sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Novidades Verso da História | «O Adeus a Angola» e «O Tibete de África»

A 7 deste mês a editora Verso da História lança duas obras que têm como pano de fundo o continente africano.
O Adeus a Angola, de Rogério Amorim
Um relato comovente do amor por África
Uma história de coragem e perseverança e um depoimento perturbador sobre um dos períodos mais marcantes da nossa história – a Descolonização

A 25 de Abril de 1974, o português Rogério Amorim e a família tinham uma vida confortável em Moçâmedes, Angola, sem a sombra de conflitos raciais. Depois desse dia, o medo e o terror instalaram-se. Era necessário regressar à metrópole o mais rapidamente possível.

Sem outra forma de escapar, Amorim e outros portugueses lançaram-se numa aventura inédita: atravessaram o rio Cunene e a Costa dos Esqueletos, uma das regiões mais inóspitas do planeta, para chegar a África do Sul. Um percur­so de 800 quilómetros, sem estradas ou picadas, feito pela praia ou pelo deserto, sob temperaturas extremas e sem comida.
Esta é a sua aventura, 40 anos após ter decorrido, uma história de sobrevivência, relatada por um dos intervenientes

«O amor a uma certa África […] fica bem claro neste livro de Rogério Amorim. Mais ainda o amor à família, cujo reencontro e segurança são objetivo e razão última desta epopeia. » - do prefácio de Paulo Portas.


O Tibete de África, de Margarida Paredes
Um romance que cruza tempos e territórios: o Portugal asfixiado pelo Estado Novo, antes do 25 de Abril; a Luanda nos anos 70; Lisboa moderna e sofisticada dos anos 90; e o Ruanda na altura da guerra civil. A história explosiva de um triângulo amoroso vivido sob a sombra do passado e de um presente de risco, tensão e guerra.

Sem comentários: