdeadas pois os átomos de oxigénio das altas camadas atmosféricas emitem luz verde, ao serem excitados pelos eléctrodos de alta velocidade do vento solar. Quando a tempestade é forte para valer, camadas mais baixas da atmosfera são atingidas pelo vento solar e a aurora boreal pode vermelha, cor da luz emitida por átonos excitados de nitrogénio, outro constituinte de nossa atmosfera. 


O Fênomeno das Auroras é visível na Terra e em todos os planetas gasosos do Sistema Solar. Na Terra elas ocorrem ao longo de todas as chamadas "zonas aurorais", regiões em forma de anel que circundam os pólos geomagnéticos Norte e Sul. 


O Norte da Europa, em particular, Norte da Noruega e da Finlândia, são excelentes locais para observação de auroras. O Alasca também é outro bom lugar, em particular a cidade de Fairbanks.

É um belo espectáculo de luz e cores na atmosfera à noite. A que ocorre no pólo Norte recebe por nome de aurora boreal, a do pólo Sul é conhecida como aurora austral. Elas formam no céu uma luminosidade difusa, que pode ser vista quando o sol está em baixo no horizonte. 


O Sol emite uma grande quantidade de partículas electricamente carregadas, prótons e elétrons, que caminham em todas as direcções. Esse fluxo de partículas recebe o nome de vento solar. Ao atingir as altas camadas da atmosfera da Terra, essas partículas electrizadas são capturadas e acelaradas pelo magnetismo terrestre, que é mais intenso nas regiões polares. 

Umas têm movimentos suaves, outras pulsam. Sempre em alturas de cerca de 100 quilómetros de altitude.

8 comentários:

Anónimo disse...

Um verdadeiro espectaculo da mamae natureza. Nunca tinha ouvido falar, felizes sakeles que podem desfrutar dessa beleza natural.
PS :)

Miguel Pestana disse...

Mamãe natureza é imprevisivel.Tanto faz-nos sorrir como chorar!

Unknown disse...

Provavelmente viste o mesmo documentário que eu. Uma palavra para descrever...
DELEITE

Miguel Pestana disse...

Madalena, acho que o tema da Aurora Polar pode dar frutos engraçados na tua arte.

é só deixar a imaginação e criatividade voar..

;)

buenno fim de semana

Carla disse...

Olá Miguel
Neste momento estou a ler "O terceiro anjo" de Alice Hoffman, No seu mundo está em stand by, não por nao gostar, mas por ser um tema que me toda muito. Adorei o documentário da Aurora Polar simplesmente fabuloso.
Boa leitura e fica bem;)

Carla disse...

Ups esqueci-me de dizer que vou ficar a aguardar a tua opnião sobre o livro de Tiago Rebelo que estás a ler, tenho-o aqui na estante;)

Miguel Pestana disse...

Ok Carla.

Anónimo disse...

Ola miguel,

não fazia a minima ideia sobre este espectaculo da natureza.

Obrigado por partilhares connosco.