domingo, 26 de outubro de 2014

Porto Santo é o cenário de «O Mar Aprisionado Nos Teus Olhos», romance de Roberto V. Rodrigues

de Roberto V. Rodrigues

Editora: Chiado
Páginas: 208
Data de publicação: Outubro de 2014
Data de apresentação ao público: 25 de Outubro, no Porto Santo
Género: Romance

O livro
...Porto Santo - uma ilha em que o mar de águas azuis-turquesa vem beijar a áurea praia com a maior ternura, ao mesmo tempo que o vento segreda histórias de longe.
É nesta pacata e pitoresca ilha portuguesa que, em 1936, desembarca o realizador Jorge Brum do Canto com o propósito de gravar a película 'A Canção da Terra'. Com ele, vinda de Lisboa, chega também a equipa de filmagem da qual faz parte o assistente de realização, Damião. Inevitavelmente, a chegada dos artistas causa burburinho entre as gentes da ilha, desacostumada a estas novidades. Entusiasmada também ficará Pelágia, uma jovem natural da ilha de origens humildes que se deixará encantar pouco a pouco por Damião. Mas será que os dois serão capazes de lidar com o facto de provirem de diferentes realidades?
Mais que um romance, O Mar Aprisionado Nos Teus Olhos é o retrato fiel de costumes e tradições do passado e simultaneamente, uma declaração de amor a Porto Santo, uma das ilhas mais bonitas do território português.
 
Foto retirada da pág. do livro no Facebook

Excertos
«De vez em quando, Pelágia abria as gavetas da sua memória, que rescendiam a saudade, e retirava a lembrança de Damião – o Damião que tinha vindo de Lisboa com as suas maneiras modernas e que causara burburinho entre os ilhéus....»

«Por entre as espigas, haviam crescido papoilas de amarrotadas pétalas - de um vermelho mais vivo que sangue. Armanda baixou-se e, apanhando três destas flores, ornamentou a aba do seu chapéu de palha, fazendo depois com que todas as outras ceifeiras a imitassem....»

O autor
Roberto V. Rodrigues nasceu em Porto Santo a 11 de Fevereiro de 1979.
É neto do falecido poeta popular, José de Casto Vasconcelos, também ele natural de Porto Santo.
O amor pela literatura foi-lhe incutido desde a tenra idade o que o levou a frequentar uma Licenciatura de Estudos, Literatura e Cultura Inglesa.
Actualmente, vive em Atenas, Grécia.



Outros livros publicados recentemente pela editora: 


Sem comentários: