sábado, 14 de janeiro de 2017

«Silêncio», o novo filme de Martin Scorsese que se inspirou no livro de Shusaku Endo


No dia 19 de Janeiro chega aos cinemas o filme Silence, realizado por Martin Scorsese, que conta com interpretações de Andrew Garfield, Adam Driver, Liam Neeson, Tadanobu Asano e Ciarán Hinds. O filme é baseado no aclamado romance homónimo do japonês Shusaku Endo, cuja primeira edição na Dom Quixote é de 1990. A editora relança novamente Silêncio com uma capa alusiva ao filme.

Texto sinóptico
Uma fascinante introspecção que questiona o silêncio de Deus perante a agonia dos que nele crêem.

Silêncio, cuja acção decorre no século XVII, conta-nos a história de um missionário português envolvido na aventura espiritual da conversão dos povos orientais, o qual acaba por apostatar, após ter sido sujeito às mais abomináveis pressões das autoridades japonesas, para evitar que um grupo de fiéis seja por ordem delas torturado até à morte.
Antes de chegar ao Japão, a sua viagem leva-o a Goa, depois a Macau e, finalmente, a Nagasáqui e Edo, em etapas que pouco a pouco o transportam a esse Oriente hostil, onde no entanto já se contam alguns milhares de convertidos à fé católica.
Aí descobre, na luta contra as pessoas e o ambiente adversos, a verdadeira fé, liberta de todo o aparato externo, eclesiástico ou mundano. E aí acaba por experimentar a derradeira solidão, que é o destino daqueles que quebram a comunhão com o que mais profundamente marca a sua identidade.


1 comentário:

Unknown disse...

Eu amo tudo o trabalho de Liam Neeson. Li um livro com uma história extraordinária, por isso quando soube que estrearia o filme A Monster Calls eu quería assistir é umo dos melhores filmes do Liam Neeson, soube que devia vê-la. Parece surpreendente que esta história tenha sido real, considero que outro fator que fez deste um grande filme foi a atuação do Lewis MacDougall, seu talento é impressionante.