segunda-feira, 24 de agosto de 2015

A 4 de Setembro é lançado os livros «500 Erros Mais Comuns da Língua Portuguesa» e «Como Falar Corretamente e sem Inibições»


500 Erros Mais Comuns da Língua Portuguesa
de Sandra Duarte Tavares

Páginas: 272
Editora: A Esfera dos Livros
Data publicação: 04/09/2015

Sinopse
Já deu por si a dizer «quaisqueres que sejam os filmes, de certeza que vou gostar» ou «hades me explicar porque te fostes embora»? Que hoje está um dia solarengo ou que sentiu um mau-estar repentino? Se não disse, já ouviu alguém dizer, pois neste livro vai descobrir que estes são alguns dos 500 erros mais comuns da Língua Portuguesa, quer no registo oral, quer no escrito. 

A linguista Sandra Duarte Tavares, colaboradora dos programas de rádio Pontapés na Gramática e Jogo da Língua, de um modo sucinto e objetivo e recorrendo a uma linguagem acessível, para quem não domina a terminologia linguística, explica-nos qual a forma correta de utilizar determinada palavra ou expressão, para que, a partir de agora, possa fazer um bom uso da sua língua. 

Uma obra fundamental para jornalistas, editores de texto, estudantes e professores, mas também para todas as pessoas que são constantemente assaltadas pelas dúvidas linguísticas mais elementares. Para acabar de vez com os «pontapés» na gramática!

Outros títulos da autora
Pares Difíceis da Língua Portuguesa (Editorial Planeta, 2015)
Gramática Descomplicada para os Pais (Editorial Planeta, 2015)
Quem Tem Medo da Língua Portuguesa? (Verbo, 2011)
S.O.S. Língua Portuguesa (Verbo, 2008)



Como Falar Corretamente e sem Inibições
de Reinaldo Polito

Páginas: 304
Editora: Pergaminho
Data publicação: 04/09/2015

Sinopse
Segredos e Dicas para Uma Comunicação Eficaz Campeão de vendas na área de interesse geral da Editora Saraiva, o clássico consagrado pelo público, sempre presente nas listas dos mais vendidos em todo o país, vem recebendo desde o seu lançamento elogios de prestigiados órgãos da imprensa. 

Autor de 21 livros sobre a arte de falar em público, Reinaldo Polito expõe nesta obra ampliada, de maneira clara, simples e didática, toda a sua experiência de décadas a ensinar executivos e profissionais liberais a apresentarem-se com desembaraço e sem inibições. Cada capítulo é uma verdadeira aula que oferece passo a passo todas as técnicas para se tornar um comunicador excecional. O leitor aprenderá a controlar o medo de falar em público, a falar de improviso, a conquistar ouvintes hostis e indiferentes, a preparar e a fazer palestras, a evitar as brancas, a ordenar o raciocínio, a ampliar o vocabulário, a melhorar a voz, a corrigir a postura e a gesticulação, a fazer saudações e despedidas, a apresentar oradores, a usar o microfone, a participar em reuniões e a desenvolver todos os aspectos da boa comunicação.

Outro título do autor
Como Conquistar e Influenciar Pessoas (Pergaminho, Março 2015).

Outras sugestões de leitura para quem quer evitar dar erros de vocabulário

(Soregra, Junho 2015)


Em PORTUGUÊS, Se Faz Favor
UM GUIA PARA FALAR E ESCREVER BEM EM PORTUGUÊS
                                                                de Helder Guégués

Sinopse
É oficialíssimo: o verbo «pôr» morreu mesmo. Depois de alguns anos em coma, morreu esta madrugada. Vai estar esta noite em câmara-ardente na capela do Público. À família enlutada (antepor, compor, dispor, impor, opor, propor, transpor, etc.) apresentamos as nossas condolências. Como todos os defuntos, era uma excelente pessoa. Segundo o testemunho emocionado de alguns colegas, como o Dr. Meter e o Eng.º Colocar, nos últimos anos o Sr. Pôr sentia-se muito combalido e maltratado.

Afinal o termo correcto é «pôr», «colocar» ou «meter»? Usa-se «mais bem» ou «melhor»? Estas e outras dúvidas são respondidas por Helder Guégués – tenaz revisor que persegue os erros que se infligem à Língua Portuguesa há mais de 15 anos – no seu primeiro livro, Em Português, Se Faz Favor, que a Guerra e Paz faz chegar às livrarias a 23 de Setembro.

Partindo sempre de casos reais, publicados em livros e jornais nacionais, o autor aponta-nos alguns dos erros e confusões mais comuns, passando por questões de regência verbal, ortografia, pronúncia, concordância, modismos e mau uso e formação do plural. Correcções onde não faltam notas de humor que aligeiram o árduo trabalho de apreender regras.
Por exemplo, sabia que aselha se escreve com S e não com Z? «Basta lembrarmo-nos de que aselha vem de asa, e nunca mais nos vamos esquecer.», pode ler-se neste Em Português, Se Faz Favor. Depois de aprender isto, quem é que voltará a enganar-se?

Sem comentários: