quinta-feira, 8 de outubro de 2015

O best-seller «A Morte de Um Apicultor» está de novo nas livrarias, com uma novíssima edição e tradução

A Morte de Um Apicultor, de Lars Gustafsson
Sinopse
Lars Westin está a morrer; embora se recuse a ler a carta enviada pelo hospital, que confirma o seu diagnóstico, ele sabe que tem cancro e que não irá viver até ao final da primavera seguinte.
Não aceita, porém, entregar o tempo que lhe resta ao espaço impessoal de um hospital, preferindo tomar o controlo do seu próprio destino e prosseguir com a sua vida solitária e reflexiva.
Abandona a carreira de professor e inicia uma nova vida como apicultor. Prescindindo de qualquer tratamento médico, Lars continua a sua vida simples e recolhida, na sua casa de campo, em pleno cenário rural sueco.
Esta é uma história sobre a vida, em particular a vida que antecede a morte. É sobre como, com a linguagem, se esconde a verdade. É sobre a forma como a dor pode revelar o nosso verdadeiro eu.
O autor
Lars Gustafsson, nascido em 1936, além de reconhecido no seu país natal, a Suécia, é um escritor mundialmente consagrado nas áreas da ficção, poesia, drama, ensaio e reportagem sobre vários temas.
Autor de uma vasta obra, foi com A Morte de um Apicultor— publicado originalmente em Estocolmo em 1978 — que atingiu o reconhecimento internacional. A sua obra, traduzida em mais de 15 idiomas, obteve reconhecimento internacional com elogios da crítica, várias dezenas de prémios literários e a nomeação para o Prémio Nobel da Literatura. Foi ainda incluído por Harold Bloom no seu livro O Cânone Ocidental.

Sem comentários: