terça-feira, 11 de outubro de 2011

Nelson Mandela, Uma Lição de Vida - Jack Lang


O nome Nelson Mandela, é inequivocamente, conhecido de todas as pessoas. Em «Nelson Mandela – Uma Lição de Vida», da Editorial Bizâncio, o autor Jack Lang, ex-ministro da cultura de França, faz um retrato completo de Mandela, uma figura ímpar do panorama mundial. Este livro sublinha o lado humano, pessoal, social e filantrópico, de um homem simples, que fez com que os negros fossem deixados de ser tratados como indigentes, na África do Sul.

Em cinco capítulos, o autor mostra-nos de que maneira um homem humilde, mas com extremo poder eloquente, nas palavras, nos gestos, na vontade e ambição, consegue ser sempre um ser desprovido de vingança e ódio, mesmo depois de ter sido preso durante 27 anos.

Durante a narrativa percebemos claramente a luta obstinada de Mandela contra o apartheid, um sistema que negava aos negros, os direitos políticos, sociais e económicos. Nesta altura era interdito aos negros, o acesso aos autocarros e casas de banho públicas, além do imenso preconceito que existia quando um negro estivesse no mesmo espaço que um branco.  
O paralelismo humanístico e pacifista entre Mandela e Gandhi é notório, depois de lermos esta biografia.
Mandela recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1993 e foi presidente da África do Sul entre os anos de 1994 e 1999. Actualmente apoia e dá voz a várias organizações sociais.

Além de conhecermos melhor este homem, o leitor é obrigado a fazer uma reflexão, e admitir que no mundo, muito ainda há para mudar. 

"A luta é a minha vida. Continuarei a lutar pela liberdade até o fim de meus dias."  
- Nelson Mandela

2 comentários:

Teté disse...

Mandela e Ghandi são, sem dúvida, dois dos grandes homens do século XX. Sem esquecer Marthin Luther King...

Por enquanto não tenho muito mais espaço para novas leituras, para além dos muitos livros que aguardam a sua vez na estante, mas em apanhando este livro à mão, certamente que o lerei! :)

Continuação de boas leituras!

Anónimo disse...

Olá Miguel, passei por aqui e depois de ter apreciado o conteudo do seu blogue, devo dizer que está de parabéns!

Sou apreciador de biografias, mas esta do Mandela nunca li.

Continuações

Afonso Sousa