quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Em Outubro são lançados pela Objectiva livros do físico Carlo Rovelli e da jornalista Judite Sousa

Segredos, de Judite Sousa
Sinopse
De uma campanha eleitoral, todos ficamos a conhecer os temas principais, as palavras mais fortes, as sondagens diárias, as promessas e as acusações, as melhores imagens e os momentos decisivos. Tudo isto é dissecado ao pormenor por um vasto leque de comentadores dispersos pelos mais variados meios de comunicação, fazedores de opinião de diferentes quadrantes políticos que detêm, também eles, muito poder. Fomos saber o que pensam sobre isto alguns dos mais importantes comentadores do país: António Vitorino, Bagão Félix, Bernardino Soares, Fernando Rosas, Francisco Louçã, Jorge Coelho, Luís Marques Mendes, Marcelo Rebelo de Sousa, Pedro Marques Lopes, Pedro Santana Lopes e Otávio Teixeira.
Com a tensão a crescer a cada dia, a emoção da campanha culmina, por fim, na noite de todas as decisões: vitória para uns, decepção para outros. Tudo isto é público.
Mas há muito numa eleição para lá do que o cidadão comum vê e sabe. Entre as conturbadas negociações para a realização do debate televisivo, a minuciosa preparação dos candidatos para o combate, as intrigas nos bastidores e os segredos dos negócios televisivos, ficaram muitas histórias por contar. Conheça-as aqui, pela mão de uma das mais relevantes jornalistas portuguesas.
Livros publicados anteriormente
Os Nossos Príncipes (2014)
Álvaro, Eugénia e Ana (2013)

Sete Breves Lições de Física, de Carlo Rovelli
Sinopse
Em sete breves lições, Carlo Rovelli, físico italiano, guia o leitor, com admirável clareza e surpreendente poesia, numa viagem pela Física moderna, iluminando as suas descobertas mais marcantes e deixando entrever tudo aquilo que aquela ciência ainda desconhece. Através das suas palavras, a Física deixa de ser uma abstracção acessível a poucos para ser parte da vida.
Estudadas as sete lições, chegamos, mais perto daquilo que somos.

Um livro que expõe, com simplicidade e poesia, os mistérios da física

Excerto
«Estas lições foram escritas para quem não conhece, ou conhece pouco, a ciência moderna. Juntas, compõem uma rápida panorâmica sobre alguns dos aspectos mais relevantes e fascinantes da grande revolução que ocorreu na física do século XX e em particular sobre as questões e os mistérios que esta revolução trouxe à luz. Porque a ciência mostra-nos como compreender melhor o nundo mas também nos revela como é vasto aquilo que ainda não sabemos.» Carlo Rovelli, in Preâmbulo (p. 9)

Sem comentários: