terça-feira, 31 de maio de 2016

«Aventuras e Aventureiros da Expansão Portuguesa» dia 1 de Junho nas livrarias

Aventuras e Aventureiros da Expansão Portuguesa
de Sérgio Luís de Carvalho

Edição: Planeta Editora | Páginas: 224 | Data publicação: 01/06/2016

Sinopse
O mapa roubado: Em 1502 um espião italiano roubou um mapa com as mais recentes coordenadas marítimas descobertas pelos portugueses; só que esse mapa, que foi parar a Itália, seria, afinal, forjado, e o próprio Cantino (o espião) poderia ser um agente duplo ao serviço da Coroa portuguesa.

Através de factos desconhecidos, personagens míticas e aventuras absolutamente fascinantes, a época da Expansão Marítima ganha novos contornos e um ainda mais surpreendente fulgor.

Os episódios revestem-se de carácter inusitado, engraçado. Cada aventura ou é pouco conhecida do grande público ou contém pormenores tradicionalmente não contados nos livros que se resumem ao essencial da Histria. Ou seja, todos exploram um lado menos divulgado e mais surpreendente dos eventos e das personagens.
Está dividido em três grandes categorias: aventuras bélicas; embaixadas, diplomatas e relações com outros países; viajantes e crónicas de viagem.

No seu típico registo, irónico e divertido, mas incontornavelmente rigoroso, Sérgio Luís de Carvalho conduz-nos com mestria pelo período mais grandioso da História de Portugal.

O autor fala-nos do médico português que inspirou o lendário Doutor Fausto e do gigante, também português, que salvou a vida a George Washington.

Debruça-se sobre o Santo Graal dos navios naufragados e sobre a máquina voadora que Bartolomeu de Gusmão incendiou várias vezes antes de conseguir fazer pairar sem pegar fogo a nada.

Apresenta o rinoceronte que está replicado nas gárgulas da Torre de Belém, o elefante albino que morreu acompanhado pelo papa; as galinhas que os nativos do Brasil detestaram e vários episódios inauditos da nossa História.

Sem comentários: