segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Quatro das mais recentes obras com o selo da editora Kalandraka

de Tomi Ungerer

Data publicação: 5/09/2014
Páginas: 36
Dimensões: 17,5 x 21,5 cm
Encadernação: Capa dura
Título original: One, Two, Where'S My Shoe?
Tradução: Ana M. Noronha
Um clássico da literatura infantil e juvenil contemporânea, do autor e ilustrador de
Os três bandidos, Crictor e Adelaide (Kalandraka).
Um, dois, três,
sem sapato outra vez...
Sinopse
Onde está o meu sapato? foi publicado pela primeira vez em 1964 e, 50 anos depois, preserva ainda a frescura e a originalidade do primeiro dia. Nesta obra para pré-leitores e primeiros leitores, Tomi Ungerer recorre ao efeito da camuflagem - que já tinha utilizado em Os três bandidos através da figura dos peculiares chapéus dos protagonistas - para propor um jogo visual simples: para encontrar o objeto perdido, há que procurar nas formas, esquadrinhar nos detalhes e nos cenários que rodeiam as personagens.
O título do livro é suficiente para deixar, página a página, a respetiva pergunta em aberto, numa autêntica incitação à busca, à curiosidade e ao desenvolvimento da argúcia visual, através de ilustrações facilmente identificáveis e de uma paleta básica de cores.


de Adela Turin (texto) e Nella Bosnia (ilustração)

Data publicação: 10/10/2014
Páginas: 40
Dimensões: 21,5 x 27 cm
Encadernação: Capa dura
Título original: Après le déluge
Tradução: Pia Mastrangelo e Tiago Cassola

Adela Turin (Itália, 1939)
Historiadora de arte e escritora, nos anos 1960 dedicou-se a analisar as orientações sexistas na literatura infantil. Em Milão, fez parte do grupo Rivolta, vinculado ao movimento feminista. Com o objetivo de combater a discriminação de género a partir do âmbito da família patriarcal, decidiu criar a coleção "Dalla parte delle bambine" que, entre 1975 e 1980, conheceu mais de vinte títulos. Na época, Adela Turín e Nella Bosnia trabajalhavam em La Rinascente. Anos depois, a autora mudou-se para Paris, onde fundou - juntamente com Silvie Cromer - a associação "Du côté des filles", que desde 1994 investiga e denuncia casos de sexismo em materiais educativos, para além de desenvolver mecanismos de sensibilização direcionados para o setor editorial, instituições e público em geral. Para além de ler e viajar, dedica-se atualmente à escrita de artigos e e dá conferências.
Outros livros da autora publicados pela Kalandraka: Artur e Clementina, Rosa Rebuçado e A historia dos bonobos com óculos.



Os Meus Robôs em Pijamarama
de Michaël Leblond e Frédérique Bertrand

Data publicação: 24/10/2014
Páginas: 36
Dimensões: 24 x 32 cm
Título original: Mes robots en pyjamarama
Tradução: Ana M. Noronha

Sinopse
Inventar um robô é muito fácil! Com os teus marcadores e lápis de cor, diverte-te a fazer os teus próprios robôs animados! Toca a desenhar, pintar e rabiscar estas surpreendentes máquinas que se mexem como que por magia, graças à técnica do «ombro-cinéma»… A técnica do «ombro-cinéma» deve o seu nome a um brinquedo ótico muito em voga no início do século XX. Tratava-se de um pequeno teatro de sombras chinesas formado por um rolo de papel que corria por trás de uma grelha impressa num ecrã transparente. Este sistema engenhoso permitia animar personagens, apresentando alternadamente as duas etapas de um movimento. Tanto para o cinema como para o desenho animado, a ilusão do movimento é provocada pela persistência retiniana: a capacidade do olho em guardar na memória durante uma fração de segundo uma imagem que acaba de desaparecer. É este o princípio do «flipbook». Este livro - que os leitores podem personalizar com o seu nome - transporta-nos para um mundo futurista repleto de engenhos tecnológicos com os quais há que interagir através dos diferentes modelos de peças que se podem encontrar no seu interior, dos mecanismos estriados e da "grelha mágica" que se põe por cima dessas figuras para desfrutar do seu espantoso movimento. 
Tal como Nova Iorque em pijamarama e Luna Parque em pijamarama, trata-se de um livro lúdico e interativo, onde os leitores se transformam nos protagonistas de uma aventura, ao seguirem as propostas simples e criativas que lhes vão sendo apresentadas.



Quem é Esse Bicho?
de Carmen Queralt

Data publicação: 7/11/2014
Páginas: 26
Dimensões: 17 x 22 cm
Encadernação: Cartonado
Título original: Quién es ese bicho?
Tradução: Ana M. Noronha

Sinopse
Quem é esse bicho? é um livro cartonado para pré-leitores e primeiros leitores, a quem é apresentada uma pequena fauna que vive na nossa proximidade, apesar de quase não se dar por ela. Os protagonistas desta história são, sem dúvida, criaturas simpáticas e curiosas que vale a pena conhecer. Longe de entrar em detalhes sobre a aparência destes bichos, este álbum permite que os leitores descubram por si próprios que eles têm tamanhos, formas e aspetos muito diferentes. O texto, simples e breve, está escrito com maiúsculas para familiarizar os mais pequenos com as letras e, ao mesmo tempo, também lhes facilitar a leitura. Trata-se de uma proposta centrada na descrição e no reconhecimento das personagens a partir das suas características, até chegar ao verdadeiro protagonista da história, que é o próprio leitor ou leitora.

Numa atraente proposta visual, à base de ilustrações realizadas com colagens e sobreposições de traços coloridos, predominam os desenhos básicos, as texturas e os contrastes cromáticos. À laia de desafio, os leitores podem ainda personalizar o seu livro no final num espaço especialmente reservado para colarem a sua foto.
http://www.kalandraka.com/pt/

Sem comentários: