domingo, 1 de dezembro de 2013

A dramática história dos Índios norte-americanos. O livro que baseou o filme

de Dee Brown
Ano de Publicação: 2013
Páginas: 496
Editora: Padrões Culturais
ISBN: 9789897090363
Sinopse
Esta narrativa verídica é um dos mais perfeitos casamentos entre literatura e pesquisa histórica que já foi produzido. Dee Brown, imparcial e fiel aos acontecimentos, mostra-nos o lado sombrio da colonização do continente americano e a dizimação do povo índio, dando voz a figuras como Touro Sentado, Gerónimo e tantos outros que aparecem descritas com a sua real face, não deturpada por historiadores brancos.
O livro começa por explicar o como e o porquê que foi escrito: é uma narrativa que cobre o período de 1830 a 1890, época triste pela destruição da cultura e civilização índia norte-americana, relaciona datas, povos indígenas, acordos e ações, tanto por parte dos índios quanto por parte do governo e acaba por ser uma visão da sistemática destruição do índio norte-americano, baseada em documentos oficiais do Governo Norte-americano, onde eram transcritas as palavras dos próprios índios. 
Publicado originalmente em 1970, este livro foi traduzido para dezassete línguas e vendeu quatro milhões de cópias. Com ele, Dee Brown, um dos maiores especialistas em história norte-americana, mudou para sempre o modo do mundo ver a conquista do Velho Oeste e a história do extermínio dos peles-vermelhas. Esta obra originou o filme homónimo (Bury My Heart at Wounded Knee), de 2007.
Uma cena do filme

Sem comentários: