quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Novidade Dinalivro: Por que é que as Crianças Fazem Tantas Perguntas?, de Paola Santagostino

Por que é que as Crianças Fazem Tantas Perguntas?
Como Dar as Respostas Adequadas

de Paola Santagostino

Nº de Páginas: 194
Editora: Dinalivro 

Público-alvo: 
Pais, educadores, pedagogos, psicólogos, psicoterapeutas e pedopsiquiatras.
Atualmente, em tempos de grandes correrias e de stresse profundo, parece difícil podermos responder adequadamente às interrogações das crianças. "Por que é que as crianças fazem tantas perguntas" contraria precisamente esta perspetiva e por isso constitui, segundo a pedopsiquiatra Ana Vasconcelos, autora do prefácio, um livro para o otimismo e um livro contra a crise. Neste texto, Paola Santagostino percorre o terreno insidioso dos "porquês" das crianças e revela com palavras simples a "psicologia" das perguntas, sugerindo a estratégia mais aconselhável para encontrar uma resposta satisfatória. E muitas vezes, a "forma" como respondemos é mais importante do que "aquilo" que se responde. "Por que é que chove?", "Por que é que morremos?", "Por que é que vamos trabalhar?" são apenas algumas das muitas interrogações fundamentais que exigem por parte do adulto - esse grande mediador que funciona como bússola empática para a criança - sensibilidade, motivação e uma disponibilidade que pode ser trabalhada diariamente.

SOBRE A AUTORA
Paola Santagostino é psicoterapeuta e especialista em medicina psicossomática. No seu trabalho, ocupa-se em particular da questão da "fábula" utilizada não só como terapia de distúrbios psíquicos e emotivos, mas também enquanto estrutura de consciência e de evolução pessoal. Leciona vários cursos e seminários em Itália dedicados a esta matéria e, entre outras temáticas, às técnicas de autoterapia, às formas de enfrentar os momentos de crise, ao significado psicológico e simbólico das cores e ao seu uso na decoração, no vestuário e na criação das imagens publicitárias. Faz ainda consultoria empresarial, colabora com revistas especializadas e é autora de diversos livros. 
Mais informação em http://www.paolasantagostino.it/.

Autora incontornável no campo da psicoterapia e da psicossomática, Paola Santagostino publicou inúmeros livros e é atualmente uma referência no domínio da psicologia infantil.
Em tempos de crise, Por que é que as crianças fazem tantas perguntas revela-se um livro fundamental para o otimismo, sem o qual nenhuma educação é viável.
Este livro tem um prefácio extremamente elogioso de Ana Vasconcelos, famosa pedopsiquiatra portuguesa responsável por diversos casos, entre os quais se conta o mediático "caso Esmeralda".
Em Espanha, a obra é considerada um "bestseller" no domínio da psicologia infantil.
Este livro faz a conjugação perfeita entre o conhecimento científico e a necessidade de o adaptar na prática do exigente quotidiano de todos aqueles que lidam
com crianças. Neste sentido, é uma ferramenta de autoajuda acessível para todos os pais.


Sem comentários: