segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Lançamentos de Setembro e Outubro | Edições Texto & Grafia

Novidades das Edições Texto & Grafia, disponíveis a partir de 15 de Outubro:

A Estética
História e Teorias
de Carole Talon-Hugon
Sinopse
Como podemos avaliar um quadro, e com que instrumentos de análise crítica? E que dizer da emoção que experimentamos diante de uma obra de arte? Se o belo e a arte são temas filosóficos de sempre, a Estética, como disciplina independente, só aparece no século XVIII, quando as noções de arte, de sensível e de belo se fundiram entre si. De Platão a Kant, de Adorno a Hegel, esta disciplina parece de difícil definição; será crítica do gosto, teoria do belo, ciência do sentir, filosofia da arte?


A Psicologia
História, Conceitos, Métodos, Experiências
de Elisabeth Demont
Sinopse
A obra está estruturada como um livro de divulgação; daí o seu público-alvo ser o universo do ensino secundário e universitário. Pensamos que A Psicologia - História, Conceitos, Métodos, Experiências tem condições para se tornar um livro de apoio nos estabelecimentos de ensino, tal como já acontece com Sociologia, publicado na mesma coleção.

Títulos já publicados na Synopsis, uma colecção de manuais/livros que pela exposição de temas, disciplinas, ramos e departamentos do saber contribuam para uma melhor sistematização e consolidação do conhecimento:
- Aprender, de Véronique Bedin & Martine Fournier
- Sociologia, de Xavier Molénat
- Filosofia da Arte, de Noël Carroll

Novidades publicadas em Setembro:

História de Portugal
de Albert-Alain Bourdon
Sinopse De todos os países da Europa, Portugal foi o primeiro a realizar a sua unidade nacional e a fixar os limites territoriais que praticamente não sofreram alterações desde meados do século xiii. Foi também o primeiro a conhecer, em finais do século xiv, uma revolução «burguesa». Foi ainda o primeiro, nos séculos xv e xvi, a lançar-se aos oceanos para descobrir novas rotas de comércio e fundar impérios além-mar. Mas precocidade em história implica muitas vezes fixidez e conservação do passado, como se estruturas cedo elaboradas só lentamente pudessem evoluir e modificar-se. Portugal, efetivamente, foi o último país da Europa a empenhar-se no processo de descolonização. Foi também uma das últimas nações onde se constituiu uma sociedade moderna, extraindo os seus recursos da indústria e não somente do comércio ou da agricultura. É por fim um dos Estados onde o sentimento nacional parece manifestar ainda muitas reticências em sacrificar parte da sua independência a favor de organismos supranacionais.
De leitura acessível, este livro destina-se ao público generalista que aqui pode encontrar uma síntese da história de Portugal, desde a sua fundação até aos nossos dias. A opção por uma capa mais "escolar" para a 3.ª edição baseou-se na perspetiva de alargar o interesse pela obra ao grande público.

Albert-Alain Bourdon, professor emérito na Universidade de Paris 8, é o autor principal da síntese admirável que é esta História de Portugal.

Títulos dos Capítulos
Capítulo I - O berço de Portugal
Capítulo II - Conquista árabe e Reconquista. O início da dinastia de Borgonha
Capítulo III - Os reinados organizadores e a crise dinástica de 1383‑1385
Capítulo IV - A dinastia de Avis e as Grandes Descobertas (1383‑1580)
Capítulo V - A crise de 1580, a dinastia espanhola e a Restauração
Capítulo VI - A dinastia de Bragança e a monarquia absoluta em Portugal (1640‑1807)
Capítulo VII - As guerras civis : conservadores e liberais (1808‑1851)
Capítulo VIII - A Regenera ção (1851‑1910)
Capítulo IX - A República Parlamentar (1910‑1926)
Capítulo X - A ditadura militar e o Estado Novo (1926‑1974)
Capítulo XI - A Revolução dos Cravos (1974‑1976)
Capítulo XII - A II República face ao destino de Portugal



História das Ciências - Da Antiguidade aos Nossos Dias
de Philippe de la Cotardière

Vol. I - Terra e Ciências da Vida

Sinopse
Que tem um osso de babuíno encontrado no sul de África e datado de há 37 000 anos a ver com a matemática? Com 29 entalhes, é muito semelhante aos atuais bastões-calendários dos bosquímanos e é o mais antigo testemunho conhecido dos inícios da matemática. Tão ou mais antigo do que esse osso será o interesse dos homens pelo Sol e pela sucessão das fases da Lua. 
Do primeiro olhar que um homem lançou para o céu à descoberta recente de planetas extra-solares, quantos nomes, quantos instrumentos, quantos contributos da astronomia nos trouxeram o conhecimento que nos permite a ambição de alcançar o espaço.


Vol. II - Física e Química
 
Sinopse
Do microscópio à ressonância magnética nuclear, é à física que as ciências da natureza devem a maioria dos seus instrumentos, e, na vida quotidiana, também o automóvel (para dar um exemplo) não teria sido possível sem os estudos desta disciplina tão antiga como a procura pela compreensão científica dos fenómenos naturais. E o que constitui um corpo, quais as suas qualidades e quais as possibilidades de o transformar? 
Estas as interrogações que desbravaram o caminho para que, no século XVIII, a química surgisse como ciência identificada, agora cada vez mais próxima de nós no uso quotidiano de produtos da indústria química.


Vol. III - Ciências da Terra e Ciências da Vida
Sinopse
Ciências da Terra: geologia, oceanografia, climatologia, meteorologia, geofísica, estudo da atmosfera e das interações entre diferentes componentes do planeta e o cosmos: dos mitos e dos dilúvios à criação da estação Vostol em 1957, longo tem sido o caminho de procura de conhecimento da Terra, que ainda guarda segredos por revelar. 
Ciências da vida: medicina e biologia. Nesta parte do volume oferece-se uma perspetiva do inventário zoológico da arte parietal, de uma medicina paleolítica elementar aos transplantes de órgãos e aplicações terapêuticas da clonagem, ao mesmo tempo que se procura perceber como evoluiu a espécie humana, do mais antigo hominídeo conhecido até ao presente.
Edições Texto & Grafia: Blogue | Facebook

Sem comentários: