quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Imaginação e Criatividade na Infância, de Lev Semenovitch Vygotski (Novidade Dinalivro)


Imaginação e Criatividade na Infância
Ensaio de psicologia
de Lev Semenovitch Vygotski


Tradução de João Pedro Fróis
Edição: 2012
Páginas: 160
Editor: Dinalivro
ISBN: 9789725766163


Público-alvo: Psicólogos, psicoterapeutas, pedagogos, pais,
educadores e público em geral.





Sinopse: O interesse de Lev Vygotsky pela psicologia da arte e pela educação estética acompanhou grande parte do seu percurso científico. No domínio dos estudos da psicologia da criatividade, Imaginação e Criatividade na Infância é considerado um texto de referência, no qual o autor apresenta um estado da arte a partir de uma análise psicológica e pedagógica. Por outro lado, define conceitos, desfaz alguns mitos e propõe linhas inspiradoras para investigações futuras com o recurso a exemplos de modalidades expressivas que as crianças apreciam: o drama, o desenho, a leitura e a escrita criativa. Neste ensaio surgem ainda problematizados cinco domínios que Vygotsky aborda incondicionalmente: a relação entre a imaginação e a criatividade; a definição dos limites da relação entre a imaginação e a realidade; a clarificação de alguns mecanismos psicológicos de encadeamento entre a imaginação e a criatividade; a comparação da imaginação criativa na criança e no adolescente; e, por último, os tormentos por que os indivíduos passam na concreção da imaginação. Um texto essencial, no qual se considera que a cultura, a técnica e a ciência são produtos do imaginário criativo.
SOBRE O AUTOR: Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934) nasceu na Bielorrússia em 1896, no seio de uma família da classe média. Em 1914, entrou para a Faculdade de Medicina de Moscovo, onde permaneceu pouco tempo, optando pela Faculdade de Ciências Jurídicas da Universidade Imperial de Moscovo. Depois de concluir o curso de Direito em 1917, estudou História, Filosofia e Psicologia na Universidade Popular de Shaniavsky. A partir de 1924, e após a apresentação da sua dissertação de doutoramento sob o título Psicologia da Arte, foi-lhe atribuído o lugar de investigador do Instituto de Pedagogia de Moscovo. Lecionou Psicologia e Pedagogia em vários estabelecimentos e escreveu mais de duas centenas de obras, nomeadamente, livros, artigos, traduções e prefácios.
SOBRE O TRADUTOR: João Pedro Fróis é docente e investigador da Universidade de Lisboa. Publicou estudos sobre Lev Vygotsky no Journal of Aesthetic Education e no livro Essays on Aesthetic Education for the21st Century.

Sem comentários: