sábado, 31 de maio de 2014

«Memórias de um Despertar», o novo livro de Pedro Elias, é publicado a 10 de Junho

Memórias de um Despertar é o último livro de um conjunto de três obras formado, para além deste, pelos romances Murmúrios de um Tempo Anunciado e Janelas entre dois Mundos.
 
A Sessão de Lançamento do livro está marcada para o dia 10 de Junho (Todas os detalhes aqui.)
Booktrailer

Memórias de um Despertar
A revolução que mudou Portugal e o Mundo
de Pedro Elias
 
Data Publicação: 10/06/2014
Páginas: 144
Editora: Caminhos de Pax
Colecção: Magdala 
 
Sinopse
Pela coragem de uns poucos, Portugal tornou-se o exemplo que inspirou o mundo numa revolução que mudou por completo o planeta. Desde a reforma do velho paradigma realizada pelo António enquanto Primeiro-ministro, até à implementação de um novo Modelo Civilizacional pelas mãos do David, Portugal ergueu-se das cinzas, cumprindo a missão para a qual foi fundado.
E do seu coração profundo saíram os novos navegadores, levando ao mundo as fragrâncias de uma Nova Terra e instaurando nesta o Império do Espírito Santo, anunciado desde sempre pela voz dos poetas e filósofos do passado, arautos desse Desígnio Maior que este país nunca deixou de cumprir, apesar de todos os desertos trilhados, mostrando ao mundo os caminhos do futuro e acolhendo, como sempre o fez, de forma fraterna e profundamente compassiva, toda a Humanidade.
Cinquenta anos no futuro, na casa da Serra, através das memórias de Vera, podemos acompanhar as vivências e as transformações ocorridas em Portugal e no mundo nessas cinco décadas.
 
Excerto:
«Para muitos o silêncio é algo difícil de suportar. Ele desnuda-nos e coloca-nos em contacto com o nosso verdadeiro rosto. Mas sem o contacto com esse Silêncio, com a Voz da nossa própria Alma, nada de novo poderemos manifestar no mundo, por mais que seja a nossa vontade e a nossa disponibilidade para o fazer. Durante o dia de hoje ouvi com atenção todos os intervenientes. Pude observar como em alguns existe ainda muito ódio e revolta em relação ao sistema actual, e com esse ódio e com essa revolta não poderemos certamente construir um Novo Mundo» [continua a ler]
 

 
 
 

sexta-feira, 30 de maio de 2014

«Autobiografia de um Iogue», um clássico da literatura religiosa




Guia do sexo sem tabus, «A Bíblia do Prazer», é publicado pela Casa das Letras


A Bíblia do Prazer
Guia do sexo sem tabus

O guia do sexo sem tabus para fazer da sua vida uma viagem ao reino do prazer absoluto.
A satisfação sexual é a base das relações íntimas duradouras e plenas. E, uma vez que nascemos do prazer, porque não podemos conviver com o prazer ao longo de toda a vida? O que é que nos impede de viver a satisfação que desejamos e merecemos?
A Bíblia do Prazer é um convite para celebrar a sua sexualidade, embarcando numa viagem, com a duração de uma vida, ao reino do prazer absoluto.
Apresentado com sagacidade e entusiasmo, A Bíblia do Prazer dá-nos uma visão aberta, descontraída e positiva da sexualidade no século XXI.


Betony Vernon é uma provocante e desafiadora educadora sexual que vive entre Paris e Milão. O seu trabalho como assessora de moda e de edição de revistas levaram-na a tornar-se numa especialista em sexo, abordando esta temática de forma inovadora nas salas de conferências, nos estúdios de televisão e no quarto de cada um de nós.

 

Eusébio como Nunca se Viu

Eusébio como Nunca se Viu
de Nuno Ferrari, António Simões
 
Sinopse
Imagens nunca antes publicadas e histórias até hoje desconhecidas dão-nos a conhecer um outro Eusébio desde os primeiros pontapés na bola até ao dia do seu desaparecimento. A história da vida do Pantera Negra mistura-se, neste livro, com a história do Portugal de então. A relação umbilical com o Benfica, os êxitos com a equipa das quinas, a impossibilidade de se transferir para o estrangeiro, a história rocambolesca da sua vinda para Lisboa, tudo isso, e muito mais, pode ser lido nestas páginas.
 

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Passatempo: Livro & Coffret


Sites dos patrocinadores do passatempo:

O coffret SERUM7 da Boots Laboratoires é constituído por:
- Creme Contorno dos Olhos (15ml)
- Creme de Dia (50ml)
- Espelho com bolsa
- Sérum de Beleza (2 amostras)
 
Os produtos da Boots Laboratoires só estão disponíveis nestas farmácias.

Para participar só tens de fazer 1 Gosto nesta, nesta e nesta páginas do facebook, e partilhar publicamente este post no teu mural pelo menos uma vez. Deixa os teus dados no formulário seguinte.

O Passatempo decorrerá até ao dia 3 de Junho.

Boa sorte!


Sê seguidor deste blogue: na barra lateral direita da página clica em "aderir a este site"


Regras do Passatempo:
1) O passatempo decorrerá entre os dias mencionados, sendo exclusivo a participantes residentes em Portugal;
2) Será validado exclusivamente as participações com as respostas acertadas e será aceite apenas uma participação por pessoa ou email (salvo mencionado o contrário);
3) O vencedor será sorteado aleatoriamente através do Random.org e o seu nome publicado aqui neste post, além de ser comunicado ao mesmo via e-mail. Se ao fim de 15 dias, após ser contactado pelo administrador deste blogue, o vencedor não reclamar o prémio, será escolhido outro vencedor;
4) O administrador deste blogue e/ou a editora não se responsabiliza por eventuais extravios dos livros, aquando da expedição dos mesmos ao vencedor. 


quarta-feira, 28 de maio de 2014

Na 1.ª semana de Junho nas livrarias: «Amores Secretos», de Kate Morton

 
Amores Secretos, de Kate Morton 
 
568 pp.
 
Sinopse
Laurel, actriz de sucesso, regressa à casa da família para celebrar o nonagésimo aniversário da mãe, Dorothy, que sofre de Alzheimer.
Esse dia recorda-lhe um outro, há muito esquecido. Naquele fatídico aniversário do seu irmão, Laurel estava escondida na casa da árvore, a fantasiar com um amor adolescente e um futuro grandioso em Londres, quando assistiu a um crime terrível, que mudaria a sua vida para sempre. Foi com terror que Laurel viu a mãe cravar a faca do bolo de aniversário no peito de um desconhecido. O regresso ao local onde tudo aconteceu é a última oportunidade para Laurel descobrir o temível segredo daquele dia e encontrar as respostas que só o passado da sua mãe lhe pode dar. Pista após pista, Laurel irá desvendar a história secreta de três desconhecidos que a Segunda Guerra Mundial uniu em Londres — Dorothy, Vivien e Jimmy — e cujos destinos ficaram para sempre ligados.
Uma fascinante história de segredos e mistérios, de um crime obscuro e de um amor eterno. Mais um livro inesquecível de uma das autoras de maior sucesso dos nossos tempos.
 
Kate Morton cresceu nas montanhas do Sudoeste de Queenland, na Austrália. Licenciou-se em Teatro e, mais recentemente, em Literatura Inglesa. Kate vive com o marido e os dois filhos em Brisbane, num palacete do século XIX repleto de mistérios. As horas distantes é o seu terceiro romance, depois do sucesso internacional obtido com O Segredo da Casa de Riverton e O jardim dos segredos. Os seus livros estão publicados em 31 países. 
 
 

O 2.º livro da trilogia erótica escrita pela italiana Irene Cao

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=556995771084750&set=a.486175331500128.1073741832.485796511538010&type=1&theater
Sinto-te, de Irene Cao
 
Sinopse
O amor é uma arte que não precisa de regras. Elena virou a página. Os dias de paixão e loucura que viveu com Leonardo fizeram dela uma mulher forte, levaram-na até ao lado obscuro do prazer, mas hoje são apenas uma recordação difusa que passa de vez em quando pela sua mente. Agora, Elena sabe o que quer para a sua vida e escolheu Filippo: por ele abandonou Veneza e mudou-se para Roma. A vida que têm em comum é praticamente perfeita. Mas é impossível esquecer o passado quando o destino tem outros planos. Basta um encontro casual entre Elena e Leonardo para mostrar que a sua história não tinha terminado. Elena nunca poderia imaginar que o restaurante escolhido por Filippo para comemorar o seu trigésimo terceiro aniversário… é de Leonardo! Aquele olhar que toca o coração de Elena e um único beijo, roubado na cozinha do local, bastam para reacender o fogo que, afinal, não se extinguira. Mas desta vez é diferente: não há regras, não é preciso ocultar o amor, e o sexo deixa de ser uma mera procura de prazer para se converter no encontro de duas almas que se pertencem. Até que o segredo mais inconfessável de Leonardo sai à luz e Elena vê-se obrigada a decidir se está disposta a pagar um preço tão alto…
Sobre o 1.º volume: Vejo-te

«N ou M?», de Agatha Christie

Editora: ASA
Data de Publicação: 27/05/2014
N.º de Páginas: 240

N ou M?, romance publicado pela primeira vez em Portugal no início da década de 80, com o título Tempo de Espionagem, inserido na famosa colecção Vampiro Gigante, pela Livros do Brasil, é um livro de 1941, a terceira trama protagonizado pelo casal de detectives Tommy e Tuppence Beresford (O Inimigo Secreto (1922) foi o livro onde Agatha Christie apresentou pela primeira vez o casal aos leitores).
Quando um agente secreto inglês ao tentar investigar a presença de nazis que se faziam passar por cidadãos normais em Inglaterra, é morto na Escócia, durante a Segunda Guerra Mundial, as suas últimas palavras proferidas são: «M ou N». Supostamente, essas letras indicam dois suspeitos da conspiração, um casal de infiltrados no Hotel Sans Souci, situado a beira-mar. Grant, o agente responsável pela operação secreta de Sua Majestade, não querendo levantar suspeitas enviando outros agentes secretos, lembra-se de convidar o casal de detectives mais informal que conhece, e que estavam a desfrutar da sua reforma precoce: Tommy e Tuppence. Já hospedados no hotel, mas sob identidade oculta, Mr. Meadowes e Mrs. Blenkensop, o casal finge não se conhecer. Todos os hóspedes de Sans Souci aparentam ter passados e ligações apátridas, mas como sempre, nem tudo o que aparenta, é. Espionagem, rapto, homicídio, tudo acontece neste policial engenhoso.
N ou M? revela abundantes voltas e reviravoltas na acção, personagens bem construídas e mascaradas, — G. K. Chesterton dizia que um bom policial «é um baile de máscaras, em que toda a gente aparece disfarçada de outra pessoa» — e emoções inesperadas na trama. Christie soube elaborar várias pistas falsas com maestria, enganando, como é apanágio nos seus melhores policiais, os leitores.

As capas dos primeiros livros de José Saramago na Porto Editora‏

Exemplos de péssimo gosto estas capas de livros de Saramago, que a Porto Editora, agora a editora que detém os direitos da obra do Nobel, divulgou hoje.
A Caverna, A Noite, A Viagem do Elefante, As Intermitências da Morte, As Pequenas Memórias, Ensaio sobre a Lucidez, História do Cerco de Lisboa, Manual de Pintura e Caligrafia e O Homem Duplicado

Álvaro Siza Vieira, Armando Baptista-Bastos, Eduardo Lourenço, Dulce Maria Cardoso, Gonçalo M. Tavares, Júlio Pomar, Lídia Jorge, Mário de Carvalho e Valter Hugo Mãe caligrafaram o título para a capa de cada um dos nove livros.
Um horror.

 

terça-feira, 27 de maio de 2014

«Sou Autista», de Josef Schovanec

Data de Publicação: Maio 2014
N.º de Páginas: 272

O Autismo foi considerado a «Grande Causa Nacional 2012» em França. O intuito era alertar e sensibilizar os cidadãos sobre a doença que nesse país era vista ainda de forma retrógrada e desinformada. Além disso o autismo era um tema que gerava controvérsia entre médicos em França, no que se refere à terapêutica mais adequada para lidar com a doença. Por um lado os psicanalistas viam e tratavam os seus pacientes autistas como psicóticos; por outro, os psiquiatras e associações de pais que lutavam com a doença, achavam que os autistas não eram «loucos», e que seguir uma terapia comportamental, behaviorista, — estimulando e recompensando os autistas a desenvolver as habilidades necessárias para actuar na sociedade — era o tratamento mais eficaz. O tema virou um escândalo em França nesse ano quando um documentário, intitulado Le Mur, foi difundido, e revelou-se uma crítica à má assistência ao autismo na França, de onde muitas famílias viajam até à Bélgica para dar apoio terapêutico aos filhos. No final desse ano em França, «o cliché de que o autismo é necessariamente uma criança presa em um mundo interior» ainda estava assente na mentalidade dos cidadãos, revelou recentemente num jornal francês, Josef Schovanec, de 33 anos, o autista autor do livro publicado em 2012 na França, Je Suis à L’Est!, traduzido pela Oficina do Livro como Sou Autista.
Neste livro o autor narra sobre como foi ser criança e adolescente, sendo desde cedo apontado pela sociedade como diferente dos outros. Ele aprendeu a ler e a escrever antes mesmo de saber falar e enquanto os outros meninos brincavam ele estudava e criava obsessão em assuntos como o Egipto, Astrologia e Metereologia. Enquanto os seus pais (de quem o autor refere muito pouco) espantavam-se e preocupavam-se com o seu génio precoce e apatia social, os médicos não conseguiam diagnosticar uma doença concreta em Josef, até ao fim da sua adolescência. Apenas diziam que poderia se tratar de um caso de esquizofrenia. Enquanto não lhe conheciam a doença de que padecia, Josef consultou psicanalistas e psiquiatras durante cinco anos, e fora-lhe receitado neurolépticos, que não deram resultado positivo. O autor diz que se tornara um verdadeiro toxicómano. A Síndrome de Asperger foi-lhe diagnosticada já ele tinha 22 anos e um doutoramento em Filosofia. Como Josef Schovanec lidou com a deficiência, como conseguiu arranjar um emprego, como nunca se deixou abater com os insucessos que o seu caminho lhe opusera, são questões que ao longo deste livro — que está dividido por nove capítulos e muitos tópicos — ele relata.
Sou Autista foi escrito com a colaboração de Caroline Glorion, uma conceptuada jornalista francesa, mas esta menção não vem no livro. Este é um dos primeiros senões apontados a esta obra. Josef critica os médicos, o sistema de saúde, os professores e, no geral, a sociedade francesa por não saber lidar com os autistas. Este relato está escrito com tom de admoestação e em partes do livro a divagação por temas abstratos torna-se maçante e faz desmotivar quem lê. Contudo o teor irónico e humorístico com que o livro foi escrito não deixa o pessimismo do autor sempre a reinar. Sou Autista é um livro pouco inspirador, por ter sido escrito com mágoa.

O livro que Vasco Graça Moura deixou pronto a ser publicado


Passatempo: «HOLLYWOOD», de Edgar Pêra


Das origens do cinema até aos nossos dias, o reconhecido realizador Edgar Pêra traz-nos a história dos bastidores de Hollywood. Um olhar divertido e mordaz sobre a vida secreta das estrelas do cinema.

Para te habilitares a ganhar 1 exemplar do livro Hollywood, responde acertadamente ao formulário seguinte. 


O Passatempo decorrerá até ao dia 1 de Junho.

Boa sorte!



Sê seguidor deste blogue: na barra lateral direita da página clica em "aderir a este site"


Regras do Passatempo:
1) O passatempo decorrerá entre os dias mencionados, sendo exclusivo a participantes residentes em Portugal;
2) Será validado exclusivamente as participações com as respostas acertadas e será aceite apenas uma participação por pessoa ou email (salvo mencionado o contrário);
3) O vencedor será sorteado aleatoriamente através do Random.org e o seu nome publicado aqui neste post, além de ser comunicado ao mesmo via e-mail. Se ao fim de 15 dias, após ser contactado pelo administrador deste blogue, o vencedor não reclamar o prémio, será escolhido outro vencedor;
4) O administrador deste blogue e/ou a editora não se responsabiliza por eventuais extravios dos livros, aquando da expedição dos mesmos ao vencedor. 


O milagre da água, explicado por Masaru Emoto



Dois excertos e duas páginas de O Milagre da Água, de Masaru Emoto, Texto Editores, 2014

«Se pensar nas emoções negativas, à luz do que sabemos sobre as vibrações, facilmente perceberá que a irritação, a frustração e a inveja lhe podem fazer muito mal à saúde.» (p. 108)

«Podemos descrever os cristais da água como pequenos esboços do desenho do nosso mundo. Também podemos assumir que quando o criador se lançou na criação deste universo, o primeiro projeto foi a criação da água – a mensageira, se quisermos, necessária para transmitir a intenção do arquiteto.» (p. 129)


José Miguel Júdice apresenta a 3 de Junho a obra «Portugal: Os Anos do Fim»

Portugal: Os Anos do Fim, de Jaime Nogueira Pinto

Conta-se a história dos erros cometidos por Marcello Caetano e seus partidários, que permitiram a ascensão das forças sociais e políticas que fizeram o 25 de Abril e puseram fim ao Estado Novo.
Da importância da má condução política da guerra de África pelo regime e de como isso foi vital para que a Revolução fosse bem sucedida.
 

sábado, 24 de maio de 2014

«A Linguagem Corporal Revela o que as Palavras Escondem», de António Sacavém, Patryk Wezowski e Kasia Wezowski

Editora: Top Books
Data de Publicação: Março 2014
N.º de Páginas: 192

Não se pode julgar um livro pela capa. Todos os leitores mais cedo ou mais tarde vão chegar a esta conclusão. E as nossas expressões e linguagens corporais, será que revelam o que ou quem somos? Podem não detalhar a nossa personalidade, mas a análise dos nossos gestos, posturas, maneira de falar, atitudes, etc., num determinado momento, indicarão (a quem as souber interpretar) muito sobre o estado emocional em que nos encontramos. Muito da nossa linguagem corporal é inconsciente e no mundo actual, tão complexo e competitivo, a capacidade de comunicarmos com clareza, confiança e credibilidade é vital para o nosso sucesso pessoal e profissional.
Este livro com o selo da Top Books, está dividido em duas partes. Na primeira, a abordagem é sobre as microexpressões faciais e é da autoria de Patryk e Kasia Wezowski, fundadores do Center for Body Language International. Nos oito capítulos que compõem esta parte os autores definem e explicam quando se falou primeiramente sobre microexpressões. Ficamos a saber que em 1872 Charles Darwin foi o primeiro a alegar que as emoções são a chave para a sobrevivência da humanidade, que defendia que algumas de nossas expressões são resquícios herdados de antepassados primitivos, comuns tanto ao homem quanto a outros animais. São «sete emoções básicas se manifestam na face», salientam os dois especialistas, «raiva, nojo, medo, tristeza, felicidade, surpresa e desprezo». Depois passam a explicar e exemplificar através do uso de imagens as variações mais comuns das sete microexpressões, que designam ser «todas as expressões faciais que acontecem em menos de meio segundo». No capítulo 4 o leitor é informado sobre três técnicas básicas e simples para reconhecer as emoções (e mentiras) na face das outras pessoas. Respostas às seguintes questões, são encontradas no livro: O que surge primeiro: as emoções ou os pensamentos? Os recém-nascidos demonstram emoções? As pessoas extrovertidas são mais inteligentes? Antes de passarmos para a parte 2 deste manual práctico, somos informados sobre uma técnica, desenvolvida pelos dois autores, que baseia-se em «pressupostos» e que permite percepcionar mentiras.
O docente universitário, formador em coaching e trainer em Linguagem Corporal, em Microexpressões e em PNL, António Sacavém, escreveu a segunda parte do livro dedicada à linguagem corporal. O especialista revela os gestos e «posturas poderosa» que revelam confiança e bem-estar, além de poderem alterar a nossa bioquímica em apenas dois minutos. O autor faz uma interpretação do que revela a linguagem corporal de alguns políticos e famosos, como Obama. Num dos capítulos finais podemos ler que a linguagem corporal de adolescentes poderá ser usada a favor, no combate ao bullying.
Numa época em que todas as vantagens contam — e as primeiras impressões são as que mais contam — este livro que nos ajuda a perceber que um pequeno gesto pode ter um grande impacto e que, por vezes, o nosso corpo não age de acordo com aquilo que verbalizamos. O livro está escrito de forma simples e objectiva, e é rico em ilustrações, sempre acompanhadas da respectiva tradução daquilo que as palavras omitiram mas o corpo revelou. Se pretende melhorar o impacto que a sua imagem tem nos outros e dominar algumas técnicas para desmascarar os mentirosos que o rodeiam A Linguagem Corporal Revela o que as Palavras Escondem é o livro ideal. O corpo não mente e os silêncios falam, mais do que julgamos.


Excertos:
«A face humana é um tipo de cartão-de-visita que revela informação muito mais importante do que simplesmente o seu número de telemóvel.» (p. 66)
«aquilo que manifestamos com o nosso corpo é, frequentemente, um reflexo do estado emocional em que nos encontramos.» (p. 149)

Outros livros sobre a temática:
A Linguagem do Corpo, de Philippe Turchet