sábado, 5 de março de 2016

Lançamentos da Lua de Papel para este mês


Mindfulness Para a Saúde
de Vidyamala Burch e Danny Penman

Sinopse
Quando tinha 23 anos, e num dia de Ano Novo, Vidyamala Burch aceitou uma boleia fatídica. O amigo adormeceu ao volante, tiveram um acidente, Vidyamala partiu a coluna - e naquele dia viu-se condenada a uma vida de muletas, cadeira de rodas e dores crónicas avassaladoras. Poderia ter sido muito pior, se ela se tivesse deixado vencer pela dor. Mas uma série de acontecimentos acabaram por levá-la a descobrir o caminho da cura, através do mindfulness / atenção plena. Começou a meditar e os resultados foram extraordinários: "Hoje sinto-me em paz com a minha situação. Tenho uma vida maravilhosa que, em grande parte, é isenta de sofrimento secundário." 
Ao longo de décadas Vidyamala aperfeiçoou um programa de mindfulness específico para o tratamento de condições crónicas, como as dores de costas ou os problemas originados pelo stress. O seu método tem-se revelado igualmente eficaz no tratamento e prevenção de doenças auto-imunes, cardíacas, diabetes, problemas de coluna, enxaquecas, fibromialgia ou até cancro (pois ajuda a combater os seus efeitos secundários). 
O programa, de oito semanas, consiste em meditações guiadas e exercícios físicos direcionados para o alívio da dor. Tudo o que o doente precisa é de dez/vinte minutos por dia para deixar de projetar o sofrimento no futuro, reconciliar-se com o passado e ser livre para começar o processo de cura.

Contém prefácio de Mark Williams, autor de Mindfulness - Atenção Plena.


Sem Trigo, Sem Barriga: Refeições Sem Glúten em 30 Minutos (ou menos)
de William Davis

Sinopse
O prestigiado cardiologista William Davis deu início a uma revolução mundial ao publicar o bestseller Sem Trigo Sem Barriga. Milhares de pessoas começaram a perceber que bastava retirar o glúten da sua alimentação para perderem peso naturalmente - e com enormes benefícios para a saúde. Mas muitos dos pacientes do cardiologista depressa se deram conta de que a maior parte dos alimentos à venda nos supermercados continham trigo (não o excelente cereal que alimentava os nossos avós, mas a espécie geneticamente modificada que hoje é norma). Como podiam fazer refeições saudáveis quando a oferta sem glúten era tão limitada? A pensar nesses milhares de pessoas, o Dr. William Davis criou este livro, que propõe 200 receitas que levam 30 minutos (ou menos) a ser feitas. Juntou uma pitada de imaginação, e uma série de truques para poder cozinhar rapidamente.
Aprendemos assim quais os ingredientes e utensílios a ter sempre em casa para nos facilitar a vida. E a fazer uma série de molhos e acompanhamentos que podemos deixar pré-preparados e prontos a usar quando nos der a fome - como bases para pães e bolos, tiras de pita ou até muffins. Todas as receitas são absolutamente deliciosas, porque comer bem tem de ser um prazer. E pensadas para pessoas com um estilo de vida dinâmico.


Cura
de Jo Marchant

Sinopse
Bonni Anderson, de 75 anos, acordou à noite com sede, foi à cozinha, escorregou, fraturou a coluna. Praticamente paralisada, aceitou participar num ensaio clínico e fazer uma vertebroplastia, que consistia numa injeção de cimento médico no osso fraturado. Bonnie ficou curada. O que ela não sabia, era que a cirurgia tinha sido fictícia, não lhe tinham injetado coisa nenhuma. Mas a cura, essa, era absolutamente real. Casos como os de Bonnie sempre intrigaram Jo Marchant, jornalista premiadíssima, com um doutoramento em Genética e Microbiologia Médica. Para ela, a medicina convencional estava a descurar uma questão essencial: será que a mente pode mesmo curar o corpo?
Percorreu o mundo à procura de uma resposta, falou com centenas de pacientes curados sem recurso a medicamentos. Viu coisas espantosas, desde a regressão dos efeitos de Parkinson à recuperação de crianças autistas. Procurou apenas o que poderia ser cientificamente mensurável. E concluiu que há cada vez mais estudos clínicos a comprovar o enorme poder curativo da mente. Muitas medicinas alternativas funcionam de facto porque levam a que a mente entre em ação e se junte ao corpo na cura. A autora deixa ao leitor a liberdade de escolher criticamente se toma o comprimido ou se põe a mente a trabalhar.

A autora
Jo Marchant é uma premiada jornalista britânica, especializada em ciência. Doutorada em Genética e Microbiologia pelo St. Bartholomew’s Hospital Medical College de Londres, tem ainda um mestrado em Comunicação de Ciência do Imperial College. Foi editora das revistas New Scientist e Nature e escreveu sobre temas que abarcam desde a Engenharia Genética à Arqueologia Submarina. Publicou ainda artigos em publicações como The New York Times, The Guardian e Smithsonian, e é presença regular em canais televisivos como a CNN ou o National Geographic. O seu primeiro livro Decoding the Heavens: Solving the Mystery of the World’s First Computer foi nomeado para o Royal Society Prize; seguiu-se The Shadow King em 2103.
Outras publicações publicadas recentemente pela Lua de Papel:
Queridas Bactérias
A Queda de Wall Street
O Coelho Que Queria Dormir
Desperte o Gigante que Há em Si
 
 

Sem comentários: