sexta-feira, 3 de outubro de 2014

O primeiro romance biográfico de Fernando Pessoa

Fernando Pessoa: O Romance
de Sónia Louro

Editora: Saida de Emergência
Nº de Páginas: 448
Data 1ª Edição: 07/11/2014
Sinopse
Este é o romance biográfico de Fernando Pessoa, o poeta que foi muitos poetas. Órfão de pai aos cinco anos de idade, cedo perde a atenção da mãe quando esta volta a casar. Forçado a partir para a distante África do Sul, onde o nascimento de irmãos o isolam ainda mais, refugia-se em si mesmo e aí cria novos mundos.
No fim da adolescência regressa a Lisboa, na vã tentativa de resgatar os poucos momentos da vida em que fora feliz. Aí conhece personalidades do mundo das artes e da literatura, como Almada Negreiros, Mário de Sá-Carneiro ou Adolfo Casais Monteiro. É um dos fundadores da Orpheu, uma revista artística que foi recebida com escândalo pela crítica.
Correspondente comercial, inventor, tradutor, editor, publicitário e astrólogo, Fernando Pessoa procurou várias formas de ganhar a vida. E até o amor lhe bateu à porta quando conheceu Ophélia Queiroz.

Fernando Pessoa: O Romance é uma obra magnífica, fruto de uma pesquisa meticulosa, e uma verdadeira homenagem ao maior poeta da língua portuguesa. Um poeta que Sónia Louro consegue dissecar, desvendando os seus segredos, medos, sonhos e, mais importante, a sua humanidade.
O livro será apresentado ao público no dia 7 de Novembro de 2014, na Livraria Ferin, em Lisboa, às 18h30 (Mais detalhes, aqui).

A autora
Sónia Louro nasceu em 1976 em França. Desde cedo apaixonada pelas Ciências e pela Literatura, acabou por optar academicamente pela primeira, mas nunca abandonou a sua outra paixão. Licenciou-se em Biologia Marinha, mas não perdeu de vista a Literatura, à qual veio depois a aliar a um outro interesse: a História. Fruto desse casamento, este é o seu segundo romance histórico.

Outros livros da autora publicados pela SdE:
- A Vida Secreta de Dom Sebastião (2008)
- O Cônsul Desobediente (2009)
- A Verdadeira Peregrinação (2010)
- Amália - O Romance da Sua Vida (2012)

Sem comentários: