sexta-feira, 27 de julho de 2012

2 Novidades da QUETZAL nas livrarias a 3 de Agosto

Género: Romance
Tradutor: Lucília Filipe
N.º de páginas: 400
Data de lançamento: 3 de agosto

Lembro-me de Ti 
de Yrsa Sigurdardóttir

«Yrsa sabe entretecer com mestria as ambiguidades da condição humana.»
Diário de Notícias

Três jovens propõem-se recuperar uma velha casa de uma aldeia abandonada, algures nos Fiordes Ocidentais islandeses. Mas não imaginam o cataclismo que este inofensivo trabalho vai desencadear. Na outra margem do fiorde, um psiquiatra investiga o suicídio misterioso de uma mulher mais velha que poderá estar ligado ao desaparecimento do seu próprio filho.
Estas duas intrigas vão convergir para uma história de um enorme suspense que os críticos têm considerado tratar-se da melhor que até agora saiu da pena de Yrsa Sigurdardóttir – Lembro-me de Ti foi galardoado com o Prémio de Ficção Policial Nórdica de 2011, e os direitos de adaptação ao cinema comprados pelo produtor islandês radicado em Hollywood Sigurjón Sighvatsson (Wild at Heart e The Killer Elite, entre dezenas de outros).


Um thriller policial arrebatador, uma leitura saborosamente arrepiante.

Yrsa Sigurdardóttir é a maior escritora de literatura policial da Islândia. Considerada a resposta islandesa a Stieg Larsson, Yrsa tem sido um fenómeno de sucesso no seu país de origem e no estrangeiro: dezenas de milhares de livros vendidos, traduções em trinta e cinco países, adaptações ao cinema em preparação. A seguir a Cinza e Poeira, a Quetzal continua a publicar as obras de Sigurdardóttir com Lembro-me de Ti.


Género: Romance
Tradutor: Ana Cristina Leonardo
N.º de páginas: 512
Data de lançamento: 3 de agosto

A Porta do Sol
de Elias Khoury
 
«Um apelo universal para que vejamos a história dos nossos adversários como um espelho da nossa própria história.»
The Guardian
 
Há histórias que salvam vidas. Usando o método de Xerazade, o narrador de A Porta do Sol tece um longo e contínuo fio de histórias com que pretende resgatar a vida de um homem. Esse homem, em coma profundo na cama do hospital, é o seu pai espiritual e um herói da resistência palestiniana.
No furor de o reanimar através da memória, é todo um povo e a sua epopeia que o narrador faz reviver diante dos olhos do leitor: os acontecimentos da guerra civil no Líbano, os episódios mais marcantes da sua vida e os dolorosos itinerários de um punhado de homens e mulheres apanhados pela história, após a sua expulsão da Galileia em 1948.
Inspirado na estrutura narrativa de As Mil e Uma Noites, A Porta do Sol é um romance amplo, pungente, e considerado de forma unânime o grande relato do êxodo palestiniano.
 
www.quetzal.blogs.sapo.pt
 
Elias Khoury nasceu em Beirute, em 1948. É romancista, dramaturgo, crítico e um dos mais influentes intelectuais do mundo árabe. Dirige atualmente o suplemento cultural do jornal diário Na-Nahar e é professor universitário, repartindo o seu tempo entre Nova Iorque, onde dá aulas na Universidade de Columbia, e a sua cidade de origem, onde dá aulas na Universidade Americana. Os seus dez romances estão traduzidos em diversas línguas.
A Porta do Sol, estreia literária de Khoury em Portugal, recebeu a mais alta distinção literária palestiniana – e o seu autor foi galardoado com o Prémio Unesco 2012 para a Cultura Árabe.

Sem comentários: