domingo, 26 de abril de 2015

Editora Modocromia publica «Notícias de Babilónia e Outras Metáforas», de Manuel Veiga

O livro Notícias de Babilónia e Outras Metáforas, de Manuel Veiga, foi apresentado ao público pelo poeta Jorge Castro, no passado dia 18 de Abril, na Fundação José Saramago. Algumas fotografias do evento podem ser vistas aqui.
N.º de páginas: 160
Editora: Modocromia
Data de publicação: Abril 2015
«(…) Escreve agora Manuel Veiga com olhar crítico sobre os tempos de crise que o país e o mundo têm vivido desde há décadas e que, nos mais recentes anos, se tem acentuado, mediante a afirmação desenfreada do neoliberalismo económico e a proclamação de uma cultura planetária que esmaga todas as singularidades e se impõe em todo o lado, como expressão de uma ideologia de pensamento único.
O autor entende a crise racionalmente, mas sente-a emocionalmente. É sobretudo um criador de poesia, da qual não se desembaraça nestes textos. As suas metáforas políticas, quase sempre amargas, constituem, de alguma forma, insurgências de uma zombaria ascentral, com que a arraia-miúda se vingava dos desmandos dos poderosos. Outras vezes, os textos ecoam uma plangência dorida e esperançosa, como gestos solidários que se expõem desamparados ao leitor.(…)» Excertos do prefácio de António Bica e João Corregedor da Fonseca


«COIOTES E ASNOS...
Babilónia é uma selva. Onde predominam coiotes e outros animais menores...
Um dia apareceu um animal largo de promessas, que de si próprio dizia ser um animal feroz. E os babilónicos entregaram-lhe o poder...
Cedo, porém, verificaram que as promessas eram de submissão aos animais mais fortes da floresta, que estrangularam a cidade... Muitos o detestam, por isso...» (p. 44)

O autor
Manuel Veiga Nasceu em Matela, concelho de Vimioso (Trás-os-Montes) e reside em Bobadela - Loures.
É licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. Exerceu advocacia alguns anos no início de carreira, que depois prosseguiu como consultor Jurídico em Municípios da Área Metropolitana de Lisboa e, mais tarde, como Inspector Superior da Inspecção Geral da Educação, onde desempenhou funções no respectivo Gabinete Jurídico.
Publicou artigos de opinião na imprensa diária, em especial, no Diário de Lisboa e em O Diário, bem como em revistas periódicas sobre temas de natureza política, económica e social, designadamente, a revista Economia EC e a revista Poder Local.
Colabora com a revista Seara Nova desde meados dos anos oitenta, integrando o respectivo Conselho Redactorial, a partir de 2007. Em Maio de 2014, publicou o livro de poesia Poemas Cativos.

Sem comentários: