quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

«Senhor e Servo», de Tolstoi

Editora: Europa-América
Ano de Publicação: 2008
N.º de Páginas: 128

Tolstoi deixou publicada uma vasta obra catalogada em diferentes esteiras literárias, como O Que é a Arte? (ensaio), A Terra Que Um Homem Precisa (conto) e Anna Karenina (romance). Do mesmo modo que o escritor russo produziu obras extensas em qualidade e em quantidade, também escreveu pequenas preciosidades literárias, parcas em texto mas apetrechadas com reflecções sobre a essência da condição humana; são exemplos: Ensaio Sobre o Ciúme (também traduzido para português como A Sonata de Kreutzer) e esta obra agora analisada, Senhor e Servo, datada de 1895.
Tolstoi nesta curta história dá-nos a conhecer dois homens de meia-idade que vivem na aldeia de Kresty, no tempo da servidão na Rússia (que teve término em 1861). Vassili Andréitch Brekunof — o Senhor —, um homem ganancioso, avarento e que burlava súbditos e soberanos, é um dos proprietários de terras mais abastado da aldeia. No ímpeto avassalador de querer comprar uma floresta, sai de casa levando consigo um dos seus fiéis criados, Nikita — o Servo. A viagem até à casa do proprietário da floresta não era longa, todavia a tarde ia longa e o prenúncio de uma tempestade de neve fazia-se notar: «Metade do céu cobria-se lentamente duma nuvem baixa e sombria». Nem o frio, nem o nevoeiro, nem o vento que soprava agreste fez recear a avidez de Andréitch, de chegar o mais rapidamente para fechar negócio, antes de outros candidatos poderem o antecipar. Em todo o caso, o ambicioso homem já planeara como intrujar o vendedor da floresta, aliais «intrujar era a ocupação sua predileta». Assim, não tardou para que ambos se perdessem no caminho, devido ao nevoeiro. Depois de o cavalo e eles andarem às voltas cegas, avistam a casa de um conhecido de ambos, que lhes propõe dar guarida nessa noite. A ferrenha obstinação de Andréitch em busca de ganhos monetários, «a aquisição da floresta de Goriatchkino tinha para ele imensa importância; esperava obter grandes lucros com aquele negócio», faz com ele queira continuar o seu caminho nessa noite tempestuosa. Nikita, não tendo desejo nenhum de partir, mas sendo um ignóbil servo, habituara-se havia muito tempo a não ter iniciativa própria e a fazer a vontade dos outros. O Senhor é aquele que cria as regras e que as ordenam para que elas sejam executadas, sem que os servos possam contestar.
Tal como em A Morte de Ivan Ilitch, Tolstoi pintou como protagonista um homem que vê-se diante da morte iminente e que passa por uma profunda transformação espiritual. Em Master and Man (título original), a história é contada do ponto de vista onipresente, descrevendo o narrador minuciosamente os receios e os terrores que deambulam nas mentes dos dois personagens principais. É um livro pleno de imagens e simbolismos, e na recta final da história Tolstoi surpreende o leitor com uma transformação improvável de carácter de um dos personagens; depois dessa ‘mudança’ «deixou de ver, deixou de ouvir, nada mais sentiu deste mundo».


4 comentários:

nuno chaves disse...

Mais um livro a ter em conta!!!
Estou na "fase Russa" precisamnete com Anna Karenina e Guerra e Paz.
Vai levar tempo... mas chego lá.

Miguel Pestana disse...

Estás numa "fase" boa Nuno!

Estás a ler "monstros". O primeiro livro de Tolstoi que li foi 'Anna Karenina', há cerca de 10 anos. Arrependo-me por ter escolhido esse livro como o primeiro dele. Devia ter lido as obras mais pequenas (em páginas) e não me atrever, com a pouca "bagagem" literária que tinha na altura, na leitura de enorme e egrégia obra.

André Silva disse...

Tolstoi é Tolstoi :) Sempre um clássico.

Arnaldo Santos disse...

Um bom livro de um grande senhor escritor russo, servo da melhor literatura mundial!