sábado, 18 de junho de 2016

3 novidades da Editora Kalandraka

Três com Tango
Texto: JUSTIN RICHARDSON e PETER PARNELL
Ilustrações: HENRY COLE
Título original: And Tango makes three
Tradução: GABRIELA ROCHA ALVES
Sobre o livro
Três com Tango é a história verdadeira de um invulgar casal de pinguins-de-barbicha, ao qual o tratador do Zoo do Central Park em Nova Iorque, Rob Gramzay, deu a oportunidade de ter um filhote, colocando um ovo no seu ninho, depois de observar as suas tentativas infrutíferas de chocar uma pedra. Assim nasceu Tango, que foi o primeiro pinguim fêmea a ter dois pais.

O primeiro livro infantil de Justin Richardson e Peter Parnell foi um êxito e, desde a sua publicação em 2005, já arrecadou vários prémios. Além disso, foi também censurado pelo setor conservador, contrário aos novos modelos de família.
A história combina texto informativo e literário num perfeito equilíbrio. As ilustrações expressivas cumprem uma função descritiva, com imagens realistas e algumas composições em formato de vinheta para representar a passagem do tempo.
Assim inicia-se a história:
No centro da cidade de Nova Iorque há um jardim grande e maravilhoso, chamado Central Park. As crianças adoram brincar lá.


Sonho com asas
Texto: TERESA MARQUES
Ilustrações: FÁTIMA AFONSO
Sobre o livro
Este álbum de grande beleza estética é uma narração poética cuja protagonista, levada pelo seu “sonho com asas”, inicia uma viagem até onde só o desejo e a vontade a podem levar. Esta leitura metafórica incita-nos a concretizar os nossos próprios sonhos, pois, caso não o façamos, corremos o risco de viver para sempre na insatisfação.
Ao mesmo tempo, ao estimular-nos para alcançarmos as expetativas desejadas, ultrapassando desejos convertidos em miragens e quebrando amarras, leva-nos ainda mais longe: à busca para tentar alcançar a autenticidade, a essência; caso contrário, “Sem asas, futuro sonhado pode ficar escondido, adiado no escorrer do tempo: um dia! um dia!”

O voo, que é um dos reptos mais antigos na história da humanidade, conhece neste álbum uma versão moderna, lírica e sugestiva daquele ideal mítico. Não em sentido literal, mas abstrato e espiritual, através da imaginação e da fantasia.

As ilustrações de Fátima Afonso contribuem para criar essa atmosfera etérea, de leveza e fantasia, com imagens plenas de simbolismo: aves, aviões de papel, nuvens, penas, balões, cadeiras de baloiço. O detalhe dos traços, as figuras estilizadas e a suavidade cromática envolvem com delicadeza as palavras de Teresa Marques e a sua mensagem aberta à reflexão.


Assim inicia-se a história:
Não sabia o que queria mas, se pudesse, voar seria.
Sentia por dentro uma inquietação de ave, vontade súbita e suave de longe, descolar do chão com destino sem mapa.



A viagem da mamã
Texto e ilustrações: MARIANA RUIZ JOHNSON
Título original: El viaje de mamá
Tradução: ELISABETE RAMOS
Sobre o livro
Depois do sucesso de Mamã (VI Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados), Mariana Ruiz Johnson põe agora em foco neste novo álbum a experiência de uma mãe que tem de se ausentar de casa durante uns dias por motivos de trabalho. A viagem da mamã abrange todo o processo: fazer a mala, a despedida no aeroporto, as alterações à rotina doméstica, a comunicação à distância graças aos avanços da tecnologia e, por fim, o regresso a casa. 
Através de uma narrativa singela feita na primeira pessoa, assistimos à evolução das emoções do filho ainda pequeno, que começa por sentir a falta da presença, da voz e, inclusivamente, do cheiro da sua mãe; ao mesmo tempo que vai descobrindo o dia a dia na companhia do seu pai.
As personagens desta história são animais humanizados que se movem em cenários facilmente identificáveis pelos leitores e que são aqui representados em suaves tons cromáticos.
Para além do texto, as ilustrações também permitem apreciar os sentimentos dos membros da família. Depois da preocupação e insegurança iniciais, a normalidade instala-se e tudo se transforma numa experiência enriquecedora para todos.
Em suma, um álbum com que muitas famílias se sentirão identificadas, graças também à empatia estabelecida com os protagonistas.


Assim inicia-se a história:
A mamã vai viajar. Na mala leva as meias, os livros
e até o vestido às riscas. Não nos pode levar com ela. O papá e eu ficamos em casa…

Sem comentários: