sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

«Juntos temos poder», de Pedro Miguel Rocha

Editora: Edições Ecopy
Ano de Publicação: 2009
Ano da edição: 2012
Nº de Páginas: 352
Juntos temos poder é o título que marcou a estreia do escritor Pedro Miguel Rocha no panorama literário português. A segunda edição do livro data de Dezembro último, sendo um exemplar dessa «fornada» com novo envoltório gráfico, o catalisador das próximas linhas.
O livro possui todas as características narrativas para parecer ser um relato verídico sobre uma missão de voluntários num campo de refugiados – neste caso, em África. Mas não. A história de Willy, um menino de 10 anos que acarreta em si o sonho de ajudar a mudar o Mundo, e do doutor Cristóvão é apenas fruto da imaginação, sensibilidade e talento do autor. Que de que é composta a história? De testemunhos de pessoas (um médico, três enfermeiros, um professor, um membro da ONU e uma cozinheira) de nacionalidades diferentes, ao serviço de uma Organização Não Governamental de Assistência Médica e de Ajuda Humanitária, que se voluntariaram para ajudar centenas de refugiados, com os seus saberes profissionais e pessoais. Num período de quase um ano estiveram expatriados, não só do país mas das suas famílias, do conforto quotidiano que usufruíam, tendo como única missão aliviar o sofrimento físico e mental dos vitimados, seja com o auxílio de um medicamento, ou simplesmente com um abraço e palavra. O grupo de voluntários doou o que com dinheiro jamais pode-se comprar, num mundo que veste-se de extremos. «Aqui, fica-se doente por não se comer o suficiente e do outro lado da Terra adoece-se devido ao excesso de consumo de alimentos.» (p. 96)
A intemporal canção Imagine, de John Lennon, que o autor diz ser «o som» deste seu livro, soa-nos ao ouvido e faz-nos reflectir sobre o que e quem somos, e o que fazemos para promover o Bem aos outros. 

(Texto publicado na secção '5 sentidos', do Diário de Notícias da Madeira, em 15/02/2013)

Sem comentários: