sábado, 7 de dezembro de 2013

Últimos lançamentos da Civilização Editora

Inferno
O Mundo em Guerra: 1939-45
de Max Hastings 
Páginas: 1200
Sinopse
Um relato magistral do maior e mais terrível acontecimento da História, por um dos melhores historiadores da Segunda Guerra Mundial. Inferno reflete os 35 anos de pesquisa de Max Hastings sobre a Segunda Guerra Mundial e descreve a trajetória dos acontecimentos, concentrando-se sobretudo na experiência humana, que foi radicalmente diferente de campanha para campanha e de continente para continente.
O autor destaca a frente russa, onde morreram mais de noventa por cento dos soldados alemães que pereceram nesta guerra. Argumenta que, embora o exército de Hitler combatesse muitas vezes de forma brilhante, os Nazis conduziam o esforço de guerra com "espantosa incompetência". Sugere que as marinhas britânica e americana foram os mais notáveis serviços de combate dos seus países, mas que o contributo da indústria dos Estados Unidos foi muito mais importante para a vitória dos Aliados do que o do exército americano.
Algumas das explicações e comentários de Hastings vão surpreender os estudiosos deste conflito, e há descrições vívidas de tragédias e triunfos de uma série de pessoas comuns, militares e civis. "O cliché é absolutamente verdade", afirma o autor. "Entre 1939 e 1945 o mundo viu seres humanos mergulharem na mais profunda vilania, e outros alcançarem o auge da coragem e da nobreza." Esta é a "história do homem comum", uma tentativa de responder à pergunta: "Como foi a Segunda Guerra Mundial?", e também uma visão global do conflito.
 
Transatlântico
de Colum McCann 
Páginas: 296
Sinopse
1919. Emily Ehrlich vê dois aviadores, Alcock e Brown, erguerem-se do massacre da Primeira Guerra Mundial para pilotar o primeiro voo transatlântico sem paragens, desde a Terra Nova até ao Oeste da Irlanda. Entre as cartas levadas no avião, está uma que só será aberta quase cem anos mais tarde.
1998. O Senador George Mitchell atravessa repetidamente o oceano em busca da promessa de paz na Irlanda. Quantas mães e avós enlutadas terá ele ainda de conhecer até que seja alcançado um acordo?
1845. Frederick Douglass, um escravo negro americano, desembarca na Irlanda para promover ideias de democracia e liberdade, e depara-se com uma onda de fome. Nas suas viagens, inspira uma jovem criada a ir para Nova Iorque ao encontro de um mundo livre, mas nem sempre o país cumpre a sua promessa. Dos violentos campos de batalha da guerra civil aos lagos gelados do Missouri, é a sua filha mais nova, Emily, quem acaba por encontrar o caminho de regresso à Irlanda.
Podemos passar do mundo novo para o velho mundo? Como é que o passado molda o futuro? Transatlantic, de Colum McCann, autor premiado com o National Book Award, é um feito de coragem literária. Complexo, poético e profundamente emotivo, entrelaça histórias pessoais de modo a explorar a ténue linha que separa a realidade da ficção e o emaranhado de ligações que compõem as nossas vidas.
 
A Cortina de Ferro
de Anne Applebaum

Páginas: 780
 
Sinopse
A história da vida por trás da Cortina de Ferro, de Anne Applebaum, autora de Gulag, vencedor do prémio Pulitzer.
Depois da derrota dos Nazis em 1945, os povos da Europa Central e de Leste esperavam recuperar a vida que levavam antes de 1939. No entanto, viram-se submetidos a uma tirania tão desumana quanto aquela à qual tinham acabado de escapar. Este livro explica como o Comunismo foi imposto nestas sociedades outrora democráticas na década que se seguiu ao fim da Segunda Guerra Mundial. Applebaum descreve, com pormenores sóbrios mas devastadores, como é que os partidos políticos, a Igreja, os meios de comunicação social, as associações de jovens – as instituições da sociedade civil a todos os níveis – foram rapidamente esventradas. Apoiando-se em novo material de arquivo e em inúmeras fontes, Anne Applebaum segue as táticas dos comunistas à medida que abriam caminho para o poder através de violência, ameaças e assassínios, ao mesmo tempo que conta histórias de vidas particulares para demonstrar a rapidez com que as pessoas tinham de escolher entre lutar, fugir ou colaborar.
Num espaço de tempo incrivelmente curto após ao fim da guerra, a Europa de Leste foi estalinizada de forma implacável. "A Cortina de Ferro" é um brilhante relato histórico de um período marcante da história da Europa, mas também uma advertência sobre o quão frágeis são as sociedades livres e quão vulneráveis podem ser ao ataque de inimigos determinados e sem escrúpulos.

Sem comentários: