sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Filme: Sem Tempo (In Time) 2011

Trailer
Os filmes de ficção científica não fazem o meu género. Mesmo assim, tendo este In Time, como cabeças de cartaz Amanda Seyfried e Justin Timberlake – dois actores em crescente evolução e que tenho acompanhado – decidi tentar a sorte e fui ver o filme. Sair da sala de cinema antes que o filme acabasse era uma escolha que ia já ponderado. Uma coisa de que não faz sentido – para mim – é pagar para ser torturado. E não, não foi o sucedido.

O tempo é o personagem principal do filme. E o que estamos dispostos a fazer para não o perdermos, pois perdê-lo será a nossa sentença de morte. No filme o ser humano não envelhece. Chega aos 25 anos e o seu aspecto físico pára. As pessoas nascem com um relógio digital incorporado em seus braços, que lhes diz exactamente quanto tempo eles têm de vida. Aqueles que têm mais “tempo” são chamados os ricos de hoje. Aqueles com menos “tempo” são os pobres. É uma analogia simplista mas não deixa de ser complexa. 

Como gastar tempo? Fácil, muito fácil. Um café custa dez minutos; uma t-shirt custa uma hora; um carro custa dois anos. O consumismo está bem apelativo como uma das mensagens que passam da tela. Apelar o espectador a fazer uma introspecção e ver como gere o seu tempo, é outra mensagem. Imagine que você tinha um tempo limitado na sua vida, o que faria, hein?
O filme realmente dá que pensar, mexe com temas como a vida e a morte.
"In Time" tem um conceito muito interessante e promissor, mas nota-se um défice de unificar a trama num todo. Há cenas que parecem estar em falta algo.
O conceito global do filme deixa-nos a pensar como seria possível vivermos num mundo assim, onde Time is Money.


Tenho vindo a ficar cada vez mais impressionado com a prestação do Justin Timberlake no mundo da sétima arte. Teve um desempenho muito interessante no filme “A Rede Social” e em “Amigos Coloridos”.
Quando acaba-se de ver o filme parece que os ponteiros do nosso relógio muda de direcção.
Filme recomendado. Vale a pena perder o seu tempo!

3 comentários:

Unknown disse...

Não fazia ideia que o Justin seria uma bom actor.
Ninguém me manda ter preconceitos, não é? ;)
Fiquei curioso com o filme e com a prestação do Timberlake...

Abraço.

Carla M. Soares disse...

Vi o filme e creio que ele joga principlamente com a nossa atual fixação com o tempo: a sua contagem, a sua falta (quantas vezes por dia dizemos "não tenho tempo"?)e o que fariamos... e fazemos para travá-lo, mesmo que seja de forma ilusória, e como ele é realmente precioso, porque não é inesgotável.
O timberlake não está mesmo nada mal.

Teté disse...

Ficção científica também não faz muito o meu género, não sei se terei tempo de ir ver este filme - que pelo que contas parece interessante - já que estão outros em cartaz que não quero perder... :)

Bom fim de semana!