domingo, 19 de abril de 2015

O romance policial «Um Crime no Parque das Nações» é uma das novidades das Edições Vieira da Silva

Eis alguns dos mais recentes livros publicados pelas Edições Vieira da Silva, que assinalou no passado mês de Março 4 anos de existência. Todas as informações sobre estas e outras obras do catálogo da editora podem ser consultadas no site www.edicoesvieiradasilva.pt e em www.facebook.com/vieiradasilva.edicoes.

A Grandeza da Mãe
de Manuel Favita
Sinopse
A mãe vive com a convicção de que o seu dever de mãe não está cumprido, o que a leva a agir com o sentimento perene de estar em falta. Porque não retribuímos tudo em devido tempo, por vezes tentamos fazê-lo quando já não a temos e nada pode receber, a não ser o sentimento de gratidão. Deste pensamento nasceu o poema A Grandeza da Mãe, mas, para tal, foi preciso voltar ao passado, recordá-lo e registá-lo para não voltar a perdê-lo.

Esse envolvimento com o passado activou memórias que bateram à porta dos sentidos, e saíram dando voz aos restantes poemas deste livro, descrevendo acontecimentos e vivências que marcaram uma vida e temas com ela relacionados.

A Grandeza da Mãe, que dedico à minha mãe, musa deste livro, como objecto de um pensamento de gratidão, é também uma homenagem às mães, que não sendo minhas, são mães.



A Velha Senhora
de Isabel Bruma
Sinopse
A velha senhora, vê aproximar-se o fim. E enquanto descansa na sua cadeira ou olha o mar da sua varanda vai pensando no seu passado. Os momentos felizes, as horas que lhe trazem remorsos, as dúvidas que a acompanharam sempre a família que tanto ama, os amigos que foram parte importante dos seus dias. E interroga-se sobre o sentido da vida e angustia-se com o enigma da morte.



O Cante Alentejano
No Cancioneiro do Padre Marvão
O encantamento feminino na voz do cantador
de Clara Santana Rita
Sinopse
O Cante Alentejano, impregnado de inúmeras exaltações, deixou uma herança na cultura portuguesa, já que a música é, tradicionalmente, uma marca identitária que se considera importante. É, assim, que o Cante é nosso e, desde Novembro de 2014, Património Cultural e Imaterial da Humanidade, data em que a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) reconheceu a sua singularidade cultural, tal como já tinha sucedido ao Fado em 2011.



Um Crime no Parque das Nações
de Manuel Cantarino de Carvalho
Sinopse
Este não é um livro de acção, mas para dedução.
O inspector Martinho faz gala em usar gravatas que têm como critério nunca combinarem com qualquer outra peça de roupa. Apesar da sua figura um pouco caricata, é arguto. Acrescente-se a este breve retrato o seu apreço pela sabedoria popular, enunciando provérbios e adágios a propósito das circunstâncias, enquanto decorre a investigação de um suposto suicídio!
A acção encontra-se inserida no contexto da crise vivida em Portugal e desenvolve-se entre o Parque das Nações e Sesimbra, passando pela Casa de Bombordo, em Cascais.



Leninegrado
de José Manuel Barros
Sinopse
Inserido no contexto da II Guerra Mundial, Leninegrado retrata o drama social vivido por um grupo de personagens que, durante o cerco movido pelas forças nazis à cidade russa, se vê obrigado a tomar decisões relativamente ao seu futuro. O seu enredo, todo ele desenvolvido numa atmosfera de intriga e conflito e a exigir uma reflexão atenta acerca dos valores universais que a situação histórica põe em causa, é partilhado por uma bailarina russa, uma jovem judia, um jovem militar, um empresário metalúrgico e um negociante de arte, partidário da ideologia nazi. Movidas por interesses e ambições pessoais, as personagens procuram sobreviver à guerra, encontrando no amor e nas paixões desenfreadas uma esperança que lhes permita não só um sentido para a vida como uma garantia de futuro. Mais do que contar uma história ou revisitar a História, este exercício textual alerta-nos para o perigo de o processo histórico ser dramaticamente perturbado por ideologias nacionalistas eivadas de fanatismo e preconceito.


Sem comentários: