segunda-feira, 6 de março de 2017

Este mês a Texto & Grafia aposta em obras dos franceses Marguerite Duras e Michel Foucault

As duas novidades editoriais da Texto & Grafia para Março já são conhecidas. Neste mês, a editora publica o primeiro título de uma nova colecção, intitulada 'segmento Literatura'. Emily L. estará nas livrarias a 16 de Março.
Emily L., um romance em tom confessional, na senda de O Amante, da francesa Marguerite Duras (1914-1996), indisponível há vários anos para o público português, é o grande destaque. Emily L. é uma obra que se destina, em primeiro lugar, aos amantes da grande literatura confessional e intimista, e aos inúmeros admiradores das narrativas da dramaturga e roteirista, grande figura das letras e da modernidade da Arte.
O que é a crítica? seguido de A Cultura de si é o título do livro que chega também este mês aos escaparates das livrarias. Esta obra, do filósofo, filólogo e crítico literário Michel Foucault (1926-1984), autor de Doença Mental e Psicologia (2008), destina-se a todos os que que interessam-se por matérias da Psicologia, Psiquiatria e Filosofia.


Texto sinóptico
No conjunto da obra de Marguerite Duras, Emily L. é visto pela generalidade dos seus admiradores e pela crítica literária como o texto mais identificador da sua maneira de descrever, de cruzar personagens e histórias de uma forma quase sempre misteriosa; e talvez também o seu melhor romance.
Um romance tão importante deve estar ao dispor do público português, o que não acontecia há anos. É por isso que as Edições Texto & Grafia consideram que esta é a altura oportuna para trazer até aos seus leitores esta obra fundamental de Marguerite Duras, publicada originalmente em 1987.


Texto sinóptico
Em 27 de Maio de 1978 Michel Foucault proferiu na Société française de Philosophie uma conferência em que, na perspetiva aberta pelo artigo de Kant O que é o Iluminismo? (1784), define a crítica como uma atitude ético-política que consiste na arte de não se ser governado de determinada maneira. O presente volume oferece pela primeira vez a edição crítica dessa conferência. Apresenta ainda outra conferência: A Cultura de si, proferida na Universidade da Califórnia, em Berkeley, a 12 de abril de 1983.

Na vasta obra de Foucault, é o único momento em que estabelece a ligação entre as suas reflexões sobre o Iluminismo e análises sobre a Antiguidade greco-romana. Durante a mesma passagem pela Califórnia, Foucault participa em três debates públicos em que é levado a evocar vários aspetos do seu percurso filosófico; os textos desses debates encontram-se a seguir aos das conferências.

Sem comentários: