quinta-feira, 20 de agosto de 2015

As novidades literárias da BABEL para a 'rentrée' em Setembro

Beijo Técnico e outras histórias
de Fernando Venâncio

Chancela: Ulisseia
Sinopse
São histórias curtas, não raro curtíssimas, outras nem por isso. Quase todas enigmáticas, desafiadoras, aqui e além improváveis. Mas todas têm consistência, e nenhuma é absurda. O mundo onde elas valem passa-nos sempre por perto. Há assassinatos por um jackpot, novelas mexicanas na caixa do supermercado, auto-estradas novinhas a separar amantes. Há um ouvinte cândido de miúdas com cio, paquidermes na sala de estar, triângulos amorosos prevendo o dia de amanhã. Em suma: a exacta realidade, tal como você a conhece.

Chegou-se e disse-me: «Dá-me um beijo técnico.» Dei-lho. Dei logo dois.
Olhou-me nos olhos. Disse que nunca lhe sucedera nada assim.
Eu só faço as coisas bem.
A Raiz Vermelha do Amor

Chancela: Ulisseia
Sinopse
Neste livro procura-se o encontro do passado com o presente, num diálogo de paisagens físicas e humanas, imóveis no tempo, na sua unidade original. Inquietações e angústias, interrogações que se repetem e atravessam os séculos numa sucessão de ecos que são como as raízes de um sistema primitivo e inalterável.

Lucina vivia só, alugara uma casa onde passara férias António Nobre, numa rua ventosa de Leça, perto da praia, com uma porta azul ao cimo de três degraus de pedra, sobre o passeio. Agradava-lhe a companhia desse fantasma doente. Ouvia a sua tosse cansada em noites de nevoeiro, como se presa para sempre nas paredes do quarto. Ouvia a ronca do farol, e o apito demorado e rouco dos cargueiros que saíam do porto à noite, iluminados com luzes frouxas, onde se recortavam toscas figuras da tripulação, e adormecia embalada no mais tranquilo dos sonos.

Outros livros da autora
Do outro lado do quadro (2000), O olhar do lobo (2003), A folha do limoeiro (2005), Pequeno Alberto o pensador (Babel, 2010), Contos sombrios (Babel, 2011) e Vinte anos na província (2013).


Os caminhos de Orpheu
de AA.VV.

Chancela: BABEL
Sinopse
Para comemorar o centenário de Orpheu, a obra Os caminhos de Orpheu dá-nos a conhecer os caminhos que deram origem à revista Orpheu, outros caminhos que a cruzaram ou acompanharam, alguns caminhos de continuidade frustrada e os caminhos astrais trilhados no zodíaco.

Neste livro, resultante da exposição patente na Biblioteca Nacional de Portugal, apresentam-se originais de Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e outros colaboradores, cartas, publicações da época e obras de arte plástica dos artistas ligados à revista: Almada-Negreiros, Santa-Rita Pintor e Amadeo de Souza Cardoso. Destacam-se alguns factos pouco conhecidos e estabelecem-se elos que ajudam a compreender o que foi e o que é a Orpheu

Inclui, ainda, material inédito de Eduardo Lourenço; Mário de Sá-Carneiro; Fernando Pessoa e Amadeo de Souza-Cardoso.

Colaboradores na obra
Richard Zenith, Eduardo Lourenço, Arnaldo Saraiva, Ana Rita Palmeirim, Claudia J. Fischer, Nuno Júdice, Fernando Cabral Martins, Santa-Rita Pintor, Ruy Coelho, Amadeo de Souza-Cardoso, Marta Soares, Anabela Almeida.


World Press Cartoon – Cascais 2015
de AA.VV.

Chancela: BABEL
Sinopse
O World Press Cartoon, salão de referência do humor gráfico de imprensa, dá anualmente origem à edição de uma obra de design sofisticado, na qual se distinguem e divulgam os melhores desenhos humorísticos publicados na imprensa mundial nas áreas de Caricatura, Cartoon Editorial e Desenho de Humor. Mantendo a qualidade a que, ano após ano, nos habituou, o livro World Press Cartoon 2015 espelha a 11.ª edição do prestigiado salão, apresentando uma recolha dos melhores trabalhos nos quais são retratados com humor e acutilância os assuntos que, a nível mundial, foram notícia em 2014.
Este livro é, pois, um desfile de acontecimentos e personalidades que marcaram 2014: da Ucrânia ao Papa Francisco; da epidemia de Ébola ao Campeonato do Mundo de Futebol; da crise europeia ao Estado Islâmico, vistos com humor e arte por cartoonistas de todo o mundo.
Mais um Estranho na Escola - Islão
de Alexandre Honrado e Paulo Mendes Pinto
Ilustrações de Joana Rita

Género: Infantil (recomendado a partir dos 6 anos)
Chancela: Verbo

LIVRO JOGO que inicia a coleção Crescer e Aprender

Sinopse
Um livro divertido, um livro sério, um livro para brincar, um livro para aprender. O primeiro de uma coleção para ler e jogar. Para ler e jogar agora e guardar para toda a vida. Um livro para partilhar e descobrir, no mundo em que vivemos, as diferenças que, afinal, não nos tornam assim tão diferentes. Numa época em que tanto se fala de religiões, esta é uma oportunidade de começar a entender o que cada uma delas significa.
Onde dormem os reis?
Uma visita ao Panteão
de Alexandre Honrado
Ilustrações de Susana Matos

Género: Infantil (recomendado a partir dos 5 anos)
Chancela: Verbo

Inicia a coleção Património em Conto Pequeno, para conhecermos o património material do nosso país.

Sinopse
Temos ouvido falar tantas vezes do Panteão Nacional, que nos deu mesmo vontade de ir à procura dele e saber o que é, o que contém, o que oferece e dá a conhecer. 

As surpresas sucederam-se e o resultado está neste livro, que não descobre exatamente onde dormem os reis, mas descobre onde repousam algumas figuras importantes que se destacaram na República portuguesa.

Aprender e brincar ao mesmo tempo. Não há forma mais divertida!

E assim começa uma nova coleção para conhecermos o património material do nosso País.

Sem comentários: