terça-feira, 18 de junho de 2013

LIDEL lança o livro «Hipnose Clínica – Teoria, pesquisa e prática»



A hipnose clíni­ca, nos dias de hoje, possui diversas aplicações na área de saúde somá­tica e mental e tem despertado um interesse clínico crescente, da parte de neurocien­tistas como objeto de investigação e mo­delo de funcionamento da consciência, sendo ambas as perspetivas cientificamen­te compro­va­das. Múlti­plos es­tudos ao cérebro humano em estado hipnó­tico indicam profundas mudanças no modo como se processa a informação.

Atualmente, a hipnose é cientificamente reconhecida como uma forma segura, eficiente e pouco dispendiosa a acrescentar aos modelos da prática clínica anestésica. Por exemplo, na odontologia é aplicada para controlar a ansiedade e a dor, em situações traumá­ticas emocionais poderá ser um catalisador na reorganização de recursos internos dos doentes. Muitas são também as referências científicas publicadas sobre a credibilidade da hipnose clínica em várias patologias gastrintestinais, destacando-se os benefícios terapêuticos na síndrome do intestino irritável e na dor abdominal crónica. 

O livro “Hipnose Clínica – teorias, pesquisa e prática” tende apresentar este “misterioso salto” na mente procurando esclarecer à luz das modernas conquistas da psicologia e da neurofisiologia, sobretudo da relação de cura mente/corpo, ajudando os profissionais de saúde a entender o que é a hipnose clínica e a sua imensa utilidade.

Este livro destina-se a estudantes de pós graduação em diferentes áreas da saúde bem como médicos, psicólogos e enfermeiros.

Conteúdos
• História da hipnose
• Hipnose e corpo
• Aspetos psiconeurofisiológicos da hipnose em situação clínica
• Elementos anatómicos e neurofuncionais do estado hipnótico
• Analgesia, anestesia e hipnose
• Hipnose e inconsciente
• Hipnose em gastrenterologia
• Hipnose em quadros clínicos da ansiedade à depressão
• Psicoterapia Trajetória de Vida e Oficina Trajetória de Vida


Sobre os Coordenadores:

José M. Marto - Psicoterapeuta de orientação transpessoal. Do­cente convidado nos cursos de pós-graduação em Hipnose Clínica e Experimental da Faculdade de Medicina de Lisboa. Coordenador de cursos de pós-graduação em Hipnose Clínica no Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco. Cofundador da Alubrat – Associação Luso-Brasileira de (Psico­logia) Trans­pessoal, em Portugal. Cofundador da IMAGINAL – Associação Portuguesa de Hipnose Clínica e Experimental e atual vice-presidente da Assembleia-Geral e membro do Conselho Consul­tivo e Ético e Científico. Membro da Associação de Hipnose de São Paulo, da European Tranpersonal Association e da International Board of Regression Therapy.

Mário P. Simões - Professor Agregado de Psiquiatria e Saúde Mental e de Introdução às Ciências da Consciên­cia da Faculdade de Medicina de Lisboa. Diretor do curso de pós-graduação em Hipnose Clínica e Experimental da Faculdade de Medicina de Lisboa. Cofundador da Alubrat – Associação Luso-Brasileira de (Psicologia) Transpessoal e atual presidente da Mesa da Assembleia-Geral. Cofundador da IMAGINAL – Associação Portu­guesa de Hipnose Clínica e Experimental e atual presidente da Mesa da Assembleia-Geral. Mem­bro do Conselho Científico da Fundação Bial e de várias revistas científicas. Autor de diversas publi­cações e projetos, nomeadamente do projeto Psicoterapia Trajetória de Vida e da sua Oficina para as áreas de educação, Empresarial e Social.

Sobre o livro:

Hipnose Clínica – Teoria, pesquisa e prática
ISBN: 978-972-757-973-0
Nº de Páginas: 288
P.V.P.: 24,95 euros

2 comentários:

Gaudêncio disse...

Ainda não li o livro, mas posso avaliar que o mesmo é bom, pois pelas matérias que aborda dá uma contribuição muito grande para o desenvolvimento da hipnose. Quero saber onde posso adquirir o livro. se pela internet, qual é o sit.

Miguel Pestana disse...

Caro Gaudêncio, sugiro que envie um mail para: depinternacional@lidel.pt e exponha o seu interesse em adquirir o livro.

cumprimentos.