segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

«Supercérebro», de Deepak Chopra e Rudolph E. Tanzi

Editora: Self
Ano de Publicação: 2013
Nº de Páginas: 304

Qual a diferença entre mente e cérebro? É o cérebro ou a mente quem comanda os nossos pensamentos? Podemos reprogramar o nosso cérebro?
As respostas a estas questões são dadas a conhecer ao leitor de Supercérebro (Super Brain, 2012), pelo famoso médico e escritor Deepak Chopra. O livro, uma abordagem inédita sobre a relação mente e cérebro, junta à perspectiva espiritual a comprovação científica. Para tal, Deepak convidou para escrever a quatro mãos este livro Rudolph E. Tanzi. Este neurocientista, há mais de trinta anos estuda a genética das doenças neurológicas, sendo um dos mais importantes especialistas em Alzheimer do mundo.
«O supercérebro tem a ver com deter o controlo sobre o que o cérebro faz», podemos encontrar escrito na página 98. E agora a pergunta: E como é feito esse controlo? Tudo o que vemos, ouvimos, tocamos, degustamos e cheiramos não teria nenhuma dessas qualidades sem o cérebro, portanto, é fundamental não transmitirmos sensações de stress (quer através de visualizações, sentimentos negativos, etc.) para o cérebro; pois todas essas sensações são “detectadas” e “redirecionadas” para o corpo na forma de bem ou mal-estares (que podem impulsionar doenças). Depois, “o corpo é que paga” —, passo o lugar-comum. O cérebro espelha a realidade que cada pessoa está a fazer: «A Sua mente é o cavaleiro; o seu cérbero é o cavalo.»
Ter um supercérebro, como os autores salientam, requer muito treino, mas com persistência e vontade podemos garantir equilíbrio e mais qualidade de vida. Em Supercérebro são desmistificados alguns dos escotomas que “aprisionam” o indivíduo de se libertar de medos; mitos sobre o cérebro, como a falsa crença de que os neurónios não se regeneram; e algumas soluções eficazes, para, por exemplo, problemas de excesso de peso. Segundo os autores, as pessoas ficam obesas não pelo que elas alimentam o seu corpo, mas pelo que alimentam as suas mentes: «O seu peso está todo na sua cabeça.» À medida que avançamos na leitura deste livro, vemos que mente, cérebro e corpo funcionam indelevelmente juntos, em processo.
Escrito para um público amplo, em linguagem simples, quanto baste técnica, Supercérebro (já na sua 2.ª edição) apresenta conclusões científicas que comprovam a possibilidade de se abandonar crenças e valores limitadores e tóxicos para o nosso cérebro, e em consequência, para a nossa saúde física e mental. A máxima que vem escrita muito no livro: «Use o seu cérebro, não deixe que ele o use a si.»

10 comentários:

Unknown disse...

Anotado para ler!

Unknown disse...

Anotado para ler!

Marilina Fernandes disse...

Este é uste é um livro que vou gostar de ler!
O Cérebro encerra tantos segredos.
Lina

Nuno Santos disse...

Um livro a ler...

Unknown disse...

Com estes autores e este tema só pode dar um grande livro. Está na minha lista!

Alexandra disse...

Já está na lista de livros a ler!

Catarina disse...

Gostava de ler este livro, pois o nosso cérebro é algo que me fascina

Rute Caetano disse...

Adoraria ler este livro!

Herbi disse...

Interessante... O problema nao esta no que como, mas na minha mente... Gostaria de ler a explicacao de tal facto. Esta muito interessante o livro, sem duvida vai para a lista de leitura. Obrigada pela resenha :)

Herbi disse...

Interessante... O problema nao esta no que como, mas na minha mente... Gostaria de ler a explicacao de tal facto. Esta muito interessante o livro, sem duvida vai para a lista de leitura. Obrigada pela resenha :)