quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Para Sempre - Susanna Tamaro

Editora: Editorial Presença
Ano de Publicação: 2011
Nº de Páginas: 160
Susanna Tamaro é uma das escritoras italianas mais conhecidas em todo o mundo. Tenham lido ou não o estrondoso Vai aonde te leva o coração – publicado em 1995 - é um livro que tem sido reeditado constantemente pelas editoras de todo o mundo. Em Portugal o livro já vai na sua 51ª edição.
Em Para Sempre, último livro (e talvez o seu melhor) da escritora, esta brinda-nos com uma extraordinária exortação sobre a profundidade da alma humana. No prelúdio do romance é-nos apresentado Matteo, um médico que «trata de corações», que tem uma bela esposa, um filho de dois anos e outro a caminho. Ora, nesta moldura de felicidade uma tragédia vem abalar a vida do médico e alterá-la «para sempre». Matteo perde a vontade, a dignidade, a modéstia, respeito por si mesmo e torna-se indiferente para com os outros após o drástico acontecimento e é esta a força-motriz que o leva a ir viver na montanha, tornando-se um eremita que procura o sentido da vida através do contacto com a natureza e os animais - um lugar onde a natureza amplifica com a sua beleza a força dos pensamentos do protagonista.

Focada na candura dos sentimentos, Para Sempre é a história de um amor, do que dele resta e perdura no tempo ad infinitum.
Não posso deixar de evocar um aspecto que achei muito subtil, propositadamente ou não pela autora, que é o paradoxo de um médico cardiologista que abandona a sua profissão para tentar curar o seu próprio coração.

Buscando respostas às perguntas sem fim do narrador e protagonista, Tamaro conta uma história de grande elegância e introspecção narrativa forte, dolorosa, poética e profunda: um caso de amor tão intenso que obriga o leitor a enfrentar a história de uma vida que, no final, não se limita apenas ao protagonista, mas a de todos que o lerem.

4 comentários:

Teté disse...

Gostei muito de "Vai onde te leva o coração", que já li no século passado. Este, portanto, será apenas uma questão de tempo. Nos dois sentidos! :)

Miguel Pestana disse...

haaaaa!!

Fizeste-me rir!

..«que já li no século passado.»

LOL

Hevelinny EIKO Miura disse...

Eu estou numa onda de ler romances... Acabei de ler Um homem de sorte e comecei a ler Julieta imortal, ganhei de presente Entre Homens e logostas... Não conheço nada de escritores italianos... Assim que terminar esses vou procurar...

Feliz Natal!

Miguel Pestana disse...

Escritores italianos eu recomendo-te Susanna Tamaro e Fabio Volo.

Feliz Natal!