quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Psicologia, Educação e Romance são os géneros literários das mais recentes novidades Self

Entre as mais recentes publicações a cargo da Self, o destaque vai para Do sofrimento à felicidade, o título do novo livro da escritora e tradutora Rossana Appolloni. O ensaio foi a base da Dissertação que a autora em 2013 apresentou para a obtenção do Grau de Mestre em Psicologia, Aconselhamento e Psicoterapias, conferido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Do sofrimento à felicidade: da psicanálise à psicologia positiva, de Rossana Appolloni
Depois da psicanálise ter iniciado o método terapêutico designado de cura pela fala, a psicoterapia humanista-existencial veio descentrar o domínio do patológico para uma abordagem centrada no desenvolvimento das potencialidades humanas, na responsabilidade individual e na procura de um sentido para a vida como fatores da condição existencial. Ao deslocar a focalização da doença para a autorrealização da pessoa, do sofrimento para a hipótese de felicidade, valorizando o aqui e agora, os sucessivos modelos de psicoterapia, cada um com especificidades próprias, incluindo a teoria racional emotiva e a teoria cognitiva-comportamental, abriram novos horizontes ao entendimento dos meios de acompanhamento psicológico e à capacidade de autonomia e autodeterminação do ser humano. Analisamos as roturas teóricas operadas ao longo do Séc. XX na área das psicoterapias a partir de quatro paradigmas: o psicodinâmico baseado na psicanálise freudiana; o humanista-existencial, baseado no movimento do potencial humano, na abordagem centrada na pessoa, na psicoterapia existencial, na psicossíntese e na logoterapia; o cognitivo, baseado na psicoterapia racional emotiva comportamental e na teoria cognitiva; e, finalmente, as propostas atuais da psicologia positiva, que procura criar um espaço próprio de investigação científica a partir da articulação das teses provenientes do cognitivismo, do humanismo-existencial e da psicologia moral.

«Esta obra trata de um tema sempre presente na história da humanidade e sempre abordado a partir de diversos pontos de vista filosóficos, religiosos e científicos. E esse tema é o do sofrimento psicológico do ser humano e dos modos conhecidos e a conhecer para o reduzir. (...) aquilo que o leitor encontrará neste livro é uma depurada descrição das formas de intervenção psicológica, quer no domínio da psicoterapia quer no do counselling, que foram tendo alguma popularidade de uso.» - Dr. Luiz Gamito (Presidente do Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos; Ex-Director do Hospital Júlio de Matos), in Introdução
Eis os títulos dos primeiros 5 capítulos que compõem o livro:
Capítulo 1 - A Sabedoria Antiga
Capítulo 2 - Freud: a Psicanálise e o Psicodinâmico
Capítulo 3 - A Psicologia Comportamental
Capítulo 4 - O Modelo Humanista-Existencial
Capítulo 5 - Carl Rogers e a Abordagem Centrada na Pessoa

Outro livro de Rossana Appolloni: Ousar ser feliz: Dá trabalho mas compensa! (2.ª edição, 2014)


Esta Casa não é um Hotel, de Irene Orce
Em época de regresso às aulas, voltam também aquelas quezílias habituais entre pais e filhos adolescentes na gestão caseira. Este manual de educação emocional é para todos os pais e mães que pretendam resolver estes conflitos tão comuns.
O objetivo deste livro é construir uma ponte entre pais e filhos, através de reflexões e ferramentas úteis para conseguir enterrar o machado de guerra e viver em harmonia.
Outro livro pertencente ao catálogo da Self, que pode interessar: Estudar Sem Stress


A Vida Contada de A. J. Fikry, de Gabrielle Zevin
A vida de A. J. Fikry não é, de modo algum, a que ele esperou que fosse. Vive sozinho, a sua livraria está a passar pelo pior momento da sua história e,  agora, a sua preciosidade mais valiosa, uma rara antologia de poemas de Poe, foi roubada. Mas quando uma misteriosa encomenda aparece na livraria, a sua inesperada chegada dá a Fikry a oportunidade de mudar completamente a sua vida, e ver tudo com novos olhos.
Divertida, terna e comovente, A Vida Contada de A. J. Fikry relembra-nos a todos porque é que lemos e porque é que amamos. Este livro tem humor, romance, suspense, mas, acima de tudo, amor - amor pelos livros e amor pelas pessoas dos livros.

Um hino à gloriosa imperfeição da humanidade

«Maravilhosamente otimista sobre o futuro dos livros e das livrarias e das pessoas jovens que amam ambos.» Washington Post
«Uma história de redenção e transformação que vai cantar ao seu coração por muito, muito tempo.» Garth Stein



O Caminho para a Liberdade Financeira, de Bodo Schäfer
Aos 26 anos, falido e cheio de dívidas, Bodo Schäfer decidiu que era altura de revolucionar as suas finanças. Com a ajuda de um mentor, em menos de quatro anos conseguiu reequilibrar as contas e adquirir um património respeitável. Este livro revela, passo a passo, os princípios fundamentais do método para fazer a sua riqueza aumentar.


Treine o Seu Cérebro 2, de Àngels Navarro
Um livro de passatempos dirigido a todos aqueles que desejam alargar a sua capacidade cerebral de uma forma divertida.

Título publicado anteriormente: Treine o Seu Cérebro 1


Sem comentários: