sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Porto Editora publica "Um Blues Mestiço", de Esi Edugyan


Título: Um Blues Mestiço
Autor: Esi Edugyan
Tradutor: Tânia Ganho
Págs: 336


Em 2011, Um Blues Mestiço, de Esi Edugyan, foi finalista do Man Booker Prize e vencedor do mais importante galardão do Canadá, o Scotiabank Giller Prize, entre muitos outros prémios literários. No dia 13 de setembro, este romance chega finalmente a Portugal.
Entre os grandes salões de Paris e os bares clandestinos de Berlim, a Segunda Guerra Mundial e a década de 90, são muitos os cenários, histórias e emoções que completam Um Blues Mestiço, um livro sobre amizade e traição no seio de uma banda de jazz - género considerado subversivo durante a ocupação nazi.




O LIVRO
Paris, 1940. Em plena ocupação alemã, Hieronymous Falk, um jovem e brilhante trompetista de jazz, é detido num café, desaparecendo completamente de circulação. Tinha apenas vinte anos, era cidadão alemão e... negro.
Cinquenta anos depois, Sid, antigo companheiro de banda e única testemunha desse fatídico acontecimento, ainda se recusa a falar do assunto. No entanto, quando Chip, outro ex-companheiro, lhe mostra uma misteriosa carta que recebeu de Hieronymous, vivo e de boa saúde, Sid enceta uma dolorosa viagem ao passado. Da agitação dos bares clandestinos da Berlim do início da Segunda Guerra aos salões de Paris, irá reviver a paixão pela música, a camaradagem e a luta diária de então, mas também as invejas, as traições em nome da arte e o sentimento de culpa…
Um romance extraordinário sobre o mundo do jazz, mas também sobre os limites da amizade, o racismo e a fragilidade dos que vivem à margem.

A AUTORA
Esi Edugyan é uma escritora canadiana, filha de imigrantes do Gana. É licenciada pela University of Victoria e a Johns Hopkins University, e mestre em Escrita Criativa. Os seus trabalhos foram publicados em diversas antologias. O seu primeiro romance, escrito com apenas 25 anos, The Second Life of SamuelTyne, foi publicado em vários países.

Página da autora: www.esiedugyan.com


Prémios e nomeações para prémios:
Finalista do Man Booker Prize 2011Finalista do Orange Prize 2012Vencedora do Scotiabank Giller Prize 2011Vencedora do Ethel Wilson Fiction Prize 2012Vencedora do Anisfield-Wolf Book Award 
Críticas de imprensa:
«Um murro no estômago… uma escrita perfeita, personagens credíveis e um retrato de época bastante convincente.»
The Guardian
«Uma história arrebatadora sobre lealdade e traição…»
The Times
«Assertivo, intenso e cativante… Uma evocação notável de uma época e dos seus lugares.»
Time Out (Londres)
«Hipnotizante… Edugyan tem um dom especial para os diálogos e para retratar as complexidades do ser humano e os seus sentimentos… amor, inveja… um romance extraordinário.»
Morning Star
«Um romance brilhante e original… carregado de tensão e humor.»
Independent on Sunday
«Extraordinário no retrato de época, no jargão dos músicos de jazz e nas típicas piadas masculinas.»
Independent

3 comentários:

susemad disse...

Parece-me um livro bastante interessante. Fiquei com vontade de o ler. ;)

Miguel Pestana disse...

Sim, a sinopse é aliciante e as nomeações e prémios que o livro obteve.

Vou lê-lo.

susemad disse...

Então fico a aguardar pela tua opinião. ;)