sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Um relato pessoal do ex-líder sul-africano, para ler em «O Sorriso de Mandela»


O Sorriso de Mandela
Um Retrato Íntimo
de John Carlin
 
Data Publicação: 12-12-2013
Páginas: 168
Editora: Editorial Presença
ISBN: 9789722351867
 
Sinopse
«Condenado em 1964 a prisão perpétua por ter recorrido às armas contra o Estado, esperava-se que viesse a morrer numa exígua cela numa pequena ilha. Contudo, ali estava Nelson Mandela, quase trinta anos depois, especado à minha frente, não mais um prisioneiro do Estado mas chefe desse mesmo Estado.»

Entre 1989 e 1995, John Carlin encontrava-se na África do Sul como correspondente do jornal londrino The Independent. Foi um dos poucos jornalistas estrangeiros que fizeram a cobertura tanto da libertação de Nelson Mandela, a 11 de fevereiro de 1990, como da sua ascensão à presidência, quatro anos depois - um período durante o qual o ex-líder sul-africano enfrentou os mais temíveis obstáculos e conquistou os seus maiores triunfos. A partir de entrevistas com o próprio Nelson Mandela e com pessoas do seu círculo mais próximo, John Carlin elabora nesta obra o retrato de um homem que se tornou uma figura moral e política de relevância incontornável na nossa época.
 
John Carlin é um jornalista premiado que colabora com algumas das publicações mais prestigiadas a nível mundial, incluindo o Times, o Observer, o New York Times, o Wall Street Journal e a TIME. O seu livro anterior, Invictus – O Triunfo de Mandela, já publicado pela Presença, inspirou o filme realizado por Clint Eastwood com o mesmo título. John Carlin divide o seu tempo entre Londres e Barcelona.  

Sem comentários: