domingo, 19 de abril de 2015

Dois livros que falam de silêncios: «Silêncio» e «Antologia do Silêncio»


de Gonçalo Leal (texto) 
e Tânia Siopa (ilustração)

Sinopse
Apenas no silêncio se transmitem as mensagens com destinatário, mas impossíveis de serem entregues. Todas as páginas deste livro são telegramas que confessam sempre alguma coisa a alguém que não existe senão dentro da sua própria vida. Todas a imagens são retratos imaginários, mas possíveis. Todos os poemas são cartas para não mandar, como as de Bernardo Soares, nas suas páginas desassossegadas: “Dispenso-a de comparecer na minha ideia de si. A sua vida. Isto não é o meu amor; é apenas a sua vida. Amo-a como ao poente e ao luar, com o desejo de que o momento fique, mas sem que seja meu nele mais que a sensação de tê-lo.” As mensagens transmitidas em silêncio, pelo sonho do que nunca podia ter sido, apesar de desejado, apenas porque assim será sempre puro e nobre.

“Eu não sonho possuir-te. Para quê? Era traduzir para plebeu o meu sonho. Possuir um corpo é ser banal. Sonhar possuir um corpo é talvez pior, ainda que seja difícil sê-lo: é sonhar-se banal – horror supremo.” in Livro do Desassossego, composto por Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa.

Em branco
Os sons evaporam-se na brisa da manhã
e as palavras ocas,
constroem frases desprovidas de sentido…
Tido o que tento dizer não passa de um vazio,
de uma tela branca
que só a imaginação de quem sabe ler os meus lábios
pode colorir…
Para os restantes deve ser apenas loucura…

Coisa
Não vou mais dizer quem somos. Ou o que somos.
Porque não sei.
Confunde-me a ideia de sermos alguma coisa.
Somos com certeza essa coisa,
mas se não sabemos o que é, fará sentido continuarmos a ser?
Pode ser que sim,
mas a continuidade do teu silêncio vai retirando
essência à indefinida coisa.
Ao perscrutar o vazio de palavras, percebo que deve
fazer algum sentido, porque também eu,
não concebo a ideia de sermos coisa alguma.

O autor
Nasceu em Lisboa, em 1977. Licenciou-se em Economia pelo ISCTE e apesar de ter desenvolvido a sua formação e carreira profissional na área financeira, desde sempre se sentiu atraído para o mundo dos livros e da palavra. Tem dois livros de poesia publicados num site de self publishing: Antes do adormecer (2008) e Entra no meu sonho (2010). Vive e trabalha em Lisboa.

A ilustradora
Nasceu no Bombarral, em 1977. Licenciou-se em Design no IADE (Instituto de Artes Visuais Design e Marketing) e em 2002 terminou a Pós-Graduação de Banda Desenhada e Ilustração no mesmo instituto. Desde muito cedo ligada às artes plásticas, já participou em diversas exposições coletivas e atualmente é professora de Artes Visuais, Designer e Ilustradora. Na área editorial já colaborou com editoras como a Santillana/Constância, Texto Editora, Distema e Gailivro. Vive e trabalha em Lisboa.



de Susana Inês

Sinopse
Antologia do Silêncio tende a ser uma melodia que pretende refinar o silêncio da Alma em palavras e significações profundas do que podemos denominar de silêncio interior e exterior, no sentido da existência humana, do seu propósito, da sua essência e axiologia.

Este livro é uma viagem entre a saudade e o seu silêncio, adjacente e permanente, um dinamismo complexo, profundo e empírico, que nos leva a querer entender o seu sentido e o paralelismo entre estes dois conceitos. Não obstante, o livro aborda temas multiplurais e sentimentos, porém, o seu objetivo primordial é colocar o leitor numa viagem longa, transcendente, pura e inocente, ouvindo o silêncio que, por vezes, é tão indispensável como o ar que respiramos a todo o momento!

A autora
Susana Inês nasceu no ano de 1987, em Fonte Boa, uma freguesia que pertence ao concelho de Esposende, distrito de Braga. Licenciou-se em Educação Social Gerontológica, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Obteve alguns prémios e participações em concursos literários. Aos doze anos, foram publicados poemas da sua autoria no Cancioneiro Poético do Instituto Piaget - Campus Universitário de Almada (1999). Participação no Concurso Poético Lions Club Nossa Senhora da Hora de Matosinhos (Menção Honrosa); Participação e exposição dos seus poemas no encontro “Miragens” Jovens Artistas entre Portugal e Espanha; Colaboradora em alguns jornais concelhios (2010/2011); Publicação do livro de poesia A menina feita de Música - Corpos Editora - Porto (2011); Publicação do livro de Poesia Semente feita Palavra – Corpos Editora - Porto (2013).

Sem comentários: