quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Lançamentos PACTOR: «O Filho Preferido» e «Eu, Professor, Pergunto – 2»

Pais e filhos dividem-se: se para alguns é um mito, para outros é uma realidade! Único e sem tabus, O Filho Preferido, das psicólogas Fátima Almeida e Laura Alho, explora um dos temas mais sensíveis e controversos da parentalidade.

A existência de um filho preferido é um tema tabu, pouco explorado na nossa sociedade. A afinidade e algumas características comuns entre filhos e pais podem, por vezes, reforçar a ideia de que existe um favoritismo e fazer crer que um filho é preferido em relação a outro.

O Filho Preferido foi escrito para ajudar a compreender e desmistificar a possibilidade desta preferência, bem como as suas consequências no seio familiar.

«Parte-se do princípio de que todos os nossos filhos são preferidos, mas não será uma utopia? (…) Há mais de 35 anos um pai veio ao meu consultório de psicologia e disse-me: «Acho que o segundo não é meu». O filho dele não o saberá, mas acabou por ficar marcado.»
In posfácio de Javier Urra,
Doutorado em Psicologia Clínica

Ao longo do livro, as autoras analisam as relações entre pais e filhos e os motivos por detrás do possível favoritismo. Este livro foca também os receios e as expectativas dos pais em relação à parentali¬dade, as características dos filhos consoante a ordem de nascimento, a adoção de um filho, a violência entre irmãos e muitos outros temas verdadeiramente úteis, que irão ajudar os leitores a superar os vários desafios que podem encontrar ao longo da sua aventura como pais.

«Filho preferido? Como pode o coração de uma mãe preferir um filho a outro, pelo menos a esta altura do seu crescimento? Sou uma árvore com vários ramos, mas relativamente aos dois que representam os meus filhos, não há preferência.»
Tânia Ribas de Oliveira,
Apresentadora de televisão

«Esta obra é uma ajuda clara no sentido de tornar todos os nossos filhos nos nossos preferidos.»
In prefácio de Margarida Pedroso Lima,
Professora Catedrática FPCEUC

O Filho Preferido é um livro que abre portas para a discussão do favoritismo mas, acima de tudo, reforça a certeza de que todos os filhos devem ser tratados justamente e amados incondicionalmente, fornecendo dicas e sugestões que os pais podem colocar em prática. Com testemunhos reais de ambas as partes visadas, este livro contém ainda instrumentos de autodiagnóstico sobre traços de personalidade e indicadores de comportamento.

Principais temas abordados no livro:
• Sonhos e expectativas parentais;
• Práticas educativas parentais;
• O filho único;
• O filho mais velho, o do meio e o mais novo;
• O filho adotado;
• O filho diferente;
• A infância roubada – parentificação (a criança desempenha papel de adulto no seio familiar);
• A perda de um filho;
• A violência entre irmãos.


Eu, Professor, Pergunto – 2, da autoria de Helena Santos Silva e José Lopes, neste novo título dão respostas sobre as necessidades e as capacidades dos alunos, a gestão da sala de aula e o desenvolvimento profissional do docente.

O leitor encontrará diversos ensinamentos que o vão auxiliar no delineamento de estratégias que podem ser aplicadas na relação com os alunos, tendo como objetivo a sua aprendizagem e também a sua evolução como professores.

Estruturado em torno de 18 perguntas cujas respostas são baseadas na investigação e na prática dos autores, Eu, Professor, Pergunto – 2 foi pensado para ser de fácil e acessível consulta. Como tal, as questões foram divididas em três partes:

Parte I, que aborda as emoções, necessidades e as capacidades dos alunos;
Parte II, na qual é desenvolvido o tema da gestão da sala de aula e aplicação da disciplina;
Parte III em que os autores focam o desenvolvimento profissional e a prática reflexiva.

«(…) Saúda-se a conceção deste livro e o produto final alcançado pois, partindo de uma breve síntese da bibliografia da investigação e reflexão, avança com as suas aplicações consumadas e potenciais na sala de aula em proveito da aprendizagem, do desenvolvimento e do sucesso dos alunos, por inerência objetivos que realizam profissionalmente qualquer professor.»
In prefácio de Leandro da Silva Almeida,
Professor Catedrático da Universidade do Minho

Este é um livro destinado aos professores de todos os níveis de ensino (1.º, 2.º e 3.º Ciclos dos Ensinos Básico, Secundário, EFA e Ensino Superior), abrangendo educadores de infância, e alunos de qualquer curso de licenciatura, especialização ou mestrado que habilite para a docência.

Conteúdos desenvolvidos na obra:
• Estratégias de ensino diferenciadas
• Gestão da sala de aula
• Aplicação da disciplina
• Desenvolvimento profissional
• Prática reflexiva
• Práticas de atenção plena e relaxamento
• Influência das emoções na aprendizagem e rendimento escolar
• Questionário de autoavaliação de competências do professor
Outra novidade editorial da PACTOR:
Eu Existo, de Diogo Telles Correia
 

Sem comentários: