quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Um texto do livro «Palavras de Maldizer & Bem-querer», de António Barroso Cruz

Partilho aqui um texto de rara beleza, q.b. sensual, do poeta António Barroso Cruz, com quem tive o gosto de trocar algumas impressões, há uns meses, e cujo resultado podem ler aqui.

Entre a Noite e o Dia é o texto que vem na página 76, do livro Palavras de Maldizer & Bem-querer, publicado pela editora O Liberal, em 2010.
























Entre a Noite e o Dia

A beleza de uma cama alvoraçada.
Os lençóis que se moldaram em vales e suaves colinas esculpidas no ardor da noite.
As manchas que ficaram, quais mapas de tesouros que andámos a perseguir e que ficaram espalhados na arena do erotismo.
O sol que entreabre as pálpebras. As sombras que se agigantam.
A música do acaso. Poemas (d)escritos sob a generosidade da lua que brilham agora com o sol.
As palavras que não se disseram. Os gemidos que se penduraram no estendal da luxúria.
Os gestos inacabados, interrompidos por outros gestos. Mais urgentes.
Tanta coisa a noite consegue induzir.
Quantas maravilhas sabe o amor (re)produzir.

António Barroso Cruz

(Todos os livros do autor podem ser adquiridos, contactando-o na sua página no Facebook aqui)

Porto Editora publica o novo êxito de Lars Kepler: «A Vidente»

Primeiras Páginas

A Vidente
de Lars Kepler

Edição: Março 2013
Páginas: 536
Editor: Porto Editora
Tradutor: Ana Diniz
ISBN: 978-972-0-04417-4

A Vidente é o novo thriller da dupla de sucesso.
Só na Suécia, as vendas ultrapassaram os 250 mil exemplares



A publicação de O Hipnotista e, depois, de O Executor marcou o panorama da literatura policial nórdica, e os seus autores, Lars Kepler, continuam a conquistar milhares de leitores por todo o mundo. A 4 de março, a Porto Editora publica um novo livro da dupla de sucesso, intitulado A Vidente, um thriller que, só na Suécia, contabiliza mais de 250 mil exemplares vendidos.
Neste novo livro, personagens misteriosas, como uma mulher que diz falar com os mortos, e cenários obscuros apimentam uma trama viciante, protagonizada pelo comissário Joona Linna.
No final do ano transato, estreou na Suécia a adaptação cinematográfica do livro O Hipnotista, com realização de Lasse Hallström, conhecido por filmes como Chocolate, e que teve um excelente acolhimento por parte da crítica.
Sinopse
«Por todo o mundo, sempre que a Polícia se depara com casos particularmente difíceis, recorre a médiuns e espíritas. No entanto, em nenhum documento figura a colaboração de um médium para a resolução de um crime.»
Flora Hansen diz-se espírita e garante ser capaz de falar com os mortos. Certo dia, ouve na rádio uma notícia sobre o caso de uma jovem assassinada num centro de acolhimento de menores e, na tentativa de ganhar um dinheiro extra, decide telefonar para a Polícia dizendo que o espírito da morta entrou em contacto com ela. No entanto, os resultados da investigação técnica atribuem a autoria do crime a outra das internas, uma jovem sensivelmente da mesma idade, que desde então está a monte.
O comissário da Polícia Joona Linna resiste à versão oficial e inicia uma investigação por sua própria conta. Mas cada nova resposta parece apenas conduzir a um novo enigma e a mais um beco sem saída.
E ninguém se dispõe a ouvir a vidente, embora ela fale com os mortos. 
              Booktrailer:

Lars Kepler é o pseudónimo de uma dupla de escritores de sucesso na Suécia: Alexander Ahndoril e Alexandra Coelho Ahndoril. 
Embora ambos tenham já uma vasta obra publicada,O Hipnotista foi o primeiro livro que escreveram juntos.
Os direitos de tradução de O Hipnotista foram vendidos para 35 países e a sua adaptação ao cinema será levada a cabo pelo realizador Lasse Hallström.
 
O Executor, o segundo livro desta série protagonizado pelo comissário Joona Linna, já se encontra também publicado pela Porto Editora.

Imprensa
«A Vidente inquieta-nos do princípio ao fim. Uma intriga excecionalmente bem urdida.»
Göteborgs-Posten
«Lars Kepler, os sucessores de Larsson.»
El Mundo
«Lars Kepler revitalizam o género negro.»
Financial Times


Associação Portuguesa de Reiki recomenda livros da Dinalivro

A Associação Portuguesa de Reiki | Monte Kurama tem vindo a recomendar, junto dos seus associados e seguidores, a leitura de diversas obras com a chancela Dinalivro mediante artigos nos quais analisa e explicita o conteúdo das mesmas. Entre os títulos aconselhados, encontram-se Karuna: Um dos mais belos ramos da árvore do Reiki, Reiki para Crianças e Reiki: Manual do Terapeuta Profissional.   

A Dinalivro publica: Obra Poética Integral de Cesário Verde (1855 - 86): Texto Definitivo

Folhear algumas páginas

Obra Poética Integral de Cesário Verde (1855 - 86): Texto Definitivo


Ricardo Daunt

Páginas: 258
Formato: 150x240 mm
ISBN: 978-972-576-618-7
Público-alvo: Público em geral, especialmente
amantes de poesia.


Sinopse
Depois da publicação da primeira antologia de Cesário Verde organizada pelo seu amigo Silva Pinto, muitas das edições posteriores tentaram, com mais ou menos rigor, dar conta da sua poética. Consciente do significado do grande precursor do Modernismo, Ricardo Daunt, crítico literário, poeta e romancista, fez uma investigação exaustiva sobre a obra de Cesário Verde e analisou centenas de documentos originais bem como uma vasta bibliografia a seu respeito. Nesta edição crítica, apresenta-se assim a obra integral de Cesário Verde definitivamente fixada, com a produção poética revista e ordenada de acordo com a semelhança formal e temática dos poemas publicados em vida, a biografia organizada cronologicamente e toda a correspondência acompanhada por notas elucidativas.
Ricardo Daunt dedicou-se nos últimos 40 anos à investigação e à criação literária. Publicou ensaios e artigos nos principais jornais e revistas brasileiros e portugueses. É doutorado em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo com uma tese sobre a poesia de Cesário Verde; realizou dois pós-doutoramentos na área de Literatura Comparada: o primeiro sobre o Modernismo português e o segundo sobre as poéticas de Fernando Pessoa e T. S. Eliot. Foi professor convidado na Yale University e deu aulas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Escreveu romances, novelas, contos e ensaios, dedicando-se ao estudo das poéticas da modernidade luso-brasileira. Como especialista do movimento do Orpheu, publicou em formato digital Sobre o Orpheu e Orpheu: Prosa, Poesia e Arte. Tem diversos poemas seus editados em Portugal.
Obra poética integral de Cesário Verde (1855-86) é o resultado de uma tese de doutoramento e constitui um passo em frente na investigação sobre esta grande figura.
A grande mais-valia desta edição relativamente a todas as outras que já existem no mercado prende-se com o facto de o autor ter adotado um critério editorial de ordenação poética de acordo com a análise da semelhança formal e temática dos poemas póstumos relativamente àqueles que foram editados antes da morte de Cesário.
No Brasil, a presente edição é considerada uma obra de referência, que fixa definitivamente o texto de Cesário Verde.Ricardo Daunt elabora um contexto histórico que permite refletir sobre a poesia de Cesário Verde à luz do seu tempo, o que salienta ainda mais a sua dimensão de precursor da modernidade na poesia portuguesa. Além disso, enriquece este enquadramento, tal como acontece no caso das cartas, com notas de rodapé esclarecedoras.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Poema de Fernando Pessoa ([Chove. Há silêncio, porque a mesma chuva])

[Chove. Há silêncio, porque a mesma chuva]

Chove. Há silêncio, porque a mesma chuva
Não faz ruído senão com sossego.
Chove. O céu dorme. Quando a alma é viúva
Do que não sabe, o sentimento é cego.
Chove. Meu ser (quem sou) renego...
Tão calma é a chuva que se solta no ar
(Nem parece de nuvens) que parece
Que não é chuva, mas um sussurrar
Que de si mesmo, ao sussurrar, se esquece.
Chove. Nada apetece...
Não paira vento, não há céu que eu sinta.
Chove longínqua e indistintamente,
Como uma coisa certa que nos minta,
Como um grande desejo que nos mente.
Chove. Nada em mim sente...



Fernando Pessoa
2-10-1933

A 2 e a 7 de Março há lançamento do livro «Morte Com Vista Para o Mar»




Duas novidades da editora BOOKSMILE: «Gato Feliz, Dono Feliz» e «Cão Feliz, Dono Feliz»


Eles são os nossos fiéis amigos, companheiros, confidentes. Mas, como em qualquer relação, nem sempre a vida em comum é um mar de rosas. E, se tudo habitualmente se pode resolver com uma boa conversa, neste caso não é a “falar que a gente se entende”. Conhecer os porquês do seu gato ou cão reagirem de forma estranha, ou diferente do habitual, nem sempre é fácil, pelo que o ideal será mesmo recorrer à ajuda de profissionais.

Francesa Riccomini e Karen Wild são especialistas em comportamento animal e elaboraram dois completos e acessíveis guias para que se possa sentir recompensado com um gato ou cão mais saudável, afetuoso e feliz. Gato Feliz, Dono Feliz e Cão Feliz, Dono Feliz, já chegaram às livrarias nacionais, e vão torná-lo num dono perfeito!

Booktrailer:



Outros livros sobre Cães e Gatos, da Booksmile:
Ficha Técnica
Ficha Técnica

A ASA publica em Março: A Provação do Inocente, de Agatha Christie

Depois de O Cavalo Amarelo e A Teia de Aranha, a ASA publica a 8 de Março o policial A Provação do Inocente, nº 75 da Colecção Obras de Agatha Christie.
COMPRAR
Autor: Agatha Christie
Título: A Provação do Inocente
Nº de Páginas: 256

Sobre o livro:
Condenado a prisão perpétua, Jacko Argyle sucumbiu a uma pneumonia e acabou por morrer sem conseguir provar a sua inocência. Acusado de assassinar a mãe adotiva, o jovem jurou em tribunal ter um álibi e até uma testemunha. Mas essa pessoa nunca foi encontrada. Acabado de chegar de uma longa viagem, Arthur Calgary tem informação que permite limpar o nome de Jacko, ainda que postumamente. A inocência de Jacko implica a culpa de outra pessoa... mas só a família estava em casa naquela noite fatal... "A Provação do Inocente" ("Ordeal by Innocence") foi originalmente publicado em 1958 na Grã-Bretanha, tendo sido editado nos Estados Unidos no ano seguinte. Foi adaptado para o cinema em 1985 e para a televisão em 2007.

Sobre a autora: Agatha Christie dispensa apresentações...

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O costume de ler

«A leitura foi sempre contada entre os encantos da vida culta e é respeitada e invejada por aqueles que raramente ou nunca se concedem esse privilégio. (...) O homem que não tem o costume de ler está aprisionado num mundo imediato, em relação ao tempo e espaço. Sua vida cai numa rotina fixa: acha-se limitado ao contacto e à conversa com alguns poucos amigos e conhecidos, e só vê o que acontece na vizinhança imediata. Mas quando toma em suas mãos um livro, penetra em um mundo diferente e, se o livro é bom, vê-se imediatamente em contacto com um dos melhores conversadores do mundo.»

- Lin Yutang (1895-1976, pensador chinês)

Passatempo: «Textos Seletos de Helena P. Blavatsky»

Quem segue o blogue tem tido oportunidade de participar em passatempos com livros de temáticas diversas como: Romance, Poesia, Policial, Desenvolvimento Pessoal, Psicologia, Saúde e Bem-Estar, Gestão, etc. 
O Esoterismo é a classificação da obra que a partir de agora está em sorteio, que tem como autora uma prolífica escritora russa, fundadora do movimento esotérico contemporâneo.
Ficha Técnica do Livro

Para te habilitares a ganhar o livro tens de:  
- Fazer 1 "Gosto" na página do Silêncios que Falam no Facebook [aqui], caso ainda não sigas a página;  
- Responder acertadamente ao Formulário e respeitar as regras dos passatempos. 

nota: Poderás participar neste passatempo uma vez por dia, todos os dias, até ao último dia de passatempo. Já sabes que a matemática não falha; quantas mais vezes participares, mais hipóteses tens de ganhar!



O passatempo decorrerá até ao dia 5 de Março.

Regras do Passatempo:
1) O passatempo decorrerá entre os dias mencionados, sendo exclusivo a participantes residentes em Portugal (Continental e Ilhas);
2) Será validado exclusivamente as participações com as respostas acertadas e será aceite apenas uma participação por pessoa ou email;
3) O vencedor será sorteado aleatoriamente através do Random.org e o seu nome publicado aqui neste post, além de ser comunicado ao mesmo via e-mail. Se ao fim de 15 dias, após ser contactado pelo administrador deste blogue, o vencedor não reclamar o prémio, será escolhido outro vencedor;
4) O administrador deste blogue e/ou a editora não se responsabiliza por eventuais extravios dos livros, aquando da expedição dos mesmos ao vencedor.

Festival Zen recomenda dois livros da Dinalivro

Os livros Alquimia dos Sabores: Guia para uma Alimentação Saudável e Massagem Ayurvédica: Ciência da Vitalidade vão estar em destaque nos próximos dias 2 e 3 de março, durante a 7.ª edição do Festival Zen, em Lisboa. Através de diversas atividades e workshops, o conteúdo de ambas as obras será explicitado, analisado e inclusive posto em prática sob os olhares dos visitantes que constituem o seu público-alvo.
 
Para mais informações: http://festivalzen.com/


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Em Março a Porto Editora publica dois livros de peso: «A Filha do Papa» e «A Vidente»

A Porto Editora vai publicar a 4 de Março o novo livro da dupla Lars Kepler A Vidente. Este título junta-se assim aos dois livros anteriores já publicados no catálogo da editora: O Hipnotista e O Executor.

Uma semana depois, no dia 11, estará disponível nas livrarias o tão aguardado livro do escritor Luís Miguel Rocha: A Filha do Papa.
Março auspicia-se assim um mês em grande para os leitores [também] ávidos de suspense, como eu.


Editora Nascente publica «A Missão da Sua Vida», o novo livro de Vera Faria Leal



Vera Faria Leal é uma das mais reconhecidas formadoras e especialistas de Desenvolvimento Pessoal em Portugal, e vai ajudá-lo a descobrir e alcançar todo o seu potencial através de um método inovador e eficaz de autoconhecimento:  Wisdom Coaching Integral®.

Com o inovador método Wisdom Coaching Integral® vai ser capaz de:

— Identificar onde se encontra no seu processo evolutivo.

— Clarificar aspirações.

— Desenvolver competências.

— Desbloquar a sua criatividade.

— Programar metas com sabedoria.

Em tempos difíceis como os que vivemos hoje em dia, ao sermos bombardeados diariamente com notícias negativas associadas à crise, desemprego, um futuro sem garantias, é fundamental percebermos o que realmente é importante e como podemos tirar o máximo proveito do nosso potencial.

Em A Missão da Sua Vida, o leitor vai aprender a assumir o controlo da sua vida e a revelar a melhor versão de si mesmo através de um modelo inspirado na estrutura universal dos cinco elementos. Pode aceder aos primeiros capítulos do livro através do link:
www.nascente.pt/docs/VeraFariaLeal.pdf



Vera Faria Leal é há muitos anos especialista em desenvolvimento pessoal. Tem vários livros editados em Portugal e no Brasil e é autora do primeiro DVD português de desenvolvimento pessoal. Criou o método Wisdom Coaching Integral e é a formadora do Método Louise Hay em Portugal desde 2004 e no Brasil desde 2010.

Faz Aconselhamento Astrológico e ministra o curso de Astrologia Vivencial no Centro Quíron, em Lisboa. Foi consultora de autoestima no programa «Elas em Marte» na SIC Mulher, e é presença regular em TV, rádio e na imprensa escrita.

É investigadora de Psicologia Espiritual, criou o curso «Feminitude Consciente», em que se estudam os arquétipos da Alma Feminina. Fundou, em 2004, o ramo português do movimento espiritual internacional Humanity’s Team (Juntos pela Humanidade), criado nos EUA por Neale Donald Walsch.

É autora de Alquimia da Felicidade e O Poder do Amor