domingo, 26 de julho de 2015

A PACTOR publicou recentemente os livros «Serviço Social com Famílias» e «Toxicologia Forense»


Serviço Social com Famílias
de Maria Irene de Carvalho

O livro
A intervenção profissional com famílias é um tema que tem sido abordado e debatido pelo Serviço Social desde as suas origens, garantindo assim à profissão uma inserção estratégica no cenário contemporâneo da política social.

De facto, as famílias são uma das principais unidades de análise e um dos pilares fundamentais da intervenção do Serviço Social. Atualmente, esta intervenção dirige-se não a um tipo ideal de família, mas a vários tipos: famílias recompostas, monoparentais, nucleares, com casais do mesmo sexo, entre outros.

Este livro reúne o trabalho de assistentes sociais, docentes e investigadores, dando-se enfoque à intervenção sistémica e à intervenção individualizada e com famílias, com vários exemplos de intervenções neste domínio. Evidencia-se, igualmente, a intervenção em situações de acontecimentos adversos de saúde, com crianças em idade escolar, pessoas LGBT, imigrantes e famílias de idosos.

Procura-se, ainda, relevar o conhecimento que é produzido noutros contextos societários, como é o caso do Brasil, com a participação de várias autoras que se têm destacado nesta área.
A PACTOR disponibiliza (aqui) para leitura imediata as primeiras páginas do livro.




Toxicologia Forense
de Ricardo Jorge Dinis-Oliveira, Félix Dias Carvalho e Maria de Lourdes Bastos

O livro
Esta obra proporciona conhecimentos diferenciados sobre a atividade pericial em Toxicologia Forense, constituindo-se como suporte pedagógico de cursos superiores de pré e pós-graduação nas áreas forenses, e como ferramenta de trabalho para Peritos Forenses. Aqueles que tenham curiosidade ou desejem aprofundar conhecimentos encontrarão o que de mais útil e atual se pratica na área. Salienta-se o facto de o livro apresentar a visão de renomados Toxicologistas Forenses portugueses e brasileiros, adequando-se, por isso, às realidades dos dois países. Além de compreender a Química Analítica, espera-se do Toxicologista conhecimentos aprofundados de toxicocinética e toxicodinâmica dos xenobióticos, bem como dos fatores que podem influenciá-las. A mais-valia desta obra é, pois, perceber o que deve ser tido em conta na interpretação de um resultado toxicológico.

Este livro aborda ainda conceitos de Toxicologia Geral, assumindo-se, assim, de interesse transversal para estudantes e profissionais das áreas de Ciências Farmacêuticas, Ciências Biomédicas, Medicina, Análises Clínicas e Saúde Pública, Bioquímica, Direito e Criminologia.
A PACTOR disponibiliza (aqui) para leitura imediata as primeiras páginas do livro.



Sem comentários: