domingo, 12 de junho de 2016

5 propostas de leitura bem heterogéneas, pela Lua de Papel


A Dieta Sirt
de Glen Matten e Aidan Goggins

Sinopse
Sabia que existe um “gene magro”? Chama-se sirtuína, e foi descoberto em 2003. Quando é ativado, o corpo entra em “modo de sobrevivência” ou seja, começa a queimar gorduras, a criar músculo e a rejuvenescer as células. Mas como ativá-lo?
Dois especialistas em nutrição britânicos, Aidan Goggins e Glen Matten decidiram investigar. Descobriram que em diferentes partes do mundo havia povos (como os japoneses de Okinawa, ou os índios americanos Kuna) que tinham uma dieta à base de alimentos ricos em sirtuína – e eram muito mais magros e saudáveis do que outros povos. A partir dessa descoberta, os autores criaram uma dieta evolucionária, que inclui os melhores alimentos para “despertar” o gene do emagrecimento – do vinho tinto ao cacau, dos morangos ao café. Faltava apenas testar cientificamente o programa. No restaurante de um exclusivo health club londrino, ofereceram aos clientes dois tipos de menus: o normal ou o rico em sirtuínas.
Passada apenas uma semana o grupo da Dieta Sirt tinha perdido em média três quilos. E o mais espantoso foi que perderam apenas gordura, ou seja, os índices de massa corporal revelaram que até tinham ganho massa muscular – um feito absolutamente inédito em qualquer dieta, e com um bónus, pois os músculos queimam calorias mesmo enquanto dormimos.



Amor Sem Limites
Nick Vujicic e Kanae Vujicic

Sinopse
Mesmo tendo nascido sem pernas e sem braços, Nick Vujicic conseguiu vários milagres. Superou uma infância terrível, o bullying, as ideias de suicidio. Formou-se, criou o seu próprio emprego e tornou-se um exemplo para milhões de pessoas à escala mundial. No entanto, e apesar de ter conquistado tanto, Nick sempre julgou que algo lhe estaria vedado: uma vida amorosa plena de significado…
Eternamente apaixonado, vezes sem conta rejeitado, tinha dificuldade em acreditar no seu próprio otimismo, na sua força de viver. Até ao dia em que conheceu Kanae, uma rapariga de uma beleza espantosa, que crescera no México. A improvável história de amor entre ambos nem sempre seria fácil. Era inegável que se amavam, que uma química fortíssima os ligava. Mas tiveram de enfrentar as suas próprias inseguranças e também algum ceticismo de amigos e familiares que não acreditavam no futuro da relação. Porém, e depois de algumas peripécias dignas de uma verdadeira comédia romântica, o amor de Nick e Kanae triunfou.
Casaram e passado pouco tempo tiveram um filho, o Kyoshi. E entretanto nasceu o Dejan. Ao contarem a sua história em "Amor Sem Limites", Nick e Kanae Vujicic proporcionam um guia para um casamento feliz, a fim de ajudarem os casais a preparar e a cuidar da sua vida a dois. Mas, sobretudo, revelam uma mensagem simples: o verdadeiro amor não conhece limites.



Não Faças Mal
de Henry Marsh

Sinopse
O que sentirá um neurocirurgião ao tomar a consciência de que está a manipular, a cortar a própria matéria de que são feitas as emoções, memórias e pensamentos? Não lhe tremerá a mão, sabendo que um erro pode ser fatal? Se imagina a neurocirurgia como uma prática precisa, sofisticada, levada a cabo por médicos inacessíveis, este livro vai fazê-lo mudar de ideias. Henry Marsh, um dos mais conceituados neurocirurgiões britânicos, expõe-se aqui com uma honestidade rara na literatura médica. Página a página, descobrimos-lhe as diferentes facetas.
Conhecemos o profissional obsessivo, movido pela “adrenalina da caça”, pelo gozo feroz de operar; sentimos-lhe a mal disfarçada vaidade na hora do triunfo; tememos por ele no bloco operatório quando tudo se desfaz e o vemos, “como um deus irado”, a praguejar em ataques de fúria. Quando porém termina a cirurgia e se deixa cair exausto na cadeira, sentimo-lo subitamente próximo, falível, quebrado.
Ouvimo-lo confessar a ansiedade eternamente renovada antes de entrar no bloco operatório. Compreendemos o seu medo de dar esperança aos pacientes (ou o medo, ainda maior, de não dar). Perdoamos-lhe a tentação de fugir dos familiares quando tem de se apresentar diante deles, de ombros curvados, a carregar a notícia, o erro, a culpa. E é essa a imagem que fica de "Não Faças Mal", o rosto humano de um médico que, no fim de carreira, procura a expiação.


Tu Consegues!
de Joana Areias

Sinopse
Quem é que não conhece pessoas que estão mesmo felizes no trabalho? Espalham alegria, tudo lhes corre bem. Umas sortudas, pensamos nós. A verdade, porém, é outra: conseguiram alinhar o seu Propósito de Vida (aquilo que realmente querem) com a profissão. Para elas, o trabalho é conhaque – sabe sempre bem.
A boa notícia é que o segredo dessas pessoas sortudas está ao alcance de todos. A coach Joana Areias criou um método especificamente pensado para nos ajudar a perceber que tipo de atividade nos realiza totalmente. E não só.
O método Life Purpose Coaching© mostra também os passos concretos para tornar essa atividade no nosso trabalho de sonho. Mas garantindo em primeiro lugar a segurança financeira e a qualidade de vida que ambicionamos (Ou seja, só depois de termos uma alternativa muito bem estruturada é que mudamos mesmo de vida). O método é simples. Através de histórias, de mitos, de casos de clientes, de conceitos psicológicos acessíveis, perguntas e exercícios, Joana Areias derruba, uma a uma, as barreiras que nós próprios criámos – e que nos impedem de mudar.
Pergunta a pergunta, resposta a resposta, acaba por nos conduzir ao ponto onde sempre quisemos chegar: uma vida com sentido, onde nos pagam para fazer o que mais gostamos.



O Caminho da Vida
de Michael Puett

Sinopse
O premiado professor de Harvard partilha em livro, pela primeira vez, as lições do seu concorrido curso de Filosofia Chinesa. E mostra-nos como ideias antiquíssimas nos podem ajudar, hoje, a ter uma vida preenchida. É o terceiro curso mais popular de sempre da universidade e por uma boa razão: desafia todas as crenças modernas sobre o que realmente é preciso para crescermos como pessoas.
O professor Michael Puett promete nas aulas: “Essas ideias vão mudar a vossa vida”. E como comprovam os estudantes, mudam mesmo – porque lhes revelam possibilidades que nunca tinham imaginado. Esses extraordinários ensinamentos surgiram há mais de dois mil anos, quando uma sucessão de professores (a começar por Confúcio) tentou responder a questões concretas: Como nos podemos tornar melhores? E melhorar a sociedade em que vivemos? As respostas, aparentemente, contradizem tudo o que nos ensinaram. As boas relações não resultam da sinceridade e autenticidade, mas sim dos rituais que praticamos. A excelência advém daquilo que escolhemos fazer e não dos nossos talentos naturais. Uma vida preenchida não se planeia, nasce antes do modo como aprendemos a responder (bem) a cada situação. E a transformação pessoal nada tem a ver com a procura do nosso verdadeiro “eu”, mas sim com a capacidade de criarmos, para nós próprios, novas possibilidades.
Por outras palavras, "O Caminho da Vida" põe em causa tudo o que nos foi dito sobre a arte de viver bem. E a sua ideia mais radical é desde logo a de que não existe nenhum caminho a trilhar – a viagem renova-se a cada passo, quando vemos e fazemos coisas de formas diferentes.

Sem comentários: