segunda-feira, 26 de outubro de 2015

O novo livro do psicólogo Quintino Aires

A Arte de Dizer Não, de Quintino Aires

N.º de páginas: 168 | Editora: Lua de Papel | Data de publicação: 27/10/2015
Sinopse
Quando olhamos para trás e recordamos as primeiras palavras dos nossos filhos, ocorre-nos por exemplo "papá" - que para uma criança tanto pode querer dizer "pai" como "pão". Ora, a primeira palavra que o bebé diz com intenção de passar uma mensagem concreta é Não. É a manifestação clara de uma recusa. É o modo como manifesta uma escolha, afirma a personalidade e se assume como um ser humano único. O Não é determinante para a nossa felicidade presente e futura. Ao comunicarmos uma recusa, estamos a definir as fronteiras do nosso mundo. Não queremos dar boleia a um colega? Dizemos Não.
Não nos apetece sexo? Dizemos Não. Achamos a ordem do chefe abusiva? Não, Não e Não. Só assim ficaremos bem connosco próprios. Infelizmente, no dia a dia, esquecemo-nos muitas vezes do papel estruturante do Não na salvaguarda da nossa identidade. Usamos a prenda que o marido nos deu, mesmo não gostando; aceitamos a afronta do filho porque temos medo de o contrariar! O psicólogo Joaquim Quintino Aires ajuda-nos a usar o Não para construirmos um Eu mais forte e mais seguro. Dá-nos conselhos muito práticos para o usarmos com convicção: com os pais e amigos, com os filhos, nas relações amorosas, no emprego ou nas compras. E ensina-nos A Arte de Dizer Não tal como deve ser posta em prática, sempre com um sorriso , o sorriso da nossa vitória.

Excerto
«A palavra Não é a primeira a ser usada com sentido pela criança. Depois das articulações Mam, Pá, Ão‑Ão, e de mais alguns sons que nos fascinam, por volta dos 18 meses chega o Não. Mas, repetimos, é já usada com sentido.
Mas o que é isso de umas palavras terem sentido e outras não?» (in Introdução)

Vídeo de apresentação do livro

O autor
Depois da licenciatura e do mestrado em Psicologia, na Universidade Clássica de Lisboa, Quintino Aires doutorou-se em Psicolinguística, na Universidade Nova de Lisboa. Atualmente estuda Medicina na UAX em Madrid. Psicólogo Clínico e Professor Universitário, ensina Psicoterapia e Neuropsicologia em Lisboa, São Paulo e Luanda. Desde 1998, colabora regularmente com a TVI, Antena 3, revistas Cristina, Flash, TV Guia, Telenovelas e Tvmais. Em 2011, recebeu o título de Professor Emérito da Universidade de Moscovo. Em Junho de 2012, foi condecorado pela Sociedade Russa de Psicologia e em Dezembro do mesmo ano recebeu o Prémio Copérnico 2012, conferido pela Sociedade Polaca de Neuropsicologia.

Livros publicados
O Amor é Uma Carta Fechada (Caderno, 2009; BIS, 2013)
Vai Valer a Pena (Caderno, 2009)
O Amor Não se Aprende na Escola (Caderno, 2009)
15 Minutos com o Seu Filho (Lua de Papel, 2011)
A Hora do Sexo (Editorial Presença, 2012)

Sem comentários: