domingo, 29 de janeiro de 2017

O livro que deu origem ao filme 'Elementos Secretos' e o novo romance de Veronica Roth, entre as novidades de Janeiro da HarperCollins

Eis dois dos mais recentes livros publicados pela HarperCollins Portugal. 
Elementos Secretos, conta a história verdadeira das mulheres matemáticas afro-americanas da NASA, cujos cálculos ajudaram a concretizar alguns dos maiores feitos americanos no espaço. Esta obra de Margot Shetterly inspirou o filme homónimo, que estreia nas salas portuguesas a 2 de Fevereiro.

Texto sinóptico
Antes que John Glenn descrevesse uma órbita à volta da terra ou Neil Armstrong caminhasse na lua, um grupo de matemáticas conhecido como os «computadores humanos» calculava, com lápis, réguas e calculadoras simples, equações complicadas que permitiriam lançar os foguetões e os astronautas para o espaço.
Entre estas “calculadoras” havia um pequeno grupo excecional de mulheres afro-americanas, especialmente talentosas. Faziam parte das mentes mais brilhantes da sua geração. Mulheres que tinham sido relegadas para ensinar matemática em escolas públicas só para negros do Sul, mas que foram chamadas para servir durante a Segunda Guerra Mundial, devido à escassez de mão de obra, quando a indústria da aviação necessitava de qualquer pessoa que pudesse ajudar. De repente, essas mulheres desvalorizadas até então, encontraram empregos adequados à sua genialidade, e responderam afirmativamente à chamada do Tio Sam e foram para Hampton, na Virgínia, para o fascinante laboratório aeronáutico de Langley.
Mesmo ali, foram segregadas do resto das mulheres porque a Lei na Virgínia assim o estabelecia. Deste modo, esta equipa ajudou de forma excelente a que os Estados Unidos ganhassem a corrida espacial à URSS durante a Guerra Fria.

Gravar as Marcas, o novo livro de Veronica Roth, já traduzido em 33 línguas, chegou no passado dia 17 às livrarias. O romance é um retrato deslumbrante do poder da amizade e do amor, numa galáxia repleta de dons inusitados. Da aclamada autora da trilogia Divergente.

Texto sinóptico
CYRA é a irmã do tirano cruel que governa o povo de Shotet. O dom-corrente de Cyra confere-lhe dor e poder, que o irmão explora, usando-a para torturar os seus inimigos. Mas Cyra é muito mais do que uma arma nas mãos do irmão; é resistente, veloz e mais inteligente do que ele pensa.
AKOS é filho de um agricultor e do oráculo de Thuvhe, a nação-planeta mais gelada. Protegido por um dom-corrente invulgar, Akos possui um espírito generoso e a lealdade que dedica à família é infinita. Após a captura de Akos e do irmão, por soldados Shotet inimigos, Akos tenta desesperadamente libertar o irmão, com vida, custe o que custar. Então, Akos é empurrado para o mundo de Cyra, onde a inimizade entre ambas as nações e famílias aparenta ser incontornável. Ajudar-se-ão mutuamente a sobreviver ou optarão por se destruir um ao outro?
Já encontra-se em pré-lançamento o livro A Viúva Negra, de Daniel Silva, que em breve a HarperCollins irá publicar.

Sem comentários: