segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Frágil - Jodi Picoult (Handle With Care)

Sinopse:
Willow, a linda, muito desejada e adorada filha de Charlotte O’Keefe, nasceu com osteogénese imperfeita - uma forma grave de fragilidade óssea. Se escorregar e cair pode partir as duas pernas, e passar seis meses enfiada num colete de gesso. Depois de vários anos a tratar de Willow, a família enfrenta graves problemas financeiros. É então que é sugerida a Charlotte uma solução. Ela pode processar a obstetra por negligência - por não ter diagnosticado a doença de Willow numa fase inicial da gravidez, quando ainda fosse possível abortar. A indemnização poderia assegurar o futuro de Willow. Mas isso implica que Charlotte tem de processar a sua melhor amiga. E declarar perante o tribunal que preferia que Willow não tivesse nascido...


Opinião:
Jodi Picoult (mais uma vez) no seu melhor! Um livro incrível!
Esta história é contada através de 5 narradores, Sean, Charlotte, Amelia, Piper e Marin, sendo eles os personagens principais. Cada qual expõe o seu ponto de vista, mas sempre diringindo-se a Willow, como se esta fosse o leitor. Willow, uma menina frágil que nasceu com Osteogénese Imperfeita (OI), é o centro deste circulo que criou-se em volta dela, dividindo, destruindo, desfazendo, traindo, despedaçando vários laços entre várias personagens.

A narrativa é absorvente e conseguiu deixar-me dividido durante toda a história, pois está em jogo sentimentos muito fortes, como por exemplo a amizade, a esperança, o arrependimento, a mágoa, a comiseração..

A escrita desta autora é bastante fluente, simples na maneira como expõe os acontecimentos, mas não uma escrita isenta de especificações, nomeadamente do contexto médico. Temas tais como a bulimia, adopção, aborto, negligência pré-natal, cleptomania, obstetrícia e advocacia estão bem presentes neste livro. E claro fiquei a conhecer a Osteogénese Imperfeita ao pormenor, pois a autora fez um trabalho de pesquisa brilhante, e nada é deixado ao acaso ou sem explicação. Tomei conhecimento do nome de alguns ossos do nosso corpo, o úmero, a tíbia e o perónio. Para mim o melhor de um livro é a sabedoria que transmite e este é um desses.

Li-o num ápice, pois é viciante, tocante, emocionalmente manipulador e com um final soberbo.

Um dos melhores livros que li este ano.

6 comentários:

Anónimo disse...

Partilho da tua opinião.
Este foi dos melhores livros que li da Jodi P.

Extraordinariamente bom!!!

Carla disse...

Bom a tua opinião deixa transparecer o quanto emocional deve ser esta leitura. Tenho aqui em casa mas não vou ler agora. Acho que não estou no momento.
Beijinhos e boas leituras;)

Miguel Pestana disse...

Leitora, se já leste algum da Jodi, já sabes o que te espera. Mas este é realmente extraordinário.

Beijinho

Rita disse...

Ainda não tive o prazer de ler este livro, mas não duvido que o irei apreciar, até porque a Jodi é uma das minhas autoras preferidas. Gostei bastante de ler a tua opinião e de saber que gostaste assim tanto. :)

Já leste o "Em troca de um coração"?! Tenho-o aqui por casa por ler, mas já ouvi dizer que é dos piorzitos dela... :s

Beijinhos e boas leituras. :)

Miguel Pestana disse...

Oi Rita.

Já li "Em troca de um coração". Realmente dos 3 livros que li dela foi o que menos gostei. Mas lê-se bem na mesma. Não é mau, simplesmente para quem habitua-se ao excelente, só espera livros excelentes dela!

Marlene Costa disse...

Eu já li todos os livros da autora traduzidos para português. Adorei todos sem excepção, não posso escolher um favorito todos eles são especiais e falam de realidades que muita gente tem de enfrentar. gostei muito de " Frágil " por razões de experiência pessoal.