quinta-feira, 2 de junho de 2016

«As Raparigas Esquecidas», o livro mais aclamado de Sara Blaedel, a mais popular escritora dinamarquesa

As Raparigas Esquecidas, contemplado em 2015 com o Gyldne Laurbaer, o mais importante prémio literário da Dinamarca, estará disponível nas livrarias a partir do dia 20 deste mês, numa tradução de João Reis directamente da língua dinamarquesa. De Glemte Piger, o título original, foi lançado na Dinamarca em 2012.
Este thriller é descrito como sendo «uma narrativa envolvente, vertiginosa e de forte impacto emocional» e «não deixa o leitor descansar enquanto não chegar ao fim do livro.»

O que diz quem já leu
«Sara Blaedel está sem dúvida entre os melhores.» 
Camilla Läckberg

«Arrepiante! Um enredo fabuloso, pleno de personagens realistas!» 
Publishers Weekly

«Altamente tenso e sociologicamente fascinante, o livro As Raparigas Esquecidas demonstra, mais uma vez, que os melhores thrillers contemporâneos vêm do norte da Europa.» 
Bookpage

«Uma protagonista inteligente que luta contra os seus próprios medos e defeitos, numa história contada de forma muito hábil, ao estilo negro do thriller nórdico.» 
Booklist

«Consegue descrever crimes terríveis de modo absolutamente genial e envolvente. Um realismo intransigente que revela o thriller no seu melhor.» 
The Washington Post

«Sara Blaedel é incrivelmente talentosa em manter o leitor preso ao livro mesmo quando este preferiria desviar o olhar nas cenas mais gráficas. Recomendado para fãs de Camilla Läckberg.» 
Library Journal

Trecho
«Agora, estava próxima, e restava-lhe apenas caminhar um pouco mais e ultrapassar as últimas árvores. O seu batimento cardíaco
serenou ao vislumbrar um lago iluminado pelo luar. Porém, quando estava prestes a abrandar, o chão cedeu, de súbito, sob os seus pés.»

Sinopse
Numa floresta da Dinamarca, um guarda-florestal encontra o corpo de uma mulher. Marcada por uma cicatriz no rosto, a sua identificação deveria ser fácil, mas ninguém comunicou o seu desaparecimento e não existem registos acerca desta mulher.
Passaram-se quatro dias e a agente da polícia Louise Rick, chefe do Departamento de Pessoas Desaparecidas, continua sem qualquer pista. É então que decide publicar uma fotografia da misteriosa mulher. Os resultados não tardam. Agnete Eskildsen telefona para Louise afirmando reconhecer a mulher da fotografia, identificando-a como sendo Lisemette, uma das «raparigas esquecidas» de Eliselund, antiga instituição estatal para doentes mentais onde trabalhara anos antes.
Mas, quando Louise consulta os arquivos de Eliselund, descobre segredos terríveis, e a investigação ganha contornos perturbadores à medida que novos crimes são cometidos na mesma floresta.

Sem comentários: