terça-feira, 1 de maio de 2012

A Franco–Maçonaria, de Pierre Simon

Editora: Instituto Piaget
Ano de Publicação:1997
Nº de Páginas: 150
A franco-maçonaria tem estado muito ultimamente em foco. Rodeada por um mistério que os séculos não dissiparam, a origem desta sociedade secreta; suas doutrinas; simbologia; ritos e rituais, é precisamente o que o autor – grande mestre da Loja de França na década de 70 – dá-nos a conhecer com detalhe.
Leitores d’O Código da Vinci (Dan Brown) e O Código Da Vinci Descodificado (Simon Cox): este livro é porventura um acrescento documental a estas duas obras.
Pierre Simon frisa que a franco-maçonaria não é uma doutrina nem uma religião e que entre as suas acções estão «promover a liberdade de pensamento, articular progressos sociais e activamente participar de obras de caridade.»
Um livro indispensável para quem deseje conhecer o essencial da Maçonaria: princípios e valores fundamentais, origens e evolução, ritual e iniciação, esoterismo e segredo maçónico, bem como o papel da organização ao longo dos séculos.
«Todo homem livre e de bons costumes, sem distinção de raça, religião, ideal político ou posição social», são estas as indicações necessárias para quem quiser ser maçon. 

«Ao longo dos tempos a ideia de que as Lojas maçónicas sempre operaram de forma oculta e clandestina, continuam a ser objecto de controvérsia», diz o autor que procura com esta obra, desmistificar estereótipos passados de geração em geração, que têm denegrido a Ordem Maçónica.
A franco-maçonaria muito raramente é mencionada na imprensa, os políticos acham o tema muito perigoso (e quem o é [maçon] não assume), e claro, a não ser que haja algum boom - como o que houve no fim de 2011 em Portugal – é que a Maçonaria tem destaque.

Sem comentários: