sábado, 19 de maio de 2012

FESTA DA CULTURA FUNCHAL 2012 – 3º Dia

"Conversas com... MANUEL SOBRINHO SIMÕES"
21H00, Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias
A jornalista Ana Sousa Dias “conversa com…” Manuel Sobrinho Simões, um dos mais conceituados cientistas nacionais e um dos melhores especialistas em Cancro da Tiróide do mundo, Professor Catedrático de Anatomia Patológica na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Professor Adjunto de Patologia e Biologia Celular do Jefferson Medical College da Universidade Thomas Jefferson de Filadélfia e que dirige os serviços do Hospital de S. João desde 1988 e o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) desde 1989 e entre os muitos prémios com que foi distinguido está o Prémio Pessoa 2002.
 
Deixo-vos aqui um dos livros de Manuel Sobrinho Simões, editado pela editora Verbo:
 
Título: Gene, Célula, Ciência, Homem
Autor: Manuel Sobrinho Simões
P.V.P.: 15,00 €

Sobre o livro: Neste Gene, Célula, Ciência, Homem reúnem-se os seus mais interessantes textos sobre o cancro, a genética, o Popeye e as trilobites, entre outras questões tanto científicas como sobre super-heróis. A estes acrescentam-se as suas mais importantes entrevistas, onde a clarividência do seu pensamento é também patente.

Várias vezes entrevistado, surpreende o leitor pelo olhar clínico – não fosse ele médico – mas ao mesmo tempo abrangente com que analisa as mais variadas questões. A genética e o ambiente, o ADN ou a clonagem no Gene; o cancro e todas as suas ramificações na Célula; uma curta mas tão incisiva reflexão sobre genética, comportamento humano solidário e solitário na Ciência; e porque vale a pena ser cientista e humanista em algumas entrevistas seleccionadas, bem como o texto de aceitação do Prémio Pessoa no Homem.

Sem comentários: