sexta-feira, 20 de abril de 2012

«Trocada», de Amanda Hocking (Divulgação)

Trocada, primeiro romance da saga Trylle, é um dos maiores fenómenos da literatura mundial.Os seus livros provocaram um frenesim que já não se sentia desde Stephanie Meyer ou mesmo J. K. Rowling, escreveu o The New York Times sobre Amanda Hocking  

A norte-americana apresentou o projecto a 50 editoras até que, para pagar uma viagem a Chicago para ver uma exposição sobre os Marretas, decidiu publicar algumas das muitas histórias que tinha escrito em formato digital (e-book) e comercializá-los em sites como a Amazon. Pensou que ganharia 300 dólares mas seis meses depois tinha vendido 150 mil exemplares. Nos dois anos seguintes vendeu dois milhões de exemplares e juntou 2, 5 milhões de dólares provocando uma revolução no mercado editorial mundial. 

Com o sucesso online começou a loucura: vários dos maiores editores americanos fizeram ofertas milionárias (tem uma caixa de sapatos cheia). Acabou por assinar um contrato de sonho, ao vender a sua trilogia por dois milhões de dólares – e pouco tempo depois uma produtora cinematográfica adquiriu os direitos para cinema. 

É considerada a maior revelação literária desde a saga Twilight.

Sem comentários: