domingo, 19 de março de 2017

Dois novos livros sobre o amor pelos livros

O Leitor do Comboio
de Jean-Paul Didierlaurent
Texto sinóptico
O poder dos livros através da vida das pessoas que eles salvam. Uma obra que é um hino à literatura, às pessoas comuns e à magia do quotidiano.
Jean-Paul Didier Laurent é um contador de histórias nato. Neste romance, conhecemos Guylain Vignolles, um jovem solteiro, que leva uma existência monótona e solitária, contrariada apenas pelas leituras que faz em voz alta, todos os dias, no comboio das 6h27 para Paris.
A rotina sensaborona do protagonista desta história muda radicalmente no dia em que, por mero acaso, do banquinho rebatível da carruagem salta uma pendrive que contém o diário de Julie, empregada de limpeza das casas de banho num centro comercial e uma solitária como ele… Esses textos vão fazê-lo pintar o seu mundo de outras cores e escrever uma nova história para a sua vida.
O Leitor do Comboio revela um universo singular, pleno de amor e poesia, em que as personagens mais banais são seres extraordinários e a literatura remedia a monotonia quotidiana. Herdeiro da escrita do japonês Haruki Murakami, dotado de uma fina ironia que faz lembrar Boris Vian, Jean-Paul Didierlaurent demonstra ser um contador de histórias nato.
Elogios da imprensa
«Leitura Obrigatória.»
L’ Express 

«A ideia original e o tom vivo fazem de O Leitor do Comboio uma obra cheia de encanto.
É de saudar esta homenagem à literatura e à leitura.»
Lire

«Um belo testemunho da universalidade do amor pelos livros.»
Livres Hebdo

«Jean-Paul Didierlaurent escreveu uma das mais belas declarações de amor à leitura.»
La Razón
O Livreiro de Paris
de Nina George
Texto sinóptico
Jean Perdu é proprietário de um negócio tão especial quanto extraordinário: a Farmácia Literária, uma livraria instalada num barco atracado no rio Sena, em Paris. Ao invés de vender medicamentos, receita livros como remédio para os males da alma. Porém, embora saiba aliviar a dor dos outros, não consegue atenuar a sua própria dor. O que Monsieur Perdu não sabe é que a descoberta de uma carta do seu passado está prestes a mudar-lhe o destino. Depois de a ler, Jean encontra-se numa encruzilhada: continuar uma existência sombria e dolorosa ou embarcar numa viagem ao Sul de França, até à Provença, ao encontro da reconciliação com o passado e da beleza da vida.

O Livreiro de Paris é um romance surpreendente sobre o poder dos livros e do amor.

Elogios da imprensa
«Um verdadeiro êxito internacional.»
New York Book Review

«Um romance surpreendente que acredita nas propriedades curativas da ficção, do amor, e de um verão no sul de França.»
Kirkus

«Uma história que espelha todo o romantismo e candura de Paris.»
San Francisco Book Review

1 comentário:

redonda disse...

Já tenho os dois na minha lista :)