terça-feira, 30 de setembro de 2014

«A Esposa Minúscula», de Andrew Kaufman

Data de Publicação: 28/03/2014
N.º de Páginas: 128

O n.º 225 da colecção Bang!, da Saída de Emergência, é uma fábula surreal mui sui generis. Ao mesmo tempo divertida e desconcertante a história que vem nas 128 páginas [12,5x19,5] d’A Esposa Minúscula revela um autor com uma criatividade invulgar.
O incipit da obra é composto por: «O assalto não foi desprovido de consequências. As consequências foram o propósito do assalto.» Um ladrão assalta um banco em Toronto, Canadá, mas não exige das treze pessoas que lá se encontravam dinheiro nem bens materiais valiosos, mas sim apenas o objecto com maior valor sentimental que cada um tenha no momento. O pânico entre os presentes, contudo, só é levantado quando o ladrão benevolente abandona o banco e diz que leva consigo parte das almas de cada um e que consequências estranhas e bizarras irão surgir nas vidas deles. As suas últimas palavras, em jeito de repto, foram: «Aprendam como restabelecer a plenitude das vossas almas ou morrerão.»
A partir do segundo capítulo e até ao último o narrador da história, David, relata as manifestações que ocorrem a cada um dos clientes do banco no momento do assalto, desde o coração do marido de uma das clientes que é retirado pelas mãos, outra que ao acordar se vê feita de rebuçado, o marido de outra que transforma-se num boneco de neve, ou uma bebé que começa a defecar notas de dinheiro. Mas a consequência relatada com maior precisão e angústia é a de Stacey, a esposa de David, que começa a diminuir de tamanho drasticamente. Será que todos os que estavam dentro do banco no momento do assalto tiveram um fim trágico? Esta é a premissa que Andrew Kaufman, autor de All My Friends are Superheroes e de outros dois livros, propõe aos leitores.
Após um primeiro capítulo aliciante a narrativa começa a perder nexo e entra em território vasto, a nível de significação. The Tiny Wife, título original, é uma obra que requer um nível de atenção elevado quando a lemos, pois só assim alguma ‘mensagem’ poderá ser revelada. A Esposa Minúscula é um livro peculiar que polariza opiniões, certamente, mas que é exímio e minucioso no que toca à execução gráfica e às ilustrações (ao estilo de sombras) de Tom Percival. Uma abordagem psicologicamente mais profunda dos personagens poderia ajudar a que este livro tivesse um maior impacto.


Dois livros de Guillermo Ferrara são publicados em Portugal


O escritor, teraupeuta e filósofo argentino Guillermo Ferrara (Bahía Blanca, 1967), autor de mais de 20 livros traduzidos em vários idiomas, considerados como mais-valias para uma maior qualidade de vida, esteve recentemente em Portugal (a 15 de Setembro de 2014, na FNAC Colombo) para o lançamento das obras O Segredo de Adão e O Segredo de Eva, as primeiras de uma trilogia que tem feito imenso sucesso. A tradução para português dos livros esteve a cargo de Fátima Mano.
Sê seguidor da página no facebook: Guillermo Ferrara - Portugal.
A humanidade está próxima de conhecer a sua origem

Data publicação: 2014
Páginas: 432
Título original: El secreto de Adán

Sinopse
Com uma trama de acção que decorre entre a Grécia, México e Londres, O Segredo de Adão é um thriller profundamente documentado, baseado em factos verídicos e informação científica no qual conhecerás uma série de provas, chaves, conhecimentos secretos, profecias, símbolos, teorias filosóficas e espirituais que porão à prova as tuas crenças e a tua compreensão existencial. O Segredo de Adão foi publicado em várias línguas (12 edições em língua castelhana) e proximamente poderá ser visto nos cinemas.
Excerto
«(...) - Sim, primeiro quero entender a relação que havia entre eles. E o que une a Atlântida à última profecia maya.
- Comecemos por uma ponta, vou ler-te as partes mais importantes que Aquiles sublinhou.
Adão sentou-se num pequeno sofá bege, enquanto ela guardava nervosa, papeis num portfólio de cabedal de grená. Adão segurava nas mãos o livro do seu desaparecido pai, escrito já há muitos anos.
Leu a dedicatória manuscrita: Ao meu amigo e colega Aquiles, que trabalha lado a lado comigo na pesquisa do segredo do homem. Nikos Roussos, Atenas, 18 de abril de 2005.
Emocionou-se ao ler aquelas palavras que tinham saído há anos, do coração e da mão direita do seu pai.
- Podes começar Adão, não podemos perder tempo.
O sexólogo assentiu com a cabeça e, entre pastas e apontamentos
que o arqueólogo tinha deixado, começou por abrir o livro na página nove, no capítulo As sete profecias mayas e a conexão atlante. (...)»

O Renascer da Divindade Feminina
Data publicação: 2014
Páginas: 352
Título original: El secreto de Eva

Sinopse
Através dos protagonistas, o leitor vai ter informações de leis energéticas, ativação do ADN e o acesso a dimensões superiores. Ao percorrer as ruas de Londres e de Nova Iorque, as pirâmides do Egipto e de Teotihuacán e outros sítios enigmáticos do planeta, dá-nos conta de um poder sobrenatural que no presente se está a ativar no interior do ser humano.

Próxima obra do autor a ser publicada em português pela Mar de Letras Editora: Adão e Eva: Sexo Alquímico. Mais detalhes sobre as obras do autor, aqui.
Outras obras da bibliografia do autor: Yoga en pareja (2003), Tantra: El sexo sentido (2005), Método de inteligencia sexual (2007), Sexo tántrico para parejas (2008).


Site, página no facebook e página no Youtube do autor.


O site da Babel está online

O sítio da Babel - www.babel.pt - já está online! No espaço web é possível encontrar as fichas ténicas dos livros mais recentes do catálogo de todas as chancelas do Grupo Editorial.

«Habibi», a multi-premiada novela gráfica de Craig Thompson, em breve nas livrarias

A Devir vai publicar em breve, com o selo editorial Biblioteca de Alice, uma nova novela gráfica do norte-americano Craig Thompson (n. 1975), dando a conhecer aos leitores portugueses mais uma BD de alta qualidade. Habibi, o relato de uma história de amor que se desenrola contra as adversidades do mundo antigo e moderno, segue-se assim a Blankets, obra do mesmo autor que a editora publicou em 2011, que está na Lista da Time das 10 melhores Novelas Gráficas de Sempre.

A Biblioteca de Alice é um selo da Devir que procura trazer ao público Português uma seleção de novelas graficas, baseadas numa combinação de popularidade e qualidade.
Esperamos assim cativar alguns dos 14 leitores que nunca se cansam de corrigir o Finnegan's Wake sempre que o leem, os 31 fas de Marcel Proust que tentam passar o A La Recherche du Temps Perdu completo por baixo da porta dos vizinhos, e a uma senhora proprietaria de uma funeraria em Sesimbra que acha a Sylvia Plath bem divertida.
Ao mesmo tempo, é com gáudio que antevemos o pânico, a confusão e a discórdia entre a hoste de agrimensores com chapeus de hélice e bigodinhos à Dali que tentam separar literatura e BD.

Outra obra com o selo Biblioteca de Alice: Comprimidos Azuis, de Frederik Peeters.

Outra novela gráfica biográfica lançada em 2013 pela Devir: Anne Frank, de Ernie Colon, Sid Jacobson

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O primeiro romance musical do mundo






O músico Miguel Gizzas após ter-se estreado no panorama musical com o album Tempo Ganho (2011), volta em Outubro de 2014 a presentear-nos com o seu segundo trabalho, com uma inovação a nível global, trazendo-nos o Primeiro Romance Musical do Mundo: Até que o Mar Acalme (Gradiva).

Nesta experiência, mais do que poder somente ouvir-se os temas do novo álbum, homónino, editado pela Sony, poder-se-á embarcar também numa viagem pelo universo da escrita. Cada canção é parte integrante da narrativa de um romance inteiramente redigido pelo próprio Miguel Gizzas.
O músico/autor pretendeu colorir os sentimentos que transmite não apenas com a escrita, mas também com as músicas que acompanham cada capítulo, podendo ser facilmente escutadas através de um smarthpone ou no próprio CD do artista.
Poder-se-á ser transportado para esta nova viagem a partir do dia 6 de Outubro, altura em que este duplo trabalho Até que o Mar Acalme se encontrará disponível nas lojas físicas e digitais.



Sinopse
Eduardo, Maria, António, Adriana e Francisco perderam, em momentos distintos, a esperança na felicidade e na sua capacidade de amar.
No entanto, a vida vai-lhes mostrar (muitas vezes de forma inesperada) que um coração está sempre preparado para voltar a acreditar.
E que o amor chega, parte e volta, mesmo quando todas as portas parecem já fechadas. A vida é permanente. Os contos de fadas são temporários. Esperar por eles impede-nos de viver. E assim a felicidade acontece, não necessariamente na forma de um conto de fadas.
Uma história colorida com música, o primeiro romance musical do mundo.

Vídeo de apresentação do projecto:


Página de Miguel Gizzas no Facebook: https://www.facebook.com/miguelgizzas
No Youtube: https://www.youtube.com/user/MiguelGizzas/videos



«Francisco, de Roma a Jerusalém», um livro que teve a "bênção" do Papa Francisco

Este é um livro feito com o Papa Francisco, com o seu conhecimento, a sua autorização e com a sua bênção. Uma história escrita lado a lado, por um jornalista judeu, Henrique Cymerman, e por um escritor católico, Jorge Reis-Sá. Um documento ímpar e irrepetível


Francisco, de Roma a Jerusalém
de Henrique Cymerman e Jorge Reis-Sá

N.º de págs.: 224 páginas + 16 (extratexto a cores)
Data de publicação: 08/10/2014
Data de lançamento: 13/10/2014 (a obra será apresentada pelo Padre José Tolentino Menonça e Esther Mucznik, no El Corte Inglés, Piso 7, às 18h30)

Sinopse
Seguimos os seus passos, ouvimos o bater do seu coração, escutámos as suas palavras: a Paz não é o objectivo – é o caminho. E o caminho não exclui ninguém – é de todos nós.

O papa escolheu a Terra Santa como primeira visita pastoral, mas tudo pare¬cia indicar que tal não fosse possível. Henrique Cymerman, que o próprio Francisco apelidou «o anjo da paz», foi decisivo a desbloquear alguns problemas e a visita aconteceu. O jornalista da SIC e o escritor Jorge Reis-Sá acompanharam Francisco nos três dias de peregrinação e estiveram com ele no Vaticano. Desses encontros e dessa viagem nasceu este livro.

Com o conhecimento e a bênção do próprio papa, o livro segue o percurso de Francisco na Terra Santa. Vamos, pois, ser peregrinos ao seu lado: quando pousa a mão no muro das lamentações, estamos lá; quando reza na margem do rio Jordão, estamos lá; quando cruza as fronteiras, quando foge ao protocolo e pára no muro em Belém, estamos lá; quando beija a mão dos sobreviventes do Holocausto, quan¬do vai até ao campo de refugiados, quando finalmente consegue realizar a «Invoca¬ção pela Paz», no regresso a Roma — nós estamos sempre com ele.
Com fotografias e reproduções de documentos inéditos, as homilias e os discursos do papa, os testemunhos exclusivos dos que com ele viajaram e dos seus dois grandes amigos, Alicia Barrios e Abraham Skorka.

Esta é uma viagem pela paz. Uma história escrita, lado a lado, por um judeu e por um católico, cujos caminhos se cruzaram ao encontrar Francisco. O mais importante relato vivo do acontecimento que só foi possível pela mão daquele que melhor encarna as palavras de Santa Catarina de Sena: «o doce Cristo na Terra».
Os autores
Henrique Cymerman nasceu no Porto em 1959. Licenciou-se em Ciências Políticas e Sociologia pela Universidade de Telavive, onde fez o mestrado em Ciências Sociais. É correspondente no Médio Oriente da SIC, da Globo News do Brasil, da Univision dos EUA, da Telecinco de Espanha e Chanel 2 israelita, bem como dos jornais La Vanguardia e do Expresso. Professor catedrático na Universidade Interdisciplinaria de Herzlia, é autor do livro Entrevistas no Centro do Mundo, publicado em Portugal e traduzido para espanhol, hebraico, árabe e inglês. Entre as suas numerosas distinções contam-se as comendas da Ordem Infante D. Henrique e a Ordem do Mérito do Rei de Espanha, o Prémio Daniel Pearl e o recente Prémio dos Direitos Humanos em Espanha pelo seu trabalho em prol da paz na recente visita do Papa Francisco ao Médio Oriente, que o apelidou, na entrevista aqui reproduzida, «anjo da paz».

Jorge Reis-Sá nasceu em Vila Nova de Famalicão em 1977. Licenciado em Biologia, depois de quinze anos como editor (nas Quasi e na Babel), é agora consultor editorial. Como escritor, publicou prosa, poesia (reunida no volume Instituto de Antropologia) e crónicas. Colabora frequentemente com a comunicação social. O seu próximo romance será publicado em 2015 pela Guerra & Paz, editora na qual, no mesmo ano, será reeditado aquele com que se estreou, Todos os Dias.

«A Revolução EMDR: Mude Sua Vida Uma Lembrança de Cada Vez», de Tal Croitoru

A Revolução EMDR: Mude Sua Vida 
Uma Lembrança de Cada Vez
O Guia para Cliente
de Tal Croitoru
Data de publicação: Setembro 2014
N.º de páginas: 142


O livro
Há uns quantos livros sobre terapia EMDR para psicoterapeutas. No entanto, há poucos que tenham os clientes como alvo. O livro de Tal Croitoru faz com que as pessoas realmente queiram se submeter ao tratamento com terapia EMDR. O livro já saiu em inglês, hebraico, espanhol e brevemente será lançado em português.
Em Israel, Tal dirige uma rede de clínicas EMDR. Cada novo cliente recebe um livro quando começa o tratamento e isso reduz o abandono da terapia; e cada cliente que termina recebe mais dois exemplares para entregar a pessoas que lhes sejam importantes. Está previso o lançamento do livro em português dIsso nos traz mais encaminhamentos. Trata-se de uma ferramenta psicoeducativa e ajuda a divulgar o EMDR. Experimente!

O livro pode ser adquirido aqui, aqui ou aqui
Excertos
«No EMDR, não oferecemos ferramentas para lidar com o problema, mas, em vez disso, removemos o problema. Quando o problema é removido, os sintomas cessam de existir.» (p. 3)
«Com a ajuda do EMDR, podemos reconhecer rapidamente os efeitos de vivências negativas precoces em nossas vidas no presente e neutraliza-las. Essas vivências funcionam dentro de nós, muitas vezes como uma pequena voz crítica. Com a ajuda do EMDR podemos reconhecer os eventos chave que criaram a história interna que não nos incentiva a crescer e a modifica-la e mudá-la para uma história mais positiva.» (p. 79)

EMDR
A terapia EMDR é a psicoterapia mais rápida, eficiente com base em evidências científicas disponível hoje em dia. Resultou em uma recuperação de 80-90 por cento de Transtorno de Estresse Pós-Traumático TEPT) em apenas cinco a doze horas, sendo reconhecida como mais rápida do que a Terapia Comportamental Cognitiva. A terapia EMDR é a solução perfeita para pessoas cansadas de longos anos de terapia devido a seu sofrimento ou a barreiras psicológicas. É ideal para aquelas que pensam em fazer terapia, mas se desanimam diante do compromisso de longo prazo. Também é útil para aquelas pessoas que já descobriram que a tomada de consciência, a força de vontade e a determinação não são suficientes para a mudança, bem como para aquelas que querem uma mudança psicológica profunda em um período extremamente curto de tempo. Conforme as palavras do psiquiatra e professor, Bessel van der Kolk: "A velocidade com que a mudança ocorre durante a terapia EMDR contradiz a noção tradicional de tempo como algo essencial para a cura psicológica". EMDR significa Eye Movement Desensitization and Reprocessing (Dessensibilização e Reprocessamento por meio de Movimento Ocular). 


A autora


Outros livros publicados pela TraumaClinic Edições:

- EMDR: Princípios Básicos, Protocolos e Procedimentos, de Francine Shapiro

- Curando a Galera que Mora Lá Dentro: Como o EMDR  pode tratar nossos papéis internos, de Esly Carvalho

- Cura Emocional em Velocidade Máxima: O Poder do EMDR, de David Grand

- Dia Ruim... Vá Embora!!, de Ana Gomez

- Psicologia Energética e EMDR, de John Hartung

- A Neurobiologia do Processamento de Informação e seus Transtornos: Implicações para a Terapia EMDR e outras Psicoterapias, de Uri Bergmann