quinta-feira, 9 de maio de 2013

Novas obras de G.K. Chesterton: «Disparates do Mundo» e «São Francisco de Assis»


Disparates do Mundo
de G.K. Chesterton
Nº de Páginas: 272
Data de Publicação: Março de 2013


Esta notável análise das questões sociais e morais do brilhante escritor britânico é tão relevante e actual hoje como à época em que foi escrito, em 1910. O estilo de Chesterton é inconfundível, pela lucidez, desassombro, humor e actualidade com que escreve. 

Traduzido para português como Disparates do Mundo, o título original «What’s wrong with the World?» teve origem num desafio lançado em 1907 pelo jornal londrino Times a um grupo de eminentes filósofos e escritores, pedindo-lhes a resposta para essa mesma pergunta. De imediato G.K. Chesterton, acedeu ao pedido e enviou uma carta ao periódico com o seguinte teor: «Estimados senhores, no que se refere ao vosso artigo ‘What’s wrong with the World?’ (O que está mal no mundo?): estou eu. Com consideração, G.K.Chesterton»
 

São Francisco de Assis
de G.K. Chesterton 
Nº de Páginas: 216
Data de Publicação: Maio de 2013
«Posso dizer (o que significa muito pouco) que São Francisco estava à frente do seu tempo. Haveria muito a dizer sobre o homem que tentou acabar com as Cruzadas, falando com os sarracenos, ou que intercedeu pelos pássaros junto do Imperador. Ou posso tentar fazê-lo, como outros fizeram, quase sem levantar qualquer questão religiosa. Em suma, posso tentar contar a história de um santo sem Deus, o que é como dizer escrever a vida de Fridtjof Nansen (explorador norueguês que chegou primeiro à Gronelândia) e estar proibido de mencionar o Pólo Norte.» - G. K. Chesterton sobre São Francisco

Outros livros do autor publicados pela Alêtheia:

Gilbert Keith Chesterton, conhecido como G. K. Chesterton (1874-1936) foi um escritor, poeta, narrador, ensaísta, jornalista, historiador, biógrafo, filósofo, desenhista e conferencista britânico. Depois de O Homem Eterno, Ortodoxia, Tremendas Trivialidades, A Inocência do Padre Brown, O Homem que era Quinta-Feira e S. Tomás de Aquino, já editados pela Alêtheia Editores com grande sucesso, dá-se agora à estampa novo clássico da literatura mundial. 

Sem comentários: