sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Kafkiana, o novo livro de Agustina Bessa-Luís

 
Kafkiana
de Agustina Bessa-Luís

Páginas: 96
Formato: 140x200
Colecção: Contemplações
Chancela: Guimarães

Sinopse da obra:
Os quatro textos reunidos nesta obra compõem um breve quadro de meditações literárias sobre a situação do homem kafkiano face ao mundo e a ele próprio. «Quem como eu, por razões de estudo, se interessou vivamente por um autor (trata-se de Franz Kafka, em que não pretendo doutorar-me, mas de que tirei a licenciatura) durante muito tempo, não pode evitar a sua sombra. Pelo que os meus artigos muitas vezes rodeiam os seus pensamentos, confiam nas suas palavras com esse abandono carinhoso que dedicamos a quem nos deu o pão do ensino.» - Agustina Bessa-Luís


Biografia:
Agustina Bessa-Luís nasceu em Vila Meã, Amarante, a 15 de Outubro de 1922. Filha de um empresário de cinemas e casinos, cedo se deixou viciar pelo romance, iluminada roleta dos comportamentos humanos. Foi com o profético título «A Sibila» que publicou em 1954 que veio a ser reconhecida ao público em geral ao receber o Prémio Delfim Guimarães e o Prémio Eça de Queiroz. Vários dos seus romances foram adaptados ao cinema por Manoel de Oliveira. Foi, durante a sua vida, homenageada em múltiplos países e universidades, condecorada por Portugal e pela França e traduzida em várias línguas. Já foi distinguida por todos os prémios nacionais de literatura e vários internacionais. Recebeu o Prémio Camões em 2004.

Apresentação de nova colecção:
A Guimarães Editores edita as obras de Agustina Bessa-Luís desde 1954, sendo este um caso raro de constante fidelidade entre uma editora e um autor no panorama editorial português.
Em 2008 foi iniciada a publicação da Opera Omnia, uma nova colecção de bom aparato gráfico, com capa dura e sobrecapa e uma cuidadosa revisão textual, da qual já estão publicados 10 títulos.
Continuando a publicação da Opera Omnia surgirá, em simultâneo, uma nova colecção exclusivamente dedicada às obras de Agustina. Terá o título genérico de «Contemplações» e publicará essencialmente pequenos textos, sobretudo (mas não exclusivamente) de natureza ensaística. O primeiro livro a sair terá o título de «Kafkiana» e é um conjunto de 4 ensaios sobre Kafka.


2 comentários:

Helena disse...

Com vontade de o ler.

Helena disse...

E lá vou eu responder...quem sabe o random acerta.